Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Vacina da AstraZeneca na origem da morte de militar em Espanha

Ministra da Defesa confirmou hoje que "não há dúvidas" na relação entre a morte e a toma da vacina.

Vacina da AstraZeneca na origem da morte de militar em Espanha
Notícias ao Minuto

14:48 - 03/05/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Navarra

Um militar espanhol, de 35 anos, morreu no final de abril, depois de ter sido vacinado com uma dose da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca.

O homem, membro do Regimento de Infantaria de América, em Navarra, morreu no dia 24 de abril, 17 dias depois de ser vacinado. 

O caso foi reportado às autoridades sanitárias, que ficaram responsáveis por analisar uma possível relação entre a morte e a toma da vacina.

Fonte do Regimento refere que o homem se começou a queixar, dias depois, de fortes dores de cabeça. Chegou mesmo a procurar ajuda no departamento médico do seu quartel e, mais tarde, nas urgências de um hospital local. O militar acabou por desmaiar em casa e mais tarde viria a descobrir-se que a sua morte se deveu a uma trombose cerebral, com uma redução das plaquetas sanguíneas e uma hemorragia cerebral. 

Esta segunda-feira, a ministra espanhola da Defesa, Margarita Robles, fez saber que os relatórios médicos concluíram que a morte do militar foi uma consequência da administração da vacina. 

"Nos relatórios médicos que nos foram dados parece não haver dúvidas de que há uma relação", afirmou a governante.

O El Pais lembra que a vacinação dos membros do Exército decorreu fora do sistema de saúde público de Navarra, uma vez que este é da responsabilidade do Estado e não da região de Navarra. A unidade deste militar foi incluída no plano de vacinação, que estabeleceu que a vacina da Oxford deveria ser dada a pessoas com menos de 60 anos de idade pertencentes a profissionais da segunda linha, nomeadamente farmacêuticos, estudantes de saúde, pessoal dos corpos de segurança e de emergência, professores, entre outros.

O homem foi vacinado precisamente no mesmo dia em que Conselho Interterritorial de Saúde decidiu suspender a vacinação com a AstraZeneca para crianças menores de 60 anos, com base num relatório da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) que reconheceu haver uma "possível ligação" entre esta vacina e coágulos de sangue com baixos níveis de plaquetas.  

Leia Também: AO MINUTO: Rt desce em Portugal; EMA avalia Pfizer em jovens

Recomendados para si

;
Campo obrigatório