Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

AO MINUTO: Internamentos a subir; País bateu "recorde" este fim de semana

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Internamentos a subir; País bateu "recorde" este fim de semana
Notícias ao Minuto

08:18 - 19/04/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Coronavírus

O boletim epidemiológico divulgado esta segunda-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS) indica que foram reportados 220 novos casos de infeção por coronavírus e um óbito nos Açores. Em termos acumulados, Portugal soma 831.221 contágios confirmados e 16.946 vítimas mortais. O número de recuperados é de 789.216. 

O país entra hoje numa nova fase do desconfinamento, marcada pelo regresso às aulas no ensino secundário e no ensino superior, e pela reabertura de lojas, cafés e restaurantes

No entanto, há 10 concelhos que não seguem nesta terceira etapa do desconfinamento.  

A crise sanitária na Índia está a deteriorar-se cada vez mais. O país voltou a registar novos recordes diários de casos e de óbitos, e superou os 15 milhões de infetados

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

15h46 - Termina aqui este registo de acompanhamento sobre a evolução da pandemia. Pode seguir os desenvolvimentos mais recentes aqui

15h14 - O presidente da Câmara de Almeirim, concelho que apresenta mais de 120 casos de Covid-19 por 100 mil habitantes em 14 dias, quer que sejam aplicadas já as vacinas a todos os munícipes com mais de 60 anos.

14h51 - O Presidente da República recusou hoje antecipar se o Estado de Emergência irá ou não terminar no fim deste mês e disse que essa é uma análise feita constantemente, em função dos dados da evolução da Covid-19. 

"Se fosse por apetecer, já há muito tempo que apeteceria não estarmos em Estado de Emergência e não estarmos em confinamento, ou estarmos num processo de desconfinamento muito mais avançado", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa. 

14h35 - Sintomas como cefaleia, vómitos e diarreia, que isoladamente não definem a Covid-19, passam a ser considerados sobretudo quando surgem em idade pediátrica, segundo uma norma hoje atualizada pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Os três sintomas que agora passam a ser considerados para despiste de Covid-19, sobretudo quando surge em idade pediátrica, juntam-se aos que já eram tidos em conta como a febre, tosse, dificuldade respiratória e alterações do olfato e do paladar.

14h05 - Acaba de ser divulgado o boletim epidemiológico da DGS relativo às últimas 24 horas, reportando mais 220 novos casos, um óbito (no arquipélago dos Açores), e mais 547 recuperados. Face a estes números, o país totaliza 831.221 infeções e 16.946 mortes desde o início da pandemia no país.

Destaque ainda para os internamentos, que continuaram a subir nas últimas horas, estando 454 doentes hospitalizados em enfermaria (mais 26 em relação à véspera), dos quais 112 em unidades de Cuidados Intensivos (mais três).

Mas, a semana arranca com nova atualização da incidência e do índice de transmissão (Rt). Se a incidência subiu quer a nível nacional (71,8 era de 71,6) quer no continente (68,1 era de 68,0), o Rt desceu para 1 quer no continente (era de 1,04), quer a nível nacional (era de 1,05).

Notícias ao Minuto Matriz de risco atualizada hoje pela DGS© DGS  

13h27 - Este fim de semana foram administradas 183 mil doses de vacinas. "Um record que elevou o número de vacinas contra a Covid-19 para um total de mais de 2,5 milhões de doses administradas"

13h16 - O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior disse hoje no Porto que "não há discriminação" dos professores do ensino superior relativamente à vacinação, porque "o contacto entre estudantes e docentes é muito inferior aos outros graus de ensino".

"Este é um processo massivo, há falta de vacinas ainda e, por isso, as orientações da 'task force' têm de ser seguidas. Este é um problema de saúde e não podemos estar com algumas intrigas corporativistas", considerou Manuel Heitor.

12h39 - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, acompanharam o regresso das aulas presenciais na Escola Secundária Padre António Vieira, em Lisboa. 

Em declarações prestadas aos jornalistas, o Chefe de Estado, salientou que "hoje é de novo primavera" e, como foi no dia 15 de março, no início da primeira etapa de desconfinamento "é recomeçar a vida, é renascer a vida".

12h18 - A pandemia do novo coronavírus matou até hoje pelo menos 3.020.765 pessoas no mundo desde que foram detetados os primeiros casos, no final de 2019, segundo um levantamento realizado pela agência de notícias AFP a partir de fontes oficiais. 

11h55 - A Universidade da Beira Interior (UBI) arranca hoje com um programa de rastreio à Covid-19 para a comunidade académica, anunciou aquela instituição de ensino superior com sede na Covilhã, distrito de Castelo Branco.

11h33 - Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa participam terça e quarta-feira, em Andorra, na XXVII Cimeira Ibero-Americana, que decorrerá em formato semipresencial por causa da Covid-19 e que terá como temas o combate à pandemia e o desenvolvimento sustentável.

11h19 - O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, cancelou uma visita oficial à Índia prevista para o final da semana devido ao agravamento da pandemia naquele país, anunciaram hoje os dois governos em comunicado conjunto.

11h17 - A Bélgica voltou hoje a autorizar as viagens não essenciais para fora do país, mas vai monitorizar melhor os testes dos viajantes, nomeadamente o segundo, sete dias após o regresso de zonas vermelhas. 

10h46 - A União Europeia exerceu a sua opção para receber mais 100 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 da Pfizer e da BioNTech, adianta a Bloomberg. Esta opção estava contemplada no acordo de aquisição de vacinas assinado em fevereiro. 

Num comunicado, o responsável comercial da BioNTech, Sean Marett, referiu que a empresa vai tentar entregar todas as doses este ano. 

10h34 - As autoridades de Nova Deli vão impor um confinamento total por uma semana, a partir de hoje à noite, para evitar um colapso do setor de saúde na capital, onde os hospitais estão sobrelotados e há falta oxigénio medicinal. 

"Se não impusermos um confinamento agora, a tragédia será maior. Não podemos empurrar Deli para uma situação em que os pacientes esperam nos corredores e as pessoas morrem nas estradas", lamentou o responsável do governo da capital, Arvind Kejriwal.

10h32 - Um cargueiro grego que aportou em Creta proveniente de Port Said no Egito está sujeito a uma quarentena sanitária depois de um tripulante ter sido encontrado morto e de dez estarem contagiados com Covid-19.

10h29 - África registou mais 235 mortes associadas à Covid-19 nas últimas 24 horas, para um total de 117.890 desde o início da pandemia, e 9.029 novos casos de infeção, segundo os dados oficiais mais recentes no continente. 

10h26 - A variante indiana está a gerar crescente preocupação no Reino Unido. De acordo com Danny Altman, professor de imunologia no Imperial College, em Londres, esta variante deve “tornar-se uma variante de preocupação” no Reino Unido.

“Atualmente, esta variante em particular é definida como uma variante em investigação, não como uma variante de preocupação porque ainda não escalou para esse nível. A minha suposição a partir de tudo o que tenho visto é de que vai tornar-se uma variante de preocupação Quando se tornar uma variante de preocupação, ficaria muito surpreendido se a Índia não passasse para a ‘lista vermelha’”, afirmou.

Os cidadãos dos países que constam na ‘lista vermelha’ do Reino Unido estão sujeitos a quarentena em hotéis em solo britânico.

9h40 - Os estudantes finalistas de medicina e os doentes não abrangidos na primeira etapa são os grupos prioritários na segunda fase de vacinação contra a Covid-19, que arranca hoje em Moçambique.

9h18 - As Lojas do Cidadão de todo o país reabrem esta segunda-feira, dia 19 de abril, como parte de uma das medidas da terceira fase de desconfinamento. O atendimento nestes espaços requer agendamento prévio. 

Os trabalhadores que exerçam funções no espaço das Lojas do Cidadão vão ser testados periodicamente. 

8h41 - Eis as medidas dos 10 concelhos que não avançam no desconfinamento. 

8h08 - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse, no domingo, que o governo pagará hoje o montante em dívida ao mecanismo COVAX para aceder a mais de 11 milhões de vacinas contra a Covid-19.

8h06 - O México registou 111 mortos por Covid-19 e 1.506 infetados nas últimas 24 horas, segundo as autoridades mexicanas. O país totaliza 212.339 óbitos e 2.305.602 casos de Covid-19. 

8h05 - O Peru bateu o seu recorde diário de número de mortos com Covid-19 ao somar 433 mortes nas últimas 24 horas, elevando o total de óbitos para 57.230. No balanço de domingo do Ministério da Saúde indicou-se também que foram detetados mais 3.081 casos, aumentando o número total de infetados para 1.704.757.

8h04 - A China detetou onze casos de Covid-19, nas últimas 24 horas, todos oriundos do estrangeiro, anunciaram hoje as autoridades de saúde chinesas. Desde o início da pandemia, o país registou 90.510 casos da doença e 4.636 mortos.

8h03 - Cientistas da Universidade de Oxford anunciaram, esta segunda-feira, a realização de um ensaio em humanos para entender melhor o que acontece quando pessoas que já contraíram o novo coronavírus são infetadas novamente. 

8h01 - A Alemanha superou esta segunda-feira a marca dos 80 mil óbitos causados pela Covid-19, após terem sido reportadas mais 92 mortes nas últimas 24 horas. Os dados divulgados pelo Instituto Robert Koch deram ainda conta de 11.437 novos contágios. A Alemanha totaliza 3.153.699 infeções provocadas pelo SARS-CoV-2. 

A incidência de transmissão do vírus tem vindo a subir de forma gradual. Nos últimos sete dias, a incidência acumulada no país foi de 165,3 casos por cada 100 mil habitantes. 

8h00 - Os treinos dos escalões de formação das modalidades desportivas de médio risco voltam a ser permitidos a partir de hoje, após 13 meses de paragem global, no início da terceira fase do plano de desconfinamento em Portugal. 

7h58 - Os alunos do ensino secundário e do superior regressam hoje às aulas presenciais, depois de quase três meses em casa, com rastreios à Covid-19 que, nestes níveis de ensino, passam também a incluir os estudantes. 

7h57 - Os Estados Unidos registaram 335 mortos e 42.470 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo a contagem independente da Universidade Johns Hopkins. Desde o início da pandemia, o país acumulou 567.210 óbitos e 31.668.343 casos da doença. 

7h55 - Moura, Odemira, Portimão e Rio Maior recuam hoje para a primeira fase do desconfinamento e outros seis concelhos mantêm as medidas da segunda fase, enquanto a generalidade de Portugal Continental avança para a terceira etapa do plano do Governo.

07h50 - Bom dia! Damos início a um novo registo sobre a evolução da pandemia em Portugal e no mundo. Pode recordar o registo anterior clicando aqui.

Leia Também: 

Leia Também: AO MINUTO: PSP identifica 80 pessoas. UE pode não renovar com AstraZeneca

Recomendados para si

;
Campo obrigatório