Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

"Hoje é de novo primavera. É recomeçar a vida, é renascer a vida"

No dia em que o país entrou na 3.ª fase do plano de desconfinamento, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa destacou o regresso dos ensinos secundário e superior às aulas presenciais.

"Hoje é de novo primavera. É recomeçar a vida, é renascer a vida"
Notícias ao Minuto

12:30 - 19/04/21 por Notícias ao Minuto

País Marcelo Rebelo de Sousa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, acompanharam esta segunda-feira o regresso às aulas presenciais na Escola Secundária Padre António Vieira, em Lisboa.

O primeiro a falar aos jornalistas, após a visita ao espaço foi o ministro da Educação que começou por salientar o "enorme" trabalho feito por escolas, autarcas e pais para garantir que o regresso à escola, (..) dos alunos do ensino secundário e superior (...), seja feito em segurança, aproveitando para anunciar que "esta semana, há 300 mil pessoas elegíveis para serem testadas" nos estabelecimentos de ensino.

Depois do governante, foi a vez de o Presidente Marcelo falar aos jornalistas. "Hoje é de novo primavera" porque, tal como foi no dia 15 de março, no início da 1.ª fase do desconfinamento, e que fez regressar os mais novos às creches e escolas, "é recomeçar a vida, é renascer a vida".

Ainda sobre o regresso às aulas presenciais, o chefe de Estado revelou que visitou salas onde se estava a ensinar "as disciplinas mais variadas" e, em todas elas, sentiu "a alegria do reencontro com a vida, com a escola, com a comunidade".

"A educação é a peça chave. É por isso que o primeiro passo [do desconfinamento] passa sempre pelas escolas" (Presidente Marcelo)Em jeito de balanço da abertura das escolas, o Presidente da República anunciou que este é, "até agora, positivo".

Já sobre a continuação ou não do Estado de Emergência, Marcelo frisou que essa análise "é feita todos os dias" pelo Presidente e pelo Governo, de acordo com os dados atualizados da pandemia no país. "Se fosse por apetecer, há muito tempo não estaríamos em Estado de Emergência ou estaríamos num desconfinamento muito mais avançado", explicou.

Quanto ao processo de vacinação, Marcelo Rebelo de Sousa garantiu que as autoridades de saúde vão "fazer os passos que é possível fazer" para que os próximos meses sejam melhores do que os anteriores.

"Estamos metidos no mesmo barco: se correr bem para uns corre bem para os outros. Todos desejamos chegar a bom porto", afiançou, acrescentando que "é muito importante continuar a testagem e a aceleração na vacinação" (Presidente Marcelo)

"Esperamos que seja possível, no verão, haver uma percentagem muito significativa vacinada e aí o panorama é muito diferente", relembrado "a boa notícia" do fim de semana em que foram vacinadas 200 mil pessoas.

[Notícia atualizada às 14h28]

Leia Também: AO MINUTO: UE vai receber mais 100 milhões de doses da Pfizer

Recomendados para si

;
Campo obrigatório