Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Suspensão da AstraZeneca? Alinhado com EMA, Infarmed acompanha situação

O Infarmed cita a Agência Europeia de Medicamentos e recorda que não há qualquer alteração às recomendações sobre a utilização da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca.

Suspensão da AstraZeneca? Alinhado com EMA, Infarmed acompanha situação
Notícias ao Minuto

17:25 - 11/03/21 por Filipa Matias Pereira com Lusa

País Covid-19

Depois de vários países terem anunciado a suspensão de um lote específico da vacina da AstraZeneca, e de a Dinamarca ter mesmo suspendido a vacina, o Infarmed revela agora que está alinhado com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA na sigla em inglês) e continuará a acompanhar a situação. 

Esta quinta-feira, em nota partilhada no seu 'site', a Autoridade do Medicamento recorda que a EMA divulgou uma informação sobre o fármaco, na sequência da notificação de reações adversas relacionadas com a formação de coágulos sanguíneos em pessoas que receberam a vacina. 

Refere o regulador português que "os resultados preliminares [da investigação levada a cabo] sugerem não existir uma relação causal entre a administração desta vacina e estes eventos. Neste sentido, os benefícios da utilização da vacina contra a COVID-19 da AstraZeneca mantêm-se superiores ao risco, não havendo qualquer alteração às recomendações sobre a sua utilização". 

A EMA e o Infarmed mantêm o compromisso de acompanhar a situação e atualizarão a informação quando necessário.

A posição do Infarmed surge depois de a Agência Europeia EMA ter assegurado que, por enquanto, não existem provas de um aumento de risco de coagulação sanguínea em pessoas vacinadas contra a covid-19.

"As informações disponíveis até ao momento indicam que o número de tromboembolias em pessoas vacinadas não é superior ao observado em toda a população", referiu a EMA numa nota enviada à agência noticiosa France-Presse.

A Áustria anunciou no domingo ter interrompido a administração de um lote de vacinas produzidas pelo laboratório anglo-sueco após a morte de uma enfermeira de 49 anos que sucumbiu a "sérios problemas de coagulação" poucos dias depois de ter recebido a vacina.

Já no passado domingo, na sequência da suspensão anunciada pela Áustria, o Infarmed revelou que o lote em causa "não está a ser utilizado em Portugal". 

Estónia, Lituânia, Letónia e Luxemburgo suspenderam depois a vacinação com doses provenientes do mesmo lote, entregue em 17 países e que incluía um milhão de vacinas. Entretanto, Dinamarca, Islândia e Noruega anunciaram hoje a suspensão do uso da vacina AstraZeneca, apesar de, na quarta-feira, um inquérito preliminar da EMA sublinhar que não existia qualquer relação entre a vacina deste laboratório e a morte ocorrida na Áustria.

Em Portugal, morreram 16.635 pessoas dos 812.575 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

[Notícia atualizada às 17h51]

Leia Também: Após Áustria, mais sete países suspendem toma da vacina da AstraZeneca

Recomendados para si

;
Campo obrigatório