Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Costa assume que foi além dos peritos na reabertura até ao 1º ciclo

O primeiro-ministro assumiu hoje que o Governo foi além da posição dos especialistas ao estender a reabertura das aulas na segunda-feira até ao 1º ciclo, invocando os efeitos nefastos do encerramento das escolas no desenvolvimento da aprendizagem.

Costa assume que foi além dos peritos na reabertura até ao 1º ciclo
Notícias ao Minuto

22:13 - 11/03/21 por Lusa

País Covid-19

"O Governo teve em conta dados como o impacto que o encerramento das escolas tem no desenvolvimento das crianças e do respetivo processo de aprendizagem no encerramento das escolas", declarou António Costa na conferência de imprensa em que apresentou o plano de desconfinamento do executivo.

Perante os jornalistas, o líder do executivo defendeu que, em termos globais, o seu executivo procurou "analisar de forma equilibrada os diferentes níveis de preocupação que qualquer Governo deve ter em conta para definir um plano de desconfinamento".

A seguir, António Costa admitiu que, na questão da reabertura das aulas presenciais até ao 1º ciclo, "não seguiu a rigorosamente a recomendação" dos professores Raquel Duarte e Óscar Felgueiras, especialistas que propunham que nesta segunda-feira apenas abrissem creches e jardins de infância.

"Mas o Governo alargou essa abertura ao 1º ciclo e, por outro lado, juntou o terceiro ao segundo ciclo, assim como o Superior ao Ensino Secundário. Consideramos que é fundamental que o processo de aprendizagem seja afetado o mínimo possível", justificou.

António Costa referiu depois que o seu Governo "lutou até ao último momento para não encerrar escola nenhuma".

"E sempre dissemos que a reabertura seria uma das primeiras a tomar. Assim o estamos a fazer", declarou.

Este plano de desconfinamento, acentuou o primeiro-ministro, "corresponde à necessidade de controlar a pandemia e de ir reabrindo com segurança a atividade da sociedade, sem correr riscos".

"Este é um plano conservador com uma reabertura a conta gotas", acrescentou.

Leia Também: Diretores satisfeitos com reabertura de 1.º ciclo e escolas preparadas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório