Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Covid-19: Alcoutim, o concelho com risco muito elevado, já tem zero casos

Alcoutim, no Algarve, o único concelho do território continental com risco muito elevado de incidência da Covid-19, de acordo com o boletim de segunda-feira, já voltou a ter zero casos da doença.

Covid-19: Alcoutim, o concelho com risco muito elevado, já tem zero casos
Notícias ao Minuto

10:05 - 24/03/21 por Melissa Lopes

País Pandemia

"A Câmara Municipal de Alcoutim rececionou a informação constante no boletim epidemiológico emanado pela autoridade de saúde local, relativo à evolução do surto epidémico pelo SARS-CoV-2 (COVID-19), notificando a ausência de casos positivos no concelho", lê-se numa nota da autarquia. 

A Câmara Municipal agradece o empenho da população, que, "ao respeitar as medidas de segurança, permitiu que Alcoutim chegasse nesta terça-feira à marca dos zero casos ativos de Covid-19"

Apesar dos dados positivos, a autarquia do nordeste algarvio reforça o apelo à população para que se continue a cumprir as medidas de segurança conhecidas, como o uso da máscara, a higienização das mãos com frequência e o respeito pelo distanciamento social.

O presidente da Câmara Municipal, Osvaldo Gonçalves, assegura que "tudo faremos para continuar a defender os interesses dos nossos munícipes", deixando uma mensagem de agradecimento pelo civismo e empenho da população que, "na sua larga maioria, tem sabido acolher as orientações das entidades competentes". 

Recorde-se que Portugal deixou, esta segunda-feira, de ter concelhos em risco extremo de infeção pelo vírus SARS-CoV-2, com a descida do concelho do Funchal para a categoria de risco "muito elevado", segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) que analisa o risco de cada município. 

Em risco muito elevado, ou seja, com uma incidência de entre 480 e 959,9 casos por 100 mil habitantes, encontravam-se, além do Funchal, os concelhos madeirenses de Machico (606), Ponta do Sol (570) e Santa Cruz (548) e ainda o concelho de Alcoutim (556). De referir que o município algarvio é dos mais diversificados de Portugal, razão pela qual poucas infeções podem colocá-lo nos níveis de risco mais elevados. 

Na nota explicativa dos dados por concelhos é referido que a incidência cumulativa "corresponde ao quociente entre o número de novos casos confirmados nos 14 dias anteriores ao momento de análise e a população residente estimada".

Recorde aqui a situação do seu concelho, tendo em conta os dados dos últimos 14 dias. 

O primeiro-ministro, sublinhe-se, alertou que, apesar de a situação epidemiológica se manter estável com a redução do número de casos de Covid-19, o risco efetivo de transmissão está a aumentar. Por isso, e "não obstante o desconfinamento em curso, é muito importante manter todas as cautelas e aplicar as medidas de prevenção". 

Já no domingo António Costa tinha advertido que o futuro em termos de desconfinamento depende da forma como os cidadãos gerirem as próximas semanas e que esta não á altura para "facilitismos" em relação à Covid-19.


"Não é altura de facilitismos ou de andar a dizer que o sol está maravilhoso e vamos todos aproveitá-lo, porque o vírus continua a andar por aí", avisou. 

Leia Também: Não há concelhos em risco extremo, 37 com zero casos e matriz no 'verde'

Recomendados para si

;
Campo obrigatório