Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

Venezuela paga hoje montante em falta para 11 milhões de vacinas

O Presidente da Venezuela Nicolás Maduro disse, no domingo, que o Governo pagará hoje o montante em dívida ao mecanismo COVAX para aceder a mais de 11 milhões de vacinas contra a covid-19.

Venezuela paga hoje montante em falta para 11 milhões de vacinas
Notícias ao Minuto

06:17 - 19/04/21 por Lusa

Mundo Maduro

O mecanismo COVAX é coordenado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e destina-se a distribuir equitativamente a nível mundial vacinas para fazer face à pandemia de covid-19.

"Posso anunciar, como anúncio, que esta semana que começa, 19 de abril, segunda-feira, será efetivado o resto do depósito da quota completa dos 120.000.000 (de dólares) do sistema COVAX", disse Nicolás Maduro quando fazia o balanço semanal sobre a pandemia na Venezuela.

"Está aí o dinheiro", afirmou, acrescentando: "Agora, bom, venham as vacinas para a Venezuela".

No dia 10, a vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, disse que a Venezuela pagou 50% da quota que o mecanismo COVAX exige ao país sul-americano para que possa aceder às vacinas contra a covid-19.

Na altura foi anunciado o adiantamento de 53,8 milhões de euros para comprar mais de 11 milhões de vacinas contra a covid-19.

"Já pagámos o adiantamento do mecanismo COVAX e temos os recursos completos para atender este compromisso", anunciou a vice-presidente da Venezuela, durante uma conferência de imprensa transmitida pela televisão estatal venezuelana.

Este domingo, Nicolás Maduro disse que os recursos para pagar as vacinas se conseguiram "com sacrifício" e que, mesmo assim, se iniciou um processo de vacinação, embora ainda não se tenha atingido um "nível ótimo".

O responsável afirmou ainda esperar que durante os meses de maio, junho e julho o país entre numa etapa "avançada" de vacinação com as vacinas que cheguem pelo mecanismo COVAX.

O anúncio do Presidente aconteceu horas depois de líderes sindicais e trabalhadores da saúde e da oposição venezuelana se mobilizarem em Caracas para exigir um plano de vacinação contra a covid-19, "sem critérios políticos" e que tenha como prioridade médicos e enfermeiros.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.011.975 mortos no mundo, resultantes de mais de 140,6 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.945 pessoas dos 831.001 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Leia Também: Aliança pró-Guaidó anuncia mudanças para reforçar coligação

Recomendados para si

;
Campo obrigatório