Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Covid-19: Fim de distanciamento no Reino Unido em junho é "boa hipótese"

O primeiro-ministro do Reino Unido disse hoje que há "uma boa hipótese" de as regras de distanciamento social acabarem em junho, uma decisão que poderá ser uma 'lufada de ar fresco' para bares e cinemas.

Covid-19: Fim de distanciamento no Reino Unido em junho é "boa hipótese"
Notícias ao Minuto

23:20 - 03/05/21 por Lusa

Mundo Covid-19

Boris Johnson explicitou que o plano de desconfinamento delineado pelo Governo está encarreirado e que, por isso, poderá ser possível acabar com o distanciamento físico em 21 de junho.

O número de infeções no Reino Unido diminuiu substancialmente (para menos de 2.000 por dia) em relação ao elevado número de contágios verificado no início do ano (cerca de 70.000 diariamente).

A campanha de vacinação também parece estar a produzir os primeiros efeitos, pelo que o aligeiramento progressivo das medidas decretadas para conter a pandemia mantém-se no horizonte.

O Serviço Nacional de Saúde (NHS, na sigla inglesa) do Reino Unido atingiu hoje as 50 milhões de vacinas administradas, ou seja, cerca de 52% da população britânica já recebeu pelo menos uma dose das vacinas que estão em circulação e um quarto já recebeu as duas doses.

"Estão a ver os resultados [da vacinação] que estão realmente a começar a mostrar-se na epidemiologia", disse Johnson a um grupo de jornalistas.

A próxima etapa do plano de desconfinamento ambicioso que Downing Street colocou em marcha deverá ocorrer em 17 de maio, já contemplando as idas a bares e restaurantes, assim como algumas viagens ao estrangeiro.

E, se tudo continuar a decorrer conforme planeado, em 21 de junho deixará de estar em vigor a regra decretada que obriga todos os cidadãos a estarem a pelo menos um metro de distância de outras pessoas que não pertençam ao mesmo agregado familiar.

Contudo, a utilização de equipamentos de proteção individual, como máscaras e viseiras vai manter-se por mais algum tempo.

Leia Também: Reino Unido notifica 1.649 contágios. Supera os 50 milhões de vacinações

Recomendados para si

;
Campo obrigatório