Meteorologia

  • 19 SETEMBRO 2021
Tempo
17º
MIN 17º MÁX 26º

Edição

FAP apela para que Ensino Superior "não seja esquecido"

A Federação Académica do Porto (FAP) apelou hoje para que os estudantes, docentes e pessoal não docente do Ensino Superior "não sejam esquecidos" no processo de testagem à Covid-19 no momento da retoma parcial da atividade prevista para abril.

FAP apela para que Ensino Superior "não seja esquecido"

Em comunicado, a FAP afirma hoje que, após o anúncio do primeiro-ministro, António Costa, relativamente ao plano de desconfinamento, quer que o Ensino Superior "não fique esquecido no processo de testagem".

"No comunicado do primeiro-ministro feito ao país, a informação divulgada sobre a testagem massiva, que pretende prevenir focos e diminuir o risco de infeção no regresso ao ensino presencial, não incluiu os estudantes do ensino superior", refere.

Citada no comunicado, a presidente da FAP, Ana Gabriela Cabilhas, afirma que no desconfinamento é importante "não esquecer o contexto específico das instituições, que irão receber estudantes deslocados, vindos de diferentes zonas do país".

Quanto à retoma parcial da atividade presencial no ensino superior, prevista para 19 de abril, a FAP considera que "a capacidade de antecipação do regime misto é essencial para reduzir o clima de instabilidade que se vive no seio da comunidade académica".  

"O principal objetivo é continuar a salvaguardar a saúde dos estudantes, sem prejudicar ainda mais o percurso académico", salienta a federação.

Nesta matéria, Ana Gabriela Cabilhas defende que no ensino misto se devem priorizar "as atividades letivas cuja parte presencial é considerada essencial", nomeadamente, atividades clínicas, estágios, aulas práticas e laboratoriais.

O primeiro-ministro, António Costa, sublinhou hoje que o programa de testagem nas escolas acompanhará a reabertura dos diferentes níveis de ensino, de forma a detetar eventuais casos de covid-19 "no momento".

As crianças das creches assim como os alunos do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo regressam no próximo dia 15 às escolas, e o programa de rastreios laboratoriais para a SARS-Cov-2 prevê a realização de testes no reinício das atividades presenciais.

O reinício das atividades escolares presenciais, suspensas desde o final de janeiro, vai implicar a realização de um teste rápido de antigénio em amostras do trato respiratório superior (exsudado da oro/nasofaringe) a docentes e não docentes de todos os níveis de ensino - desde creches ao ensino secundário - assim como aos alunos do ensino secundário.

De acordo com o "Programa de Rastreios laboratoriais para a SARS-CoV-2 nas creches e estabelecimentos de educação e ensino" divulgado na segunda-feira, Depois do primeiro teste, será "adotada uma estratégia de rastreios periódicos, nos concelhos com uma incidência cumulativa a 14 dias superior a 120/100.000 habitantes" através de testes rápidos de antigénio.

Os estabelecimentos de ensino estão encerrados desde o final de janeiro devido ao agravamento da situação epidemiológica em Portugal. Cerca de 1,2 milhões de alunos, do primeiro ciclo ao secundário, retomaram as aulas em 08 de fevereiro, mas à distância.

As crianças da creche ao 1.º ciclo regressam à escola na segunda-feira, no mesmo dia em que reabrem também as Atividades de Tempos Livres (ATL) destinadas às crianças até ao 1.º ciclo.

Só depois das férias da Páscoa regressam os restantes alunos, segundo o plano de desconfinamento hoje apresentado pelo primeiro-ministro, que explicou que este será um processo feito a "conta-gotas".

Em 5 de abril voltam ao ensino presencial os cerca de 530 mil alunos do 2.º e 3.º ciclos, que voltam a ter também abertos os ATL´s.

Os alunos do ensino secundário e do ensino superior só voltam a ter aulas presenciais em 19 de abril, anunciou António Costa.

Leia Também: Ministério sugere testes e atenção à saúde mental de alunos do superior

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório