Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Oxford. Cientistas vão estudar efeito do sistema imunitário na reinfeção

O ensaio terá duas fases e pretende entender, de forma mais assertiva, o que acontece quando pessoas que já contraíram o vírus são infetadas pela segunda vez.

Oxford. Cientistas vão estudar efeito do sistema imunitário na reinfeção
Notícias ao Minuto

07:49 - 19/04/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Covid-19

Cientistas da Universidade de Oxford anunciaram, esta segunda-feira, a realização de um ensaio em humanos para entender melhor o que acontece quando pessoas que já contraíram o novo coronavírus são infetadas novamente.

Nestes ensaios, será analisado o tipo de resposta do sistema imunitário para evitar a dita reinfeção e de que forma este reage ao vírus um segunda vez. Note que, atualmente, pouco se sabe sobre o que acontece no corpo em casos de reinfeção.

Segundo o britânico The Guardian, o ensaio, acontecerá em duas fases, com participantes diferentes em cada uma. A primeira fase tem início previsto para este mês e a segunda fase terá início no verão.

De acordo com a professora de vacinologia da Universidade de Oxford e líder do estudo, Helen McShane, a equipa irá medir os níveis de vários componentes da resposta imunitária dos participantes - incluindo células T e anticorpos - e, em seguida, rastreará se os participantes foram reinfetados quando expostos ao vírus.

Os participantes devem ser saudáveis, com baixo risco de Covid-19, ter entre 18 e 30 anos e ter sido infetados com o SARS-CoV-2 pelo menos três meses antes do início do estudo. A acrescentar, devem ter anticorpos para Covid-19. Tento em conta estes critérios de tempo, a professora afirma ser provável que a maioria dos participantes já tenha sido infetada com o vírus original.

A primeira fase do estudo irá contar, inicialmente, com 24 participantes divididos em grupos de três a oito pessoas que receberão, pelo nariz, a estirpe original do coronavírus. A ideia é começar com uma dose muito baixa e, se necessário, aumentá-la. "A meta é ter 50% dos participantes infetados, mas sem doença ou apenas muito leve", disse McShane, acrescentando que, uma vez que a dose necessária para atingir essa meta seja determinada, ela será administrada a 10-40 outros participantes para confirmar a dose.

A segunda fase do estudo irá envolver um novo grupo de participantes e estudar de perto a sua resposta imunitária antes e depois da exposição ao vírus, bem como os níveis de vírus e sintomas naqueles que forem reinfetados . Caso a reinfeção seja confirmada, ou os sintomas se desenvolvam, em qualquer fase do estudo, os participantes receberão um tratamento com anticorpos.

Além de ajudar a entender melhor o os diferentes aspetos da resposta imunitária para prevenir a reinfeção, o estudo também irá clarificar a duração da proteção e auxiliar no desenvolvimento de tratamentos e vacinas.

Leia Também: Estudo feito no Brasil indica que reinfeção pode ter sintomas mais fortes

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório