Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

AO MINUTO: Rt sobe mas incidência desce; Longa fila em Carnaxide

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Rt sobe mas incidência desce; Longa fila em Carnaxide
Notícias ao Minuto

08:15 - 24/03/21 por Andrea Pinto

Mundo Covid-19

Marcelo Rebelo de Sousa conclui hoje as audições aos partidos com assento parlamentar sobre a renovação do Estado de Emergência. O Presidente da República enviará ainda hoje para o Parlamento o novo projeto de decreto, que será debatido pelos deputados amanhã. Espera-se, como o chefe de Estado de resto já admitiu e o primeiro-ministro ontem reforçou, que Portugal se mantenha sob Emergência até maio.

"Havendo um plano de desconfinamento até maio quer dizer que há atividades confinadas parcialmente até maio. E, portanto, é muito provável que haja Estado de Emergência a acompanhar essa realidade", declarou Marcelo Rebelo de Sousa na segunda-feira. E António Costa apoiou, considerando que permite "garantir que todos estes passos [do desconfinamento] são dados com segurança".

Lá fora, o Brasil bateu um novo recorde de mortes, ultrapassando a cifra dos 3 mil óbitos pela primeira vez, o que levou Jair Bolsonaro a dirigir-se ao país. "Quero tranquilizar o povo brasileiro e afirmar que as vacinas estão garantidas. Ao final do ano, teremos alcançado mais de 500 milhões de doses para vacinar toda a população. Muito em breve, retomaremos a nossa vida normal", afirmou o presidente brasileiro.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

15h00 - Este registo termina aqui. Continua a acompanhar aqui a evolução da pandemia em Portugal e no Mundo

14h50 - A Interpol emitiu hoje um alerta para a compra 'online' de vacinas falsas contra a covid-19, após o desmantelamento de associações criminosas na China e na África do Sul, e que levou à detenção de 80 pessoas.

14h40 - A "pressão migratória vai manter-se" para a Europa, pois a pandemia "exacerbou" os fatores de deslocamento e gerou uma nova categoria de "migrantes bloqueados", considerou hoje o diretor-geral da Organização Internacional para as Migrações (OIM).

14h30 - António Lacerda Sales foi vacinado, há momentos, com a vacina da AstraZeneca. Inoculação decorreu no Hospital das Forças Armadas em Lisboa.
  

14h22 - A Comissária Europeia para a Saúde, Stella Kyriakides, disse esta quarta-feira que a situação epidemiológica continua a ser "alarmante" em muitos Estados-membros, especialmente devido às novas variantes, e alertou que se pode esperar um aumento do número de infeções e hospitalizações nas próximas semanas.

14h10 - O Governo da Madeira pondera manter em vigor o recolher obrigatório em toda a região após a Páscoa, mas deverá proceder à reabertura das aulas presenciais para o ensino secundário, indicou hoje o chefe do executivo.

14h02 - Portugal regista hoje mais 11 mortos e 575 casos de Covid-19. Os dados de hoje representam um aumento de 0,07% quer no número de infeções quer no número de mortes. No total, desde o início da pandemia, o país confirmou 818.787 casos da doença e 16.805 óbitos. 

13h55 - A empresa farmacêutica russa R-Pharm planeia produzir a vacina Sputnik V no estado da Baviera do sudeste da Alemanha, a partir de Junho, o mais cedo possível. 

13h32 - A AstraZeneca escondeu 29 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 num armazém em Itália. A descoberta foi feita pela polícia italiana, em Roma, conforme avança o jornal italiano La Sampa. Estas doses estariam prontas para serem exportadas para o Reino Unido. O número de doses armazenadas equivale a mais do que a União Europeia já recebeu.

13h20 - A Bélgica anunciou, esta quarta-feira, um novo confinamento, com encerramento das escolas e comércio não essencial limitado a vendas por marcação.

13h06 - Longas filas de utentes idosos em Carnaxide. A confusão instalou-se esta manhã junto à porta do pavilhão desportivo Carlos Queiroz, em Carnaxide, onde centenas de idosos aguardavam pela vacinação. Segundo conta a SIC Notícias, cerca de 200 pessoas terão sido convocadas para a mesma hora

Notícias ao Minuto Em direto do local, a SIC mostrou a longa fila que se acumulou à porta do pavilhão Carlos Queiroz© SIC Notícias  

13h01 - Acaba de ser partilhada nova atualização da vacinação contra a Covid-19. Mais de 1,39 milhões de doses já foram administradas em Portugal, correspondendo 934.295 a primeiras doses e 457.256 a segundas doses.

12h59 - Nas últimas 24 horas foram diagnosticados sete novos casos nos Açores. Seis são referentes a São Miguel, no concelho de Ponta Delgada, resultantes de transmissão comunitária; e um foi registado na freguesia da Feteira, concelho de Angra do Heroísmo, resultante de um teste rápido de antigénio a um viajante, residente, informa a Autoridade de Saúde Regional.

Também o número de internamento subiu, são agora 13 os doentes internados no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, um dos quais na Unidade de Cuidados Intensivos.

12h55 - FNE alerta para vacinação de professores no estrangeiro. "A vacinação deve abranger os docentes do Ensino Português no Estrangeiro (EPE), para o que devem ser feitas as necessárias diligências diplomáticas, no sentido que estes profissionais sejam vacinados em prioridade idêntica à dos professores dos países de acolhimento", sugere a Federação Nacional da Educação ao Governo

12h47 - Orlando Morais, de 59 anos, publicou uma fotografia na sua página de Instagram, esta terça-feira, 23 de março, onde revelou que está internado no hospital. O artista brasileiro está infetado com Covid-19.

12h42 - A Liga Alemã de Futebol (DFL) admitiu a possibilidade de concentrar entre 15 e 26 de abril as 36 equipas das primeira e segunda divisões, de modo a reduzir os riscos de contágio pelo novo coronavírus.

12h40 - A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 2.735.411 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, segundo o balanço diário da agência France-Press.

12h38 - O SNS lembra que na luta contra a Covid-19 é preciso proteger-se a si e aos outros

12h35 - O número de doses de vacinas contra a covid-19 administradas no mundo mais do que duplicou em um mês, passando de 2,74 para 6,10 por cada 100 habitantes, segundo dados do portal ourworldindata.org recolhidos até 23 de março.

12h27 - A Comissão Europeia prepara-se para estabelecer contactos com os seus estados membros sobre a possibilidade de aquisição da vacina russa Sputnik V. "Estas negociações ainda não começaram" afirmou fonte do governo alemão à Reuters, referindo, contudo, que é vontade do país que estas aconteçam o mais rapidamente possível.

12h20 - A Índia informou, esta quarta-feira, que identificou uma "variante dupla mutante" do SARS-CoV-2 no país.

12h04 - O responsável da OMS, Tedros Adhanom, lembra que para que as economias recuperem rapidamente e de forma equitativa, é necessário que todos tenham acesso à vacina contra a Covid-19 de forma similar.

11h55 - A União Europeia (UE) já aprovou 380 pedidos de exportação de vacinas contra covid-19, num total de 43 milhões de doses para 33 países terceiros, sendo o Reino Unido o principal destino, anunciou hoje a Comissão Europeia.

11h54 - Comissão Europeia decidiu hoje reforçar o mecanismo de autorização de exportações de vacinas contra a Covid-19 para fora da União Europeia (UE), introduzindo os princípios da reciprocidade e da proporcionalidade e abrangendo 17 países anteriormente isentos.

11h36 - Um estudo recente apurou que a maioria dos doentes oncológicos clinicamente acompanhados adquiriu um nível de proteção de anticorpos à Covid-19 similar ao de indivíduos sem a patologia.

"As nossas descobertas asseguram que a maioria das pessoas com cancro tem capacidade de produzir uma quantidade de anticorpos em resposta ao coronavírus semelhante à da população como um todo", afirmou o investigador Ashta Thakkar.

11h35 - Angela Merkel comunicou aos governadores estaduais, numa reunião de emergência, que vai voltar atrás com as apertadas restrições anunciadas para a semana da Páscoa. A chanceler alemã afirma que se tratou de um erro e refere que as medidas não eram práticas.

11h29 - A inclusão de professores, investigadores e restantes funcionários do ensino superior nos grupos prioritários da vacinação contra a covid-19 está a ser equacionada pela 'task force', que recentemente incluiu o pessoal das creches, ensino básico e secundário.

11h21 - Fernando Medina destaca os dados positivos da pandemia no país, que levará o Governo a dar o próximo passo no plano de desconfinamento. No entanto, alerta que é preciso "cautela máxima" para evitar o que se passou em janeiro.

11h10 - O diretor do Plano Nacional de Saúde Mental defendeu hoje que esta área nunca foi considerada uma prioridade política em Portugal e que a saúde mental tem tido sempre um financiamento, no mínimo, três vezes inferior ao necessário.

11h01 -  A ministra do Emprego francês teve hoje alta hospitalar. A notícia foi avançada pela governante, nas redes sociais, depois de ter sido infetada com Covid-19.

10h52 - Nas últimas 24 horas, a Rússia registou 8.861 novos casos e 401 mortes por Covid-19. Em termos acumulados, o país tem 4.483.471 infetados e 96.219 mortos.

10h40 - A próxima edição do Festival Internacional de Cinema - IndieLisboa, que deveria começar a 29 de abril, foi adiada para agosto, em consequência das restrições do plano de desconfinamento em tempo de pandemia, anunciou hoje a organização.

10h30 - O Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (SINDEPOR) revelou hoje que há enfermeiros com contratos não-covid, mas que trabalharam no combate à pandemia, que estão a ser dispensados no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho.

10h17 - África registou nas últimas 24 horas mais 360 mortos por covid-19, totalizando 110.524 vítimas mortais desde o início da pandemia, e 25.234 novos infetados, segundo os dados oficiais mais recentes.

10h12 - Alcoutim, no Algarve, o único concelho do território continental com risco muito elevado de incidência da Covid-19, de acordo com o boletim de segunda-feira, já voltou a ter zero casos da doença.

10h04 - A ministra da Cultura de França, que testou positivo à Covid-19, foi hospitalizada. Segundo o Le Parisien, o estado de saúde de Roselyne Bachelot é, contudo "estável".

09h55 - O SNS lembra que o plano de vacinação em Portugal continua a ser executado e pede a todos os que aguardem um contacto para serem inoculados.

09h54 - A Polónia registou 29.978 novas infeções e 575 mortes nas últimas 24 horas. O valor diário de infetados é o mais alto de sempre no país. 

09h50 - Mais de seis mil pessoas em Macau tomaram a vacina da BioNTech contra a covid-19, cuja administração foi hoje suspensa após terem sido detetados defeitos na embalagem de um lote, divulgaram as autoridades.

09h44 - Vital Moreira mostra-se crítico em relação à forma como o Governo está a gerir o plano de vacinação contra a Covid-19 no país. Por um lado, há os "oportunistas avulso", por outro, a inclusão de novas categorias profissionais na fase dos prioritários. No caso dos professores, "não se sabe com que critério, salvo o peso político e sindical", aponta.

09h30 - António Guterres mostrou-se preocupado com o facto de haver países onde não há ainda nenhuma pessoa vacinada, em contraste com países onde já se fala na imunização da população.

09h15 - A 17.ª edição do festival CoolJazz, inicialmente prevista para julho de 2020, em Cascais, voltou a ser adiada mais um ano, para julho de 2022, "devido à situação mundial causada pela pandemia da covid-19", anunciou hoje a organização.

08h55 - A Índia contabilizou 275 mortes devido à covid-19 nas últimas 24 horas, o maior número diário de vítimas mortais este ano, e 47.262 novos casos, o pior registo desde novembro, disseram hoje as autoridades.

08h45 - Bruno Nogueira deu início a mais uma emissão de 'Como É Que O Bicho Mexe?' expressando a revolta que sentiu ao assistir à manifestação contra o confinamento, que decorreu no passado sábado, em Lisboa.

“Quando atrizes e cantoras se chegam à frente a apelar à liberdade e a dizer barbaridades como o facto de não ter de se usar a máscara em público, na rua, e vão três mil pessoas para uma manifestação, juntas, a maior parte sem máscara a apelar à liberdade como se a liberdade fosse não usar máscara… Quando há uma questão de saúde pública, olhar para essa questão como uma questão de liberdade é de quem leu um estudo mas não estudou. Eu posso ler um estudo, não quer dizer que entenda”, criticou.

08h43 - Timor-Leste registou nas últimas 24 horas um total de 21 novos casos da covid-19, a maioria assintomáticos, e um recuperado, elevando para 247 o número total de casos ativos no país, informou um porta-voz.

08h22 - Em alguns pacientes com sintomas leves, o vírus SARS-CoV-2, responsável pela Covid-19, pode permanecer ativo no organismo por mais de 30 dias, um período superior ao isolamento recomendado. Estes são os resultados de estudos conduzidos no Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo (IMT-USP).

07h50 - A Ucrânia registou 342 mortes nas últimas 24 horas, batendo assim um recorde de vítimas mortais. Cerca de 31 mil pessoas já perderam a vida no país e  1,6 milhões ficaram infetadas devido à pandemia.

07h44 - O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, disse esta terça-feira que não é a favor do "confinamento total ou da quarentena obrigatória" como método para conter o aumento dos casos de covid-19 no país sul-americano.

07h42 - Cuba tenciona iniciar a imunização em massa da sua população contra a covid-19 em junho com a sua própria vacina, a primeira a ser desenvolvida na América Latina, de acordo com  o que anunciou Ministério da Saúde do país no programa  Mesa Redonda.

07h38 - O Presidente da República termina hoje a ronda de audiências com os partidos com assento parlamentar, por videoconferência, sobre a renovação do Estado de Emergência.

Na segunda-feira, Marcelo Rebelo de Sousa considerou "muito provável" que o estado de emergência se prolongue até maio, acompanhando o plano de desconfinamento anunciado pelo Governo.

07h34 - A Alemanha soma, esta quarta-feira, mais 248 mortes e ultrapassa assim as 75 mil mortes por Covid-19, desde o início da pandemia. 
 
Segundo dados atualizados do Instituto Robert Koch, há ainda a registar mais 15.813 novos casos da doença nas últimas 24 horas, para um total de 2.6905.23 infetados, desde o início da pandemia.

07h33 - O prazo para os trabalhadores da TAP aderirem às medidas voluntárias propostas pela companhia termina hoje, depois de ter sido prolongado por dez dias, para dar mais tempo aos colaboradores para decidirem.

07h30 - Os Estados Unidos registaram 853 mortes devido à covid-19 e 51.246 casos, nas últimas 24 horas, indicou na terça-feira a contagem independente da Universidade Johns Hopkins.

07h27 - O Presidente brasileiro falou em rede nacional na terça-feira, dia em que o país bateu o recorde trágico de 3.251 mortes diárias, tentando tranquilizar a população e prometendo 500 milhões de doses de vacinas contra a covid-19.

Bolsonaro mostrou-se, contudo, contra as medidas de confinamento, dizendo que os pobres não podem ficar mais pobres. "Vamos lutar contra o vírus, não contra o presidente", afirmou, em resposta às críticas de que tem sido alvo.

07h25 - A Comissão de Saúde da China anunciou hoje que foram diagnosticados dez casos de covid-19 nas últimas 24 horas, todos oriundos do exterior.

07h23 - As autoridades de Macau e de Hong Kong anunciaram hoje a suspensão da administração da vacina da BioNTech após terem sido detetados defeitos na embalagem de um lote.

07h21 - O México registou 809 mortes causadas por covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para 199.048 óbitos desde o início da pandemia, disseram na terça-feira as autoridades mexicanas.

07h20 - Bom dia! Damos agora início ao acompanhamento da atualidade sobre o novo coronavírus. Recorde os acontecimentos anteriores aqui.

Leia Também: AO MINUTO: 5% com vacinação concluída; Mais de 3 mil mortes no Brasil

Recomendados para si

;
Campo obrigatório