Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

AO MINUTO: Desde 20 de outubro que não havia tão poucos óbitos

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Desde 20 de outubro que não havia tão poucos óbitos
Notícias ao Minuto

08:34 - 12/03/21 por Andrea Pinto

Mundo Covid-19

Após dois meses de confinamento, está à vista aquele que será o início de um progressivo (e cauteloso) regresso à normalidade. António Costa anunciou, esta quinta-feira, o plano de desconfinamento do país, que se fará a "conta-gotas", prolongando-se por mais de um mês e meio.

A partir de segunda-feira, voltam a abrir as creches, ensino pré-escolar e do 1.º ciclo. Também os cabeleireiros, manicures, livrarias e vendas ao postigo recebem 'luz verde' para reabrirem. Os portugueses poderão ainda voltar a sair do país, mantendo-se, porém, as atuais restrições nas fronteiras terrestres entre Portugal e Espanha, que vão ser prolongadas até à Páscoa.

Este é o primeiro passo assumido pelo Governo, de um plano que entra 'em ação' já no próximo dia 15 e que se estende até ao dia 3 de maio, se tudo correr pelo melhor. Como afirmou António Costa,  o que se passará daqui em diante dependerá de "todos nós".

Recorde aqui o plano de desconfinamento ontem apresentado.

Pode consultar, também, nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

16h00 - Este registo termina. Pode continuar a acompanhar-nos neste novo link.

15h40 - O presidente da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública, Ricardo Mexia, considerou hoje que a venda de autotestes à covid-19 nas farmácias pode massificar o acesso à testagem, mas não devem substituir os outros testes como o PCR.

15h30 - O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, garantiu hoje que a preparação da campanha de entrega do IRS está a decorrer "com toda a tranquilidade" e que os reembolsos serão feitos dentro do prazo.

"Estamos a preparar a campanha do IRS com toda a tranquilidade e a nossa expectativa é de que dia 1 de abril se inicie a campanha com entrega da declaração e depois com os reembolsos normais, dentro do prazo normal", afirmou o governante.

15h10 - O Brasil aprovou hoje o registo definitivo da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e o laboratório AstraZeneca contra a covid-19 e também o uso do antiviral Remdesivir em pacientes com a mesma doença.

15h09 - A associação PRO.VAR lamentou hoje que o Governo não tenha ido mais longe no desconfinamento, considerando que o plano é "aos soluços" e não "interessa aos restaurantes", de acordo com um comunicado hoje divulgado.

15h02 - O índice médio de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2 está nos 0,80, com todas as regiões do país abaixo de 1, o que indicia um "claro decréscimo da incidência" do número de infeções.

14h39 - O regresso do público aos estádios da I e II ligas de futebol a partir de 19 de abril, conforme anunciado no plano de desconfinamento, depende da validação da Direção-Geral da Saúde (DGS), explicou hoje o ministro da Educação.

14h27 - A organização Plan International alertou hoje que 11,2 milhões de meninas e jovens serão forçadas a abandonar a escola em 2021 ou terão perdido a possibilidade de continuar a estudar devido aos efeitos socioeconómicos da pandemia.

14h05 - Portugal regista mais 15 mortes e 577 novos casos. Desde o dia 20 de outubro que não tínhamos um número de mortos tão baixo, dia em que também se verificaram 15.

14h00 - O que têm a dizer sobre o plano de desconfinamento? Após a apresentação do plano de desconfinamento feita pelo primeiro-ministro, os partidos com assento parlamentar estão, esta sexta-feira, a reagir ao documento, apontando desde já algumas lacunas.

13h50 - O ministro da Saúde alemão, Jens Spahn, lamentou hoje que vários países europeus tenham suspendido temporariamente o uso da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca, dizendo não reconhecer os riscos que foram invocados.

13h40 - A secretária-geral da CGTP-IN, Isabel Camarinha, disse hoje que o desconfinamento é "fundamental", mas têm de ser garantidas todas as condições de proteção dos trabalhadores, o que "não tem acontecido".

13h35 - O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, defendeu hoje que o plano de desconfinamento apresentado pelo Governo "privilegia velocidade à razoabilidade" e "deveria obedecer a critérios de prudência e gradualismo".

13h10 - A ministra da Cultura, Graça Fonseca, anunciou hoje o prolongamento até maio do apoio de 438,81 euros para os trabalhadores da Cultura, e apresentou os critérios definidos para a distribuição da verba do programa Garantir Cultura.

12h58 - O número de israelitas que receberam as duas doses da vacina contra o novo coronavírus ultrapassou hoje os quatro milhões, o que representa quase metade da população, indicou o Ministério da Saúde de Israel.

12h55 - O Governo austríaco afirmou hoje que a distribuição de vacinas contra a covid-19 tem sido desigual na União Europeia, ao contrário do que foi acordado pelos chefes de Estado europeus em junho do ano passado.

12h45 - A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 2.630.768 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, segundo o balanço diário da agência France-Presse.

12h42 -  O número de novos casos de Covid-19 teve uma "diminuição acentuada" a partir de 28 de fevereiro, tendo em 10 de março sido de 5.119 casos no acumulado de sete dias, o valor mais baixo desde 29 de setembro de 2020.

12h40 - O Governo explica, esta sexta-feira, as medidas de apoio à economia que foram aprovadas em Conselho de Ministros e que vão acompanhar o plano de desconfinamento ao longo das próximas semanas.  Os apoios, que pode consultar aqui, ascendem a "sete mil milhões". Acompanhe a conferência aqui

12h38 - Os Açores registaram nas últimas 24 horas quatro novos casos de Covid-19, todos na ilha de São Miguel, diagnosticados na sequência de 1.795 análises realizadas, adianta hoje o boletim diário da Autoridade de Saúde Regional.

12h30 - Marcelo Rebelo de Sousa reagiu, esta manhã, ao plano de desconfinamento apresentado por António Costa.  O chefe de Estado mostrou-se agradado com a ideia de uma "abertura progressiva e permanentemente acompanhada de atividades económicas e sociais e à prioridade dada às escolas". 

"Há aqui uma preocupação em conciliar a ideia de desconfinamento com prudência e precaução, que me parece positivo", elogiou.

11h34 - A OMS afirmou hoje que não há razão para que a vacina da Oxford/AstraZeneca contra a covid-19 não seja administrada. 

"Devemos continuar a utilizar a vacina da AstraZeneca. Não há qualquer razão para não a utilizar", declarou uma porta-voz da OMS, Margaret Harris, numa conferência de imprensa esta sexta-feira, em Genebra. A afirmação surge depois de vários países terem decidido suspender administração desta vacina, entre eles, a Itália, Noruega, Dinamarca, Letónia, Estónia. 

11h28 - O presidente do Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (Sindepor) manifestou hoje concordância com o plano de desconfinamento faseado das restrições da pandemia de Covid-19, sem deixar de alertar para o risco de "repetir erros".

11h20 - Jorge Pires, do PCP, reagiu, esta sexta-feira, ao plano de desconfinamento ontem apresentado por António Costa, referindo que "é preciso abrir as escolas, tomando as medidas de contenção necessárias, como a redução do número de alunos por turma e a contratação de mais professores e assistentes operacionais". 

E, "mais do que apoiar com pouco mais de 400 euros os artistas", prosseguiu, "é fundamental investir nas condições necessárias para abrir em segurança as portas dos teatros, das casas de cultura e da atividade cultural em geral". 

11h05 - Mariana Silva dos Verdes, em reação ao plano de desconfinamento, disse hoje que "fazer um plano não é dificuldade. A dificuldade está em ser consequente com as medidas que estão no plano e o governo não pode passar a  responsabilidade para os portugueses". A deputada defendeu, ainda, que o Governo "tem que fazer o que anda a prometer há muito tempo", referindo-se à vacinação, testagem massiva e mais rastreios. Mariana Silva defendeu ainda a necessidade de aumentar a disponibilidade dos transportes públicos, a redução do número de alunos por turma e de uma resposta para os trabalhadores da cultura.

11h05 - Os ginásios estiveram encerrados no confinamento e a previsão é que assim continuem, pelo menos, até ao dia 5 de abril. Os dados do setor não são animadores e cerca de um quarto dos clubes terá já encerrado por falência. 

11h01 - O presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), Pedro Dominguinhos, considerou hoje que o regresso dos alunos ao ensino presidencial em 19 de abril foi a data possível, mas esperava voltar mais cedo.

10h47 - Catarina Martins publicou, esta sexta-feira, um vídeo onde versa sobre o facto de se marcar um ano que Portugal entrou em confinamento pela primeira vez. Para a coordenadora do BE, este foi um ano "muito longo" e "muito difícil".

10h45 - Apesar de, a partir de segunda-feira, os portugueses terem autorização para sair do país, a Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas apelou para que só façam viagens mesmo essenciais e que cumpram, no final destas, a quarentena obrigatória.

10h40 - Pedro Filipe Soares, em nome do Bloco de Esquerda, já reagiu ao plano de confinamento apresentado por António Costa, afirmando que "desconfinar com segurança exige testar". Apesar de se mostrar satisfeito com a  reabertura das creches e do ensino pré-escolar, Pedro Filipe Soares afirmou que para além do plano de desconfinamento é preciso que a execução do mesmo "esteja à altura do país". 

10h30 - Entre 600 e 800 portugueses estão ainda retidos no Brasil devido à suspensão das ligações aéreas, incluindo 100 em situação prioritária, o que justificou um terceiro voo de repatriamento, disse hoje a secretária de Estado das Comunidades.

09h57 - O país começa a desconfinar já na próxima segunda-feira, dia 15 de março, mas o teletrabalho ainda não termina, pelo menos para já. O decreto do Governo prevê que este regime se mantenha "sempre que possível"

09h52 - A AVir Biotechnology, dos Estados Unidos, e a GlaxoSmithKline (GSK), do Reino Unido, anunciaram que desenvolveram um medicamento que reduz até 85% os internamentos hospitalares e mortes por Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, reporta a CNN.  O fármaco, batizado de VIR-7831, tem anticorpos na sua composição.

09h45 - duas grandes vantagens: uma para quem se vacina, outra para a comunidade. Fique a par das indicações da Direção-Geral da Saúde.

09h42 - Os testes rápidos de antigénio, para deteção de casos de infeção pelo novo coronavírus, vão poder passar a ser disponibilizados ao público, a partir de amanhã, sendo encontrados nas farmácias ou locais de venda de medicamentos não sujeitos a receita médica autorizados, de acordo com uma portaria publicada esta sexta-feira em Diário da República. 

09h00 - Recorde aqui as datas e o Plano de desconfinamento, tal como previsto pelo Governo.

Plano de desconfinamento

08h50 - O plano de desconfinamento está estabelecido e tem quatro datas importantes para a reabertura da economia - 15 de março, 5 de abril, 19 de abril e 3 de maio. Ao longo das próximas semanas muitos negócios voltam a abrir portas e há mudanças que chegam já na próxima segunda-feira. Conheça aqui as datas e os horários.

08h30 - A Federação Académica do Porto (FAP) apelou hoje para que os estudantes, docentes e pessoal não docente do Ensino Superior "não sejam esquecidos" no processo de testagem à Covid-19 no momento da retoma parcial da atividade prevista para abril.

08h15 - Mais de 50 mil palestinianos com permissão de trabalho em Israel, ou nas colónias ocupadas na Cisjordânia, foram vacinados contra a covid-19 desde segunda-feira, informou hoje o Ministério da Defesa israelita.

08h00 - As medidas do plano de desconfinamento vão hoje merecer explicações mais detalhadas pelo Governo mas também reações dos setores económicos e sociais. Hoje serão também apresentadas novas medidas de apoio à economia e ao emprego numa sessão no Palácio da Ajuda, em Lisboa, pelo ministro de Estado, da Economia e Transição Digital, Pedro Siza Vieira.

07h52 - A Índia registou nas últimas 24 horas o pior registo diário de casos de infeção com o novo coronavírus desde finais de dezembro, ao contabilizar mais 23.285 contágios.

07h50 - A vacina Novavax previne 100% das mortes e 96% dos casos de Covid-19, segundo revelam os seus mais recentes ensaios clínicos. 

07h47 - O presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, quer todos os adultos norte-americanos elegíveis para vacinação até 1 de maio, pretendendo que o país se aproxime da normalidade até ao Dia da Independência, em 4 de Julho.

07h45 - A Alemanha registou, nas últimas 24 horas, mais 252 mortes e 12.834 infetados por Covid-19. Dados atualizados pelo Instituto Robert Koch indicam que em termos acumulados o país germânico ultrapassou as 73 mil vítimas mortais da doença (73.062). E em termos de infetados, são agora,  2.545.781 casos desde o início da pandemia.

07h42 - A Tailândia decidiu adiar o lançamento da campanha de vacinação com a AstraZeneca, disse hoje um responsável da saúde, devido aos receios de que esta possa causar coágulos de sangue.

07h40 - A Comissão de Saúde da China anunciou hoje que foram diagnosticados nove casos do novo coronavírus nas últimas 24 horas, todos oriundos do exterior.

07h38 - O México registou 654 mortes provocadas por covid-19 e 6.470 infeções nas últimas 24 horas, informaram na quinta-feira as autoridades mexicanas.

07h35 - O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior recomendou às instituições científicas e de ensino superior a "disponibilização de condições de testagem para SARS-CoV-2" e programas "de mitigação" dos efeitos da pandemia na saúde mental os estudantes.

07h32 - Uma única injeção das vacinas Pfizer e Moderna contra a Covid-19 pode ser suficiente para proteger as pessoas que já estiveram infetadas com o novo coronavírus, conclui um estudo hoje divulgado.

07h30 - O presidente dos Estados Unidos destacou hoje os progressos na vacinação contra a Covid-19, capazes de permitirem a esperança de um regresso à normalidade no país até à festa nacional de 4 de Julho.

07h27 - A circulação entre concelhos em Portugal Continental volta a estar proibida entre as 20h00 de hoje e as 5h00 de segunda-feira, no âmbito do estado de emergência para combater a pandemia de Covid-19, sem prejuízo das exceções previstas.

07h25 - O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, afirmou, na quinta-feira, que é "fácil impor uma ditadura no Brasil", ao criticar as medidas de confinamento decretadas por governadores e prefeitos para travar a disseminação da Covid-19.

07h22 - Os Estados Unidos registaram 1.557 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas e 63.399 novos casos, de acordo com a contagem independente da Universidade Johns Hopkins.

07h20 - Bom dia ! Damos agora início ao acompanhamento diário à Covid-19. Pode recordar os acontecimentos anteriores aqui.

Leia Também: AO MINUTO: "O que vai acontecer a partir de agora, depende de todos nós"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório