Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

AO MINUTO: "O que vai acontecer a partir de agora, depende de todos nós"

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: "O que vai acontecer a partir de agora, depende de todos nós"

Portugal registou esta quinta-feira mais 18 mortes relacionadas com a Covid-19 e 627 novos casos de infeção com o novo coronavírus, no mesmo dia em que o Parlamento debateu e aprovou o 13.º Estado de Emergência nacional, que vigorará até dia 31 de março.

Sobre o plano de desconfinamento, e após uma reunião do Conselho de Ministros que se prolongou por mais de dez horas, o primeiro-ministro fez esta noite a apresentação das principais prazos.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

00h00 - Suspendemos aqui o registo de hoje. O acompanhamento será retomado na manhã de sexta-feira. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: [email protected]

23h55 - Venezuela em estrito confinamento devido a variante detetada no Brasil. Um ano depois de declarar o estado de alerta, que permite ao Executivo tomar decisões drásticas para combater a pandemia da Covid-19, a Venezuela está em estrito confinamento para impedir a propagação local da variante detetada no Brasil.

23h54 - Itália interdita preventivamente lote de vacina AstraZeneca. A Itália decidiu hoje interditar preventivamente um lote da vacina AstraZeneca/Oxford contra a Covid-19, associado em alguns países europeus a efeitos secundários graves em pessoas vacinadas.

23h51 - Portugueses podem voltar a sair do país a partir de segunda-feira. Os portugueses podem voltar a sair do país a partir de segunda-feira com o fim do autoconfinamento para deslocações para fora do território continental imposto desde 31 de janeiro, foi hoje aprovado em Conselho de Ministros.

23h31 - Fenprof alerta que "não basta dizer datas" e pede reforço de medidas. O secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof) alertou hoje que "não basta dizer as datas" para a reabertura das escolas, pedindo o reforço de medidas de segurança sanitária e a articulação com a testagem.

23h21 - "O que vai acontecer a partir de agora, depende de todos nós". António Costa recorreu às redes sociais, depois da apresentação ao país do plano de desconfinamento, para sublinhar que "se hoje estamos muito melhor do que estávamos há duas semanas, continuamos ainda numa situação pior" do que aquando o decreto do "primeiro estado de contingência" e até do primeiro desconfinamento. Nesse sentido, deixa o alerta:

23h15 - "Não senti pressão nenhuma", diz Costa sobre plano de desconfinamento. O primeiro-ministro, António Costa, rejeitou hoje ter sentido qualquer pressão por parte dos partidos ou dos parceiros para apresentar o plano de desconfinamento, considerando que a reabertura já na segunda-feira é "um passo pequeno, mas muito importante".

22h55 - Apoio extraordinário para trabalhadores da Cultura prolongado a 3 meses. O apoio social extraordinário para os profissionais da Cultura, no valor de 438,81 euros, será atribuído durante três meses, em vez de um, como inicialmente previsto, anunciou hoje o Governo.

22h40 - Michelle e Barack Obama foram vacinados e instam cidadãos a fazer o mesmo. O antigo presidente norte-americano, Barack Obama, e a antiga primeira-dama, Michelle, receberam as suas primeiras doses da vacina contra a Covid-19, aproveitando ambos a oportunidade para instar a população a fazer o mesmo, quando for a sua vez.

22h31 - Governo quer acabar com suspensão de prazos processuais. O Governo quer que os prazos processuais e procedimentais não urgentes deixem de estar suspensos e vai submeter à Assembleia da República uma proposta de lei nesse sentido, foi hoje decidido em Conselho de Ministros.

22h29 - Lay-off simplificado alargado a atividades afetadas pelo confinamento. As empresas que não foram obrigadas a encerrar neste confinamento, mas cuja atividade foi "significativamente afetada" vão poder também aceder ao 'lay-off' simplificado, segundo um decreto-lei hoje aprovado em Conselho de Ministros.

22h15 - Mantêm-se fechada fronteira com Espanha e restrições nos voos. O primeiro-ministro disse hoje que as fronteiras terrestres entre Portugal e Espanha vão continuar fechadas até à Páscoa e vão manter-se as restrições aos voos provenientes dos países de maior risco.

22h14 - Costa assume que foi além dos peritos na reabertura até ao 1º ciclo. O primeiro-ministro assumiu hoje que o Governo foi além da posição dos especialistas ao estender a reabertura das aulas na segunda-feira até ao 1º ciclo, invocando os efeitos nefastos do encerramento das escolas no desenvolvimento da aprendizagem.

22h13 - Diretores satisfeitos com reabertura de 1.º ciclo e escolas preparadas. Os diretores escolares manifestaram-se hoje satisfeitos com a possibilidade de voltar a receber os alunos do 1.º ciclo a partir de segunda-feira, considerando que esses são os mais prejudicados pelo confinamento, e asseguraram que as escolas estão preparadas.

22h00 - Provas de aferição e exames finais de ciclo do 9.º ano cancelados. Ministério da Educação esclarece ainda que no que toca ao acesso ao ensino superior e à conclusão do ensino secundário, estes "fazem-se exatamente nos mesmos termos do que no ano letivo passado".

21h48 - "Não há mistério". Costa combinou com Marcelo que falava ele hoje ao país. O primeiro-ministro afirmou que se dirigiu hoje ao país para apresentar o plano de desconfinamento depois de ter combinado isso com o Presidente da República, que inicia na sexta-feira visitas à Santa Sé e Espanha.

21h46 - Brasil regista mais de 2 mil mortes pelo segundo dia consecutivo. Número de novos casos de contágio diários e de óbitos no Brasil têm aumentado para novos máximos desde o início do mês, revelando uma agudização da pandemia no país. Em São Paulo, o sistema de saúde corre risco do colapso. Ao mesmo tempo, Eduardo Bolsonaro, vereador e filho do presidente brasileiro, convidou jornalistas a "enfiar as máscaras no rabo".

21h29 - Testagem nas escolas acompanhará a reabertura, reitera Costa. O primeiro-ministro, António Costa, sublinhou hoje que o programa de testagem nas escolas acompanhará a reabertura dos diferentes níveis de ensino, de forma a detetar eventuais casos de covid-19 "no momento".

21h21 - Madeira reportou hoje 38 novos casos, mais 20 que a DGS. A Madeira registou hoje 38 novos casos de infeção por SARS-CoV-2 de transmissão local e 88 doentes recuperados, existindo 698 situações ativas e 41 pessoas hospitalizadas, anunciou a Direção Regional de Saúde (DRS) do arquipélago.

21h10 - França reporta mais de 27 mil casos e 266 óbitos em meio hospitalar. A França registou esta quinta-feira mais 27.166 novas infeções por novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo as autoridades sanitárias, um número inferior ao reportado na véspera (30.303). O número total de mortes aumentou hoje para 89.856, com mais 266 óbitos registados no último dia, em meio hospitalar (ontem foram reportados 347).

20h44 - Portugal com 105 novos casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias. O primeiro-ministro anunciou hoje que Portugal vai sair do confinamento com um registo de 105 novos casos de Covid-19 por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, sublinhando estar "claramente abaixo" da linha de risco cujo máximo seria 240.

20h42 - Os pontos principais das medidas anunciadas esta quinta-feira:

20h27 - O alerta 'vermelho': "Se chegarmos à zona vermelha, temos mesmo de regredir. Temos de controlar a transmissão e o ritmo de novos casos", indicou ainda António Costa, vincando que é preciso precaução neste desconfinamento. 

20h25 - Plano de desconfinamento: Consulte aqui todas as medidas do plano de desconfinamento apresentado hoje pelo Governo. 

20h23 - Um plano a conta-gotas: "O esforço de todos ao longo destes dois meses permitiu-nos chegar hoje ao momento em que, com segurança, podemos falar do plano de reabertura progressiva da sociedade. É um plano que prevê uma reabertura a conta-gotas", afirmou o primeiro-ministro na declaração ao país. 

20h12 - António Costa já fala ao país. Acompanhe aqui:

19h56 - A TVI24 está já a avançar que as missas estão de volta a 15 de março, sendo que continuarão suspensas as procissões, incluindo o tradicional “compasso” da Páscoa, segundo anunciou hoje o Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa.

“O Conselho Permanente refletiu sobre a situação atual da pandemia e decidiu que as celebrações da Eucaristia com a presença da assembleia sejam retomadas a partir do dia 15 de março”, refere uma nota do organismo, enviada à Agência Ecclesia.

19h42 - Carta aberta pede prioridade à vacinação de pessoas com deficiência. Diversas personalidades assinam uma carta aberta ao Governo e às autoridades de saúde para que as pessoas com deficiência sejam incluídas nos grupos prioritários de vacinação contra a covid-19, apontando que estão mais vulneráveis a riscos

19h18 - O PSD quer saber qual a posição do Governo sobre a vacina da AstraZeneca. O pedido de esclarecimento surge depois de vários países - oito até ao momento - terem suspendido a administração desta vacina por um período indeterminado, enquanto estudam a possibilidade  de esta estar relacionada com "casos graves de formação de coágulos sanguíneos". 

19h05 - Primeiro-ministro vai falar ao país às 20h00. António Costa deverá apresentar as linhas mestras do plano de desconfinamento para o país, conforme foi discutido esta quinta-feira em sede de Conselho de Ministros. Poderá depois acompanhar aqui:

18h48 - Príncipes Victoria e Daniel da Suécia infetados com Covid-19. Os príncipes Victoria e Daniel da Suécia estão infetados com o novo coronavírus, informa um comunicado da casa real sueca. Segundo a nota oficial, o casal está com "sintomas ligeiros" a cumprir isolamento social.

18h46 - Vacina da Janssen começa a chegar a Portugal na segunda metade de abril. As primeiras doses da vacina de toma única da Janssen, que recebeu hoje autorização condicional de comercialização, começam a chegar a Portugal na segunda metade de abril, adiantou à Lusa fonte da farmacêutica.

18h45 - Ministro da Saúde da Eslováquia demite-se para apaziguar crise política. O ministro da Saúde da Eslováquia, Marek Krajci, anunciou hoje a demissão para apaziguar a crise política criada a partir de acusações de má gestão da pandemia de Covid-19 por parte do Governo.

18h15 - Presidente Marcelo assinou o decreto do 13.º Estado de Emergência. A renovação do Estado de Emergência até 31 de março para permitir medidas de contenção da Covid-19 foi aprovada esta quinta-feira pela Assembleia da República. Contrariamente ao que tem sido habitual, o Presidente da República não anunciou a renovação do Estado de Emergência numa comunicação ao país, mas sim num comunicado partilhado no site da Presidência da República.

18h14 - Suspensão da AstraZeneca? Alinhado com EMA, Infarmed acompanha situação. O Infarmed cita a Agência Europeia de Medicamentos e recorda que não há qualquer alteração às recomendações sobre a utilização da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca.

18h13 - São Paulo e Rio de Janeiro aumentam restrições para controlar pandemia. O Governo de São Paulo e a prefeitura do Rio de Janeiro ampliaram hoje as medidas de restrição para controlar a pandemia de Covid-19, que provocou mais de 270 mil mortes e 11 milhões de casos confirmados no Brasil.

18h10 - Espanha reporta mais 166 óbitos e 6.255 contágios no último dia. O Ministério da Saúde espanhol reporta, esta quinta-feira, um acréscimo de 6.255 casos de contágio ao balanço total, uma descida em relação à véspera (13.459), sublinhando as autoridades que a incidência acumulada desceu para 132 casos (ontem era de 140) por cada 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

17h39 - Quase quatro vezes mais novos casos do que no desconfinamento de 2020. Portugal tem quase quatro vezes mais novos casos de infeção com o novo coronavírus do que tinha em maio de 2020, quando começaram a ser aliviadas as restrições do primeiro período de confinamento motivado pela pandemia de Covid-19.

Entre 4 e 10 de março deste ano, segundo dados da plataforma Our World in Data, registou-se uma média diária de 74 novos contágios por milhão de habitantes, que contrasta com a média de 21 verificada entre 28 de abril e 4 de maio de 2020, data em que começaram a ser aligeiradas as medidas de contenção.

17h31 - Presidente do INSA reconduzido no cargo por mais cinco anos. O presidente do conselho diretivo do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA), Fernando Almeida, foi reconduzido no cargo por mais cinco anos, segundo um despacho publicado hoje em Diário da República.

17h21 - Agência Europeia do Medicamento tem mais três vacinas em análise. A Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla inglesa) aprovou já quatro vacinas da Covid-19 e tem outras três em análise, o primeiro passo com vista a um eventual aval.

17h15 - Portugal já administrou 1.078.763 vacinas contra a Covid-19. De acordo com a mais recente atualização do Governo, 772.343 correspondem a primeiras doses e 306.420  às duas doses necessárias à imunização.

17h05 - Reino Unido reporta 181 óbitos e 6.753 casos no último dia. O Departamento de Saúde e de Assistência Social britânico reporta esta quinta-feira mais 181 mortes associadas à Covid-19, uma descida em relação ao dia anterior (190), e 6.753 novos casos de contágio, que constitui uma subida em relação à véspera (5.926), numa altura em que se estão a aumentar os testes no sul de Londres para travar a transmissão de uma variante considerada preocupante.

16h46 - Itália reporta mais 373 óbitos e 25 mil casos, taxa de positividade sobe. A Proteção Civil italiana notificou esta quinta-feira o registo de mais 25.673 novos casos de infeção por novo coronavírus, uma subida em relação ao dia anterior (22.409). As autoridades notificam ainda mais 373 óbitos referentes às últimas 24 horas, também uma subida em relação à véspera (332).

16h24 - Parlamento dá 'luz verde' ao 13.º Estado de Emergência. Sem surpresas, e tal como sucedeu nas últimas quatro votações, PS, PSD, CDS e PAN votaram favoravelmente o projeto de decreto presidencial para a renovação, por mais 15 dias, do Estado de Emergência.

16h22 - Mariana Vieira da Silva. Portugal "tem hoje condições para iniciar um processo de levantamento das medidas de confinamento. Isto deve-se a todos os portugueses que cumpriram e tiveram uma grande capacidade de aderir a um conjunto de medidas muito difíceis", disse Mariana Vieira da Silva antes da votação sobre o novo Estado de Emergência.

15h59 - União Europeia autoriza a comercialização e distribuição da vacina da Johnson & Johnson. O anúncio é feito horas depois da Agência Europeia do Medicamento ter autorizado o fármaco da Janssen. Emer Cooke destacou que a vacina "é a primeira vacina que pode ser utilizada como dose única".

15h55 - Cabeleireiros e barbeiros reabrem a partir da próxima semana, avança SIC Notícias. A estação indica que os cabeleireiros e barbeiros irão abrir ao mesmo tempo que o pré-escolar, 1.º ciclo e creches, mas o dia ainda está por acertar. Esta ainda em discussão a venda de artigos ao postigo.

15h44 - Todos os doentes em diálise foram vacinados em três dias. Todos os doentes em diálise e os médicos e enfermeiros que os acompanham foram vacinados em três dias contra a Covid-19, o que contribuiu para uma "descida muito significativa" da mortalidade destes pacientes, segundo a Sociedade Portuguesa de Nefrologia.

15h42 - PS recusa existir banalização do recurso à figura do estado de emergência. O PS recusou hoje que exista uma banalização do estado de emergência, defendendo que a imposição de medidas de recolher obrigatório requerem um procedimento "carregado de simbolismo" com intervenção do Presidente da República, do parlamento e Governo.

15h39 - Aprovada "primeira vacina que pode ser utilizada como dose única" na UE. O diretor executivo da Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla inglesa), Emer Cooke destacou que a vacina da Janssen, hoje aprovada, "é a primeira vacina que pode ser utilizada como dose única".

15h23 - Já decorre o debate sobre o 13.º Estado de Emergência nacional. Acompanhe aqui:

15h22 - Angola diz que país tem condições para regresso de doentes em Portugal. A ministra da Saúde angolana reiterou hoje que o país tem condições para receber e dar continuidade ao tratamento dos doentes que se encontravam em junta médica em Portugal, sobretudo aqueles com insuficiência renal.

15h21 - DGS deve deixar de dar números de casos das regiões autónomas, diz Miguel Albuquerque. O presidente do Governo Regional da Madeira defendeu hoje que a Direção-Geral de Saúde (DGS) deve deixar de divulgar os números da covid-19 relativos às regiões autónomas, considerando que a discrepância dos dados "tira credibilidade" aos organismos.

15h20 -  Maioria dos novos casos dos Açores é da estirpe inglesa. A maioria dos novos casos de infeção por Covid-19 detetados hoje nos Açores pertence a uma cadeia de transmissão na qual foi detetada a estirpe inglesa, adiantou o presidente da Comissão de Acompanhamento da Luta contra a Pandemia.

15h19 - Risco de coagulação sanguínea "não é maior" em pessoas vacinadas. A Agência Europeia do Medicamento (EMA) afirmou hoje que não existem provas, até ao momento, de um aumento de risco de coagulação sanguínea em pessoas vacinadas contra a Covid-19.

A Áustria anunciou no domingo ter interrompido a administração de um lote de vacinas produzidas pelo laboratório anglo-sueco após a morte de uma enfermeira de 49 anos que sucumbiu a "sérios problemas de coagulação" poucos dias depois de ter recebido a vacina.

15h18 - República Checa com novo máximo de doentes nos cuidados intensivos. A República Checa, que vive sob um confinamento severo na tentativa de travar a propagação da Covid-19, registou hoje 1.916 internados nas unidades de cuidados intensivos, o maior número desde o início da pandemia, anunciou o Governo checo.

15h17 - Vacina da Pfizer com eficácia de 97% em casos sintomáticos e graves. A vacina Pfizer/BioNTech é eficaz em 97% contra os casos sintomáticos e as formas graves de Covid-19, segundo um estudo em condições reais realizado em Israel e publicado hoje, que melhora os dados já conhecidos sobre as propriedades desta vacina.

15h14 - Governo britânico defende eficácia e segurança da vacina da AstraZeneca. O governo de Boris Johnson saiu em defesa da vacina desenvolvida pela AstraZeneca em conjunto com a Universidade de Oxford, segundo o The Guardian

Recorde-se que a Agência de Medicamentos Italiana (AIFA) anunciou hoje que suspendeu temporariamente a vacinação de um lote da farmacêutica AstraZeneca por precaução, após relatos de problemas de coagulação diagnosticados em vários países europeus, como a Áustria, que já tinha tomado decisão semelhante.

15h00 - Iniciámos um novo registo. Para conferir as atualizações da manhã clique aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Internamentos descem a pique; EMA aprova vacina da J&J

Recomendados para si

;
Campo obrigatório