Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

AO MINUTO: Nova Iorque vai aliviar regras. Brasil acumula 408 mil mortes

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Nova Iorque vai aliviar regras. Brasil acumula 408 mil mortes

Portugal voltou esta segunda-feira a não ter registo de mortes por Covid-19, pela terceira vez nos últimos oito dias, tendo sido notificados 180 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2. Desde o início da pandemia Portugal já contabilizou 837.457 casos confirmados e 16.977 óbitos.

Portugal é atualmente o país da União Europeia com menos mortes diárias atribuídas à Covid-19 nos últimos sete dias por milhão de habitantes e o segundo com menos casos.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos:

00h00 - Suspendemos aqui o registo de hoje. O acompanhamento será retomado na manhã de terça-feira. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: atendimento@sns24.gov.pt

23h52 - África do Sul recebe primeiro lote de vacinas da Pfizer. A África do Sul recebeu hoje o primeiro lote de 325.260 doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19, que serão distribuídas depois de um teste de controlo de qualidade, informaram hoje as autoridades sul-africanas.

23h34 - Fim de distanciamento no Reino Unido em junho é "boa hipótese". O primeiro-ministro do Reino Unido disse hoje que há "uma boa hipótese" de as regras de distanciamento social acabarem em junho, uma decisão que poderá ser uma 'lufada de ar fresco' para bares e cinemas.

23h27 - EUA devem aprovar vacina da Pfizer a partir dos 12 anos na próxima semana. A Food and Drug Administration (FDA, nome em inglês) prepara-se para autorizar a utilização da vacina da Pfizer contra a Covid-19 em crianças entre os 12 e os 15 anos na próxima semana, avança o jornal New York Times. 

23h13 - Mais de 105 milhões de pessoas vacinadas nos EUA. De acordo com o Centro de Prevenção e Controlo de Doenças (CDC), os Estados Unidos já vacinaram, até esta segunda-feira, mais de 147 milhões de pessoas com pelo menos uma dose. Destas, mais de 105 milhões já estão completamente imunizadas.

22h38 - Brasil regista mais de 24 mil novas infeções e 983 óbitos em 24 horas. O Ministério da Saúde do Brasil referiu esta segunda-feira que foram detetados 24.619 novos casos de contágio e morreram 983 pessoas no último dia. O Brasil totaliza 14.779.529 casos positivos e o número acumulado de óbitos é de 408.622.

22h12 - Cabo Verde vacina quase 16 mil pessoas e espera receber doses de Portugal. Cabo Verde já vacinou cerca de 15.900 pessoas com pelo menos a primeira dose das vacinas da Pfizer e da AstraZeneca, dos quais 94% são profissionais de saúde, e espera receber ainda este mês vacinas de Portugal.

21h11 - Angola com mais 140 casos e governo alerta para riscos de incumprimento. Angola registou mais um óbito e 140 casos de Covid-19, no dia em que se iniciou a segunda fase da vacinação, anunciou a ministra da Saúde, apelando ao cumprimento das medidas de prevenção, devido ao risco das novas estirpes.

20h30 - Reino Unido notifica 1.649 contágios, supera os 50 milhões de vacinações. O Departamento de Saúde e de Assistência Social britânico revelou que foram identificados 1.649 novos casos de infeção no espaço de 24 horas. O governo britânico deu conta de mais uma morte devido à Covid-19, embora este não seja um dado completo. O governo informou que, devido a problemas no processamento dos dados, o número de óbitos desta segunda-feira é muito inferior ao que tem sido habitual e que amanhã estes dados serão atualizados.

20h20 - Nova Iorque vai levantar este mês a grande maioria das restrições. O governador de Nova Iorque anunciou hoje que, nas próximas semanas, irá levantar a maioria das restrições impostas aos bares, restaurantes, teatros ou museus por causa da Covid-19 e que o metropolitano da cidade voltará a funcionar 24 horas.

19h40 - França vacinou quase um quarto da população com primeira dose. A França ultrapassou hoje os 16 milhões de pessoas vacinadas contra a Covid-19 (24,1% da população), num dia em que contabilizou, nas últimas 24 horas, 3.760 novos casos de contágio e 311 mortes, indicaram fontes oficiais.

19h33 - Deslocações a Portugal têm de ser justificadas, diz Galiza. O vice-presidente da Junta da Galiza disse hoje que, apesar da reabertura das fronteiras terrestes em Portugal, aquela região autónoma espanhola permanece em confinamento e que as deslocações têm "de ser justificadas".

19h29 - Governo tem de "dar o exemplo" se quer "combater precariedade" na Cultura. O deputado do Bloco de Esquerda (BE) José Soeiro afirmou hoje que, se o Governo quer "combater a precariedade" no setor cultural, tem de "começar por dar o exemplo", referindo-se à Casa da Música e à Fundação de Serralves.

19h14 - Alentejo sem casos nas últimas horas. Não acontecia há quase nove meses. O Alentejo foi esta segunda-feira a única região do país sem novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, o que já não acontecia desde 24 de agosto de 2020.

18h59 - Madeira com mais nove casos e 13 recuperados. A Madeira tem hoje mais nove casos de Covid-19, sete dos quais de transmissão local e dois importados, um de França e outro de Lisboa e Vale do Tejo, e 13 recuperados, indicou a Direção Regional de Saúde (DRS).

18h58 - MAI destaca "papel fundamental" da GNR durante Estado de Emergência. O ministro da Administração Interna destacou hoje o "papel fundamental" que a GNR desempenhou durante o estado de emergência, desde o controlo nas fronteiras terrestres com Espanha, à desinfeção de infraestruturas e ao policiamento das cercas sanitárias.

18h47 - Menos de 4 mil novos casos em França, morreram mais 311 pessoas em 24h. As autoridades de saúde francesas anunciaram esta segunda-feira que foram diagnosticados 3.760 novos contágios por coronavírus e morreram mais 311 pessoas nas últimas 24 horas. Em termos acumulados, França contabiliza 5.656.007 infeções e 105.130 óbitos.

18h46 - Espanha com menor n.º de óbitos a uma segunda-feira desde agosto de 2020. Espanha reporta esta segunda-feira mais 77 óbitos associados à doença Covid-19, o número mais baixo a uma segunda-feira desde o verão do ano passado (à segunda-feira são anunciados os dados do fim de semana). No que diz respeito ao número de casos de contágio confirmados, foram hoje reportados mais 16.356, tendo este indicador revelado tendência de descida desde março.

18h22 - "Ninguém está seguro até que todos estejam seguros". O ex-primeiro-ministro britânico Gordon Brown defendeu hoje a importância de acelerar o acesso equitativo às vacinas contra a Covid-19 a nível mundial, exortando a uma ação "imediata" e "concertada" dos países mais desenvolvidos para atingir tal propósito.

18h19 - Maioria das empresas contra teletrabalho obrigatório. A maioria das empresas não concorda com o teletrabalho obrigatório, com 80% das inquiridas pela Associação Industrial Portuguesa (AIP) e afirmarem que só aceitam este regime se for "negociado e acordado entre empresas e trabalhadores", indicou a entidade.

18h11 - Regiões ultraperiféricas defendem "aceleração" da vacinação. As regiões ultraperiféricas (RUP) da União Europeia (UE) propuseram hoje à Comissão a "aceleração" da vacinação contra a Covid-19 nos seus territórios, após o apelo feito pelo seu presidente, o açoriano José Manuel Bolieiro.

18h01 - Covid-19 afastou 40% dos doentes cardíacos das consultas. Cerca de 40% dos doentes cardíacos deixaram de ir às consultas da especialidade devido à pandemia, mas após a vacinação o cenário mudou e regista-se agora uma procura destes cuidados superior ao normal. Os dados foram hoje avançados pela Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC), que em abril fez um estudo, junto de mil portugueses em Portugal continental, com mais de 18 anos, para perceber o motivo do decréscimo destes doentes nas consultas desde o início da pandemia, algumas canceladas pelos próprios e outras suspensas pelas unidades de saúde.

17h50 - "É uma ameaça compartilhada, só com soluções compartilhadas venceremos". A OMS voltou a salientar a importância de distribuir vacinas por toda a população mundial. As variantes britânica, brasileira e japonesa causam preocupação a nível mundial, mas a indiana também já preocupa a organização.

17h36 - Itália reporta mais 256 óbitos e 5.948 novos contágios no último dia. O número de novos casos é o mais baixo registado no país desde 13 de outubro de 2020, dia em que foram contabilizados 5.901 novos contágios. O país contabiliza agora um total de 4.050.708 casos positivos confirmados desde o início da pandemia no país, a 21 de fevereiro do ano passado. Ainda segundo as autoridades sanitárias italianas, o número total de mortes associadas à doença é agora de 121.433, o segundo maior número de mortes associadas à Covid-19 na Europa, depois do Reino Unido (mais de 127 mil óbitos).

16h45 - Mais de 100 jornalistas despedidos em Portugal desde início da pandemia. Mais de 100 jornalistas foram despedidos em Portugal desde o início da pandemia de Covid-19, que agravou problemas num setor já com dificuldades de sustentabilidade, alertou hoje a presidente do Sindicato dos Jornalistas.

16h20 - Anarec critica proibição de venda de bebidas alcoólicas nos postos. A Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis (Anarec) criticou hoje a manutenção da proibição de venda de bebidas alcoólicas nos postos de abastecimento de combustíveis, adiantando que já fez chegar ao Governo a sua objeção à medida.

16h16 - Ordem acusa tutela de querer retirar enfermeiros para vacinação. A Ordem dos Enfermeiros (OE) acusou hoje o Governo de querer retirar enfermeiros de instituições de saúde para participarem no plano de vacinação contra a Covid-19, através do regime de mobilidade, escusando-se assim de pagar horas extraordinárias.

16h10 - Portugal já administrou mais de 3,3 milhões de vacinas contra a Covid-19. Portugal já administrou mais de três milhões e trezentas mil doses de vacinas contra a Covid-19, anunciou, esta segunda-feira, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) no Twitter.

16h09 - Trabalhadoras de limpeza dos hospitais manifestaram-se contra corte. Trabalhadoras de limpeza dos hospitais de Almada (Setúbal), Coimbra e Viseu manifestaram-se hoje em Lisboa contra o corte no subsídio de alimentação, acusando a empresa Talenter de não estar a cumprir com os direitos do trabalho.

16h08 - Biden e príncipe Harry participam em concerto pela equidade da vacinação. O Presidente norte-americano, Joe Biden, e o príncipe Harry juntaram-se a estrelas da música pop num concerto solidário para apelar à vacinação global e generalizada contra a Covid-19. Várias celebridades e líderes políticos reuniram-se no domingo à noite para falar sobre a importância da equidade das vacinas no 'Vax Live: The Concert to Reunite the World' (Vax ao Vivo: O Concerto para Unir o Mundo, em tradução livre), organizado pela Global Citizen, no Estádio SoFi em Inglewood, na Califórnia.

16h07 - Aberto acesso a último apoio de 438,81 euros para profissionais da Cultura. As candidaturas ao terceiro e último mês de apoio social extraordinário para os trabalhadores da Cultura, de 438,81 euros e referente a maio, abriram hoje e terminam no dia 14, revelou o Ministério da Cultura.

15h29 - Dinamarca exclui vacina da Johnson & Johnson do seu programa de vacinação. Dinamarca decidiu excluir a vacina da Johnson & Johnson do seu programa de vacinação contra a Covid-19.  A notícia está a ser avançada pela AFP, esta segunda-feira.

15h10 - Portugal é o país da UE com menos mortes diárias por milhão de habitantes. Portugal é atualmente o país da União Europeia com menos mortes diárias atribuídas à Covid-19 nos últimos sete dias por milhão de habitantes e o segundo com menos casos, segundo o 'site' estatístico Our World in Data. Com uma média de 39,72 novos casos diários por milhão de habitantes nos últimos sete dias, Portugal só está atrás da Finlândia, que apresenta uma média de 36,72 para o mesmo indicador.

15h03 - Regulador europeu avalia vacina da Pfizer para jovens dos 12 aos 15 anos. A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) anunciou hoje ter começado a avaliar a administração da vacina da Pfizer/BioNTech antiCovid-19 para jovens dos 12 aos 15 anos, após um pedido de alargamento do fármaco a esta faixa etária.

15h02 -  Índice de transmissibilidade (Rt) e incidência voltam a descer por cá. O índice de transmissibilidade (Rt) do coronavírus SARS-Cov-2 em Portugal desceu hoje para 0,96 assim como a incidência de casos de infeção por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias que é agora de 64,4 segundo dados hoje divulgados.

15h01 - Portugal volta a não ter registo de mortes mas sobem internamentos. Portugal voltou hoje a não ter registo de mortes por Covid-19, tendo sido notificados 180 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 e um aumento no número de internamentos, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da pandemia Portugal já contabilizou 837.457 casos confirmados e 16.977 óbitos.

É terceira vez nos últimos oito dias e a quarta vez desde março de 2020 que Portugal não tem registo de mortes relacionadas com a doença. O primeiro dia sem registo de óbitos ocorreu em 3 de agosto de 2020, o segundo foi a 26 de abril e o terceiro a 30 de abril.

15h00 - Iniciámos um novo registo. Para conferir as atualizações da manhã clique aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Rt desce em Portugal. EMA avalia Pfizer em jovens

Recomendados para si

;
Campo obrigatório