Meteorologia

  • 08 DEZEMBRO 2021
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 14º

Edição

Cabo Verde e Guiné-Bissau assinam acordos durante visita de MNE guineense

Cabo Verde e a Guiné-Bissau assinam esta semana acordos nas áreas da comunicação social, energias renováveis, investigação agrária e consular e comunidades, anunciou hoje o Presidente cabo-verdiano, após receber a chefe da diplomacia guineense.

Cabo Verde e Guiné-Bissau assinam acordos durante visita de MNE guineense

Numa mensagem divulgada pelo chefe de Estado após a "audiência de cortesia", na Praia, com a ministra dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e das Comunidades da Guiné-Bissau, Suzi Barbosa, que hoje iniciou uma visita de "amizade e trabalho" a Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca acrescenta que, além desses acordos, abordou as "perspetivas de cooperação" nos transportes marítimo e aéreo, empresarial, cultura e desporto e colaboração político-diplomática com a governante guineense.

A visita de Suzi Barbosa a Cabo Verde decorre até quarta-feira, a convite do chefe da diplomacia cabo-verdiana, Rui Figueiredo Soares, e, segundo o Governo, "insere-se no quadro dos esforços das mais altas autoridades dos dois países no sentido de alargar e aprofundar as relações bilaterais, conferir-lhes uma nova dinâmica e elevá-las a um patamar que corresponda à importância dos laços históricos, culturais e afetivos que unem os povos de Cabo Verde e da Guiné-Bissau".

Depois de ter sido recebida pelo Presidente da República, a chefe da diplomacia guineense seguiu viagem para a ilha do Fogo, onde se encontrará com o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.

Ainda no Fogo, Suzi Barbosa irá visitar empreendimentos turísticos, empresas do setor vinícola e a Casa das Bandeiras.

Nos dias seguintes, a agenda da ministra inclui mais visitas, reuniões de trabalho e assinaturas de protocolos de cooperação entre os dois governos.

Nos últimos meses, os dois países têm aprofundado as relações bilaterais: em janeiro, o Presidente da República cabo-verdiano foi o primeiro chefe de Estado de Cabo Verde a deslocar-se à Guiné-Bissau, e, no mês seguinte, Cabo Verde inaugurou a primeira embaixada em Bissau, durante uma visita de Rui Figueiredo Soares àquele país.

Leia Também: Cabo Verde recebeu hoje mais 5.850 doses da vacina da Pfizer

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

;
Campo obrigatório