Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

AO MINUTO: Portugal com número de novos casos mais baixo desde outubro

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Portugal com número de novos casos mais baixo desde outubro
Notícias ao Minuto

08:04 - 22/02/21 por Andrea Pinto

Mundo Covid-19

Os números da Covid-19 em Portugal continuam a abrandar e este domingo o país registou o menor número de novos casos desde outubro. Segundo a Direção Geral de Saúde, em 24 horas, o Portugal registou mais 65 óbitos e 1.186 novos contágios de Covid-19. Entre os aspetos positivos há ainda a referir um menor número de internamentos.

Contudo, os cuidados são para manter, até porque já foram identificados no país sete casos da nova variante do vírus do Brasil, a qual se acredita ser mais contagiosa e mais difícil de identificar.

Com base em tudo isto, e por forma a definir a estratégia do país para continuar a combater o vírus, Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa e os líderes partidários reúnem-se, esta segunda-feira, com diversos especialistas e com o coordenador da `task force´ do plano de vacinação para uma nova avaliação da pandemia da covid-19 em Portugal, naquela que será a 16.ª reunião sobre a "situação epidemiológica da covid-19 em Portugal".

Pode consultar estes mapas interativos sobre a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

15h45 - Este registo termina aqui. Continue a acompanhar-nos neste novo link.

15h30 -Uma idosa de 94 anos foi atropelada pelo carro da própria filha, momentos depois de ter sido vacinada contra a Covid-19. O acidente aconteceu em Conceição da Aparecida, perto de Belo Horizonte, no Brasil.

15h08 -André Peralta Santos, da Direcção-Geral da Saúde (DGS), afirmou na reunião do Infarmed que "houve uma consolidação da tendência de descida" da incidência da pandemia no país, nos últimos 14 dias.

"Uma descida muito significativa e expressiva, portanto no número de novos casos, e estamos, ao dia 20 [de fevereiro], com uma incidência de 322 casos por 100 mil habitantes, e ainda com uma variação semanal de descida bastante acentuada", precisou.Contudo, há regiões do país "ainda com incidências altas", especialmente, "na região de Lisboa e Vale do Tejo, no Alentejo e no Centro".

15h05 - A alta-comissária para a covid-19 na Guiné-Bissau, Magda Nery Robalo, disse hoje que a situação epidemiológica está grave e a curva de infeções pelo novo coronavírus continua a subir.

14h49 - A semana arranca com apenas 15 concelhos com mais de 960 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, de acordo com o relatório epidemiológico da DGS. Confira aqui se algum deles é o seu.

14h51 - A polícia de Madrid teve que interromper uma festa onde participavam 37 pessoas, sem cumprir as regras de segurança contra a Covid-19.

14h47 -A Galiza reabriu, hoje, os seus hotéis e permite reuniões entre pessoas que não vivam na mesma casa. As reuniões entre pessoas que não vivem juntas estão limitadas a um máximo de quatro pessoas. Nos municípios com menos de 250 contágios por 100.000 habitantes, os bares e restaurantes podem abrir tanto as suas esplanadas como o seu espaço interior, com uma capacidade máxima de 50% e 30% respectivamente.

14h30 - Já arrancou a reunião com especialistas no Infarmed. Acompanhe aqui

14h27 - Portugal regista, esta segunda-feira, 61 mortos e 549 casos.

14h25 - Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, quatro novos casos positivos de covid-19 nos Açores, todos em São Miguel, e 17 pessoas recuperaram da doença na região, informou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

14h03 - Os hospitais da região Centro mantêm a descida do número de doentes internados devido à covid-19, registando-se no domingo 761, menos 64 do que na quinta-feira, quando totalizavam 825, informou hoje a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).

14h00 - Já foram administradas 680 257 vacinas contra a COVID-19 em Portugal.

13h54 - O presidente do CDS desafiou hoje o Governo a "começar a planear" o desconfinamento da Educação, para permitir o regresso às aulas presenciais dos alunos até aos 12 anos.

"Se permitíssemos o regresso às aulas presencias a crianças até aos 12 anos, isso permitiria uma certa retoma da atividade do país, libertaria os pais da pressão de ter de acompanhar as aulas dos seus filhos em casa, garantiria uma melhor gestão da sua vida profissional", referiu Francisco Rodrigues dos Santos.

13h40 - O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) ameaçou hoje endurecer a luta se o Governo não retomar o diálogo pela integração de enfermeiros precários no Serviço Nacional de Saúde (SNS), durante uma ação de protesto no Barreiro.

"A perspetiva que temos é que muitos enfermeiros possam sair, o que seria catastrófico para o SNS", sublinhou, advertindo que o SEP vai "elevar o tom das formas de luta" nos próximos meses.

13h20 - Sanofi e GSK lançam novo ensaio com versão reformulada da vacina. Os grupos farmacêuticos Sanofi e GSK lançaram hoje um novo ensaio clínico para a sua principal candidata a vacina contra a Covid-19, depois dos resultados insuficientes da primeira versão no final do ano passado.

12h50 - A pandemia de covid-19 já provocou a morte de pelo menos 2.466.453 em todo o mundo desde que foi detetada na China no final de 2019, avança hoje a agência francesa de notícias AFP.

12h30 - Paulo Portas, ex-presidente do CDS e antigo ministro, considerou, este domingo, que Portugal deve aumentar a capacidade de testagem e de rastreio, sobretudo, para garantir um eventual desconfinamento seguro e controlado.

"Não podemos abrir a sociedade portuguesa, quando chegar o tempo, com este nível de testagem", defendeu o centrista, no seu espaço de comentário semanal na TVI24.

12h02 - O surto detetado em janeiro no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Paredes de Coura, que infetou 74 dos 80 utentes e 28 dos 44 funcionários, está sanado, mas registou cinco mortes associadas à covid-19, foi hoje divulgado.

11h51 - O Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ) questionou a ministra da justiça sobre a vacinação contra a covid-19, plano que dizem desconhecer e a data do início, após Francisca van Dunem ter dito que estava para breve.

11h40 - As escolas e creches reabriram hoje em grande parte da Alemanha, após dois meses fechadas, apesar dos receios de uma terceira onda da pandemia de covid-19 causada pela propagação da variante inicialmente detetada no Reino Unido.

11h25 - O grupo de especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) que visitou a China para estudar a origem da pandemia da covid-19 vai recomendar um rastreamento "mais profundo" dos contactos do primeiro paciente conhecido. Os especialistas também querem saber mais sobre a cadeia de fornecimento de quase uma dúzia de comerciantes no mercado de Huanan, na cidade de Wuhan, que se acredita ter desempenhado um papel fundamental na propagação da doença, no final de 2019.

11h20 -O número de desempregados inscritos nos centros de emprego subiu para 424.359 em janeiro, de acordo com os dados divulgados esta segunda-feira pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

"No fim do mês de janeiro de 2021, estavam registados, nos Serviços de Emprego do Continente e Regiões Autónomas, 424.359 indivíduos desempregados, número que representa 71,2% de um total de 596.290 pedidos de emprego", pode ler-se no relatório divulgado pelo IEFP.

10h44 - O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, lamentou hoje que a pandemia de covid-19 esteja a ser usada por alguns países - que não nomeou - para suprimir "vozes dissonantes" e silenciar a informação independente.

10h35 - Um em cada três profissionais de saúde na linha de frente contra a Covid-19 apresentam níveis severos de 'burnout', revela um estudo da Universidade Portucalense, desenvolvido pelo REMIT (Research on Economics, Management and Information Technologies). A exaustão é provocada pelos altos níveis de contágio, e consequente ruptura do setor de saúde.

10h25 - O Ministério da Defesa adiou até 30 de abril o início do 17.º Dia da Defesa Nacional, conjunto de atividades de esclarecimento e promoção das Forças Armadas junto dos jovens portugueses, informou o Governo.

10h20 -O primeiro-ministro britânico deve apresentar hoje no parlamento aquele que é o seu plano de alívio às medidas de restrição em Inglaterra. O The Guardian já se antecipou e publicou aquelas que devem ser as medidas a ser apresentadas, ainda hoje, por Boris Johnson. O plano é composto por quatro fases e tem início com a reabertura das escolas.

10h07 - O Serum Institute of India (STI), o maior fabricante mundial de vacinas, pediu aos países que aguardam vacinas contra a covid-19 que sejam "pacientes", depois de receber ordens para dar prioridade "às enormes necessidades" da Índia.

10h00 - A inclusão das instituições de ensino superior na transição digital e a criação de agendas para o conhecimento de recursos naturais são duas das propostas do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas para o Plano de Recuperação e Resiliência.

09h45 -O Governo aprovou, na semana passada, em Conselho de Ministros, o alargamento da medida de apoio aos pais por causa do fecho das escolas. O diploma foi publicado esta segunda-feira em Diário da República e entra em vigor amanhã, terça-feira, dia 23 de fevereiro. Na prática, há duas situações distintas: uma em que o apoio passa a ser pago a 100% e casos em que os pais podem trocar o teletrabalho pelo apoio. Informe-se melhor aqui.

09h30 - O presidente da ANJE, Alexandre Meireles, defendeu, em entrevista à Lusa, que "era interessante deixarem falar mais os jovens" empresários, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), sobre o que consideram "importante para o futuro de Portugal".

O que acontecer "com o fundo de Resiliência e Recuperação terá mais impacto na nossa vida porque, em média, iremos andar aqui mais 30 anos a gerir empresas, enquanto muitas vezes falam empresários que têm todas as qualidades e falam bem, mas estão já numa fase que se calhar não é tão importante", afirmou o presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE).

09h00 - A asma parece não constituir um fator de risco para a covid-19 em crianças, mesmo nas que também são obesas, mas podem ser "vetores de transmissão" do vírus SARS-CoV-2.

08h36 - Faz hoje um ano em que foi identificado o caso do primeiro português infetado no mundo. Tratava-se de Adriano Maranhão, canalizador do navio Diamond Princess, que ficou atracado vários meses no Japão, após a identificação de vários casos de Covid-19 a bordo.

O português acabou por ficar infetado e teve que ficar isolado sozinha na sua cabine, uma situação que não recorda com saudades. Em declarações à TVI, o português refere que "cansaço e dores de cabeça" foram os sintomas que sofreu e que na sequência da infeção esteve "uma semana fechado na cabine, sem informação e sem cuidados médicos".

"Foi uma situação complicada", recorda, dado que na altura não havia muita informação" sobre a doença. Um ano depois, o português refere que não ficou com sequelas, mas afirma que há um ano que não sobe a bordo de um navio uma vez que teme que a situação se volte a repetir.

08h20 - O primeiro-ministro, António Costa, apontou hoje como desafio do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) identificar projetos exequíveis até 2026 com impacto imediato na recuperação económica e no emprego e potencial de reforma estrutural.

No âmbito da iniciativa governamental "PRR em debate", o primeiro-ministro, em vídeo, procura enquadrar este documento e as prioridades para aplicação das verbas da chamada "bazuca europeia" de resposta à crise económica e social provocada pela pandemia de covid-19.

08h02 -A Alemanha regista, esta segunda-feira, mais 4.369 casos de Covid-19 e 42 mortos, em 24 horas. No total, o país contabiliza já 2.390.928 casos de infeção pelo novo coronavírus e 67.903 vítimas mortais da doença, segundo dados atualizados do Instituto Robert Koch.

07h56 - A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, destacou hoje o aumento de casos de violência e crime na sequência da pandemia de covid-19, salientando várias medidas de proteção das vítimas tanto no plano penal como no civil.

Num artigo por si assinado, a ministra refere que a pandemia criou condições para o aumento dos casos de violência doméstica, de abusos sexuais, de exploração de pornografia infantil."Numa outra dimensão, potenciou também um aumento das vítimas de racismo e de xenofobia e dos discursos de ódio, em formulações mais ou menos elaboradas", realçou.

07h50 - O governo australiano deu início, esta segunda-feira, à sua primeira fase de vacinação contra a Covid-19. Os profissionais essenciais e os idosos residentes em lares são os primeiros a ser vacinados.

Notícias ao Minuto Jane Malysiak, de 84 anos, foi a primeira a receber a vacina no país© Reuters

07h45 - O Jornal de Notícias dá conta de que há autarcas a bater de porta em porta para garantir que todos os cidadãos da região são vacinados. A medida surge na medida em que mais de metade das mensagens enviadas pelo SNS ficam sem resposta por parte dos moradores mais idosos do Interior do país.

07h36 - A TAP vai avançar hoje, preventivamente, com o regime sucedâneo, uma solução unilateral enquanto aguarda a decisão dos sindicatos dos pilotos e dos tripulantes sobre o acordo de emergência para a empresa, anunciou sábado o governo.

Segundo o Ministério das Infraestruturas e da Habitação, trata-se de uma "medida preventiva caso venha a ser necessário", enquanto o governo aguarda "pela deliberação das assembleias-gerais dos dois únicos sindicatos que ainda não ratificaram o Acordo de Emergência".

07h30 -O Presidente da República, o primeiro-ministro e os líderes partidários reúnem-se com diversos especialistas e com o coordenador da `task force´ do plano de vacinação para uma nova avaliação da pandemia da covid-19 em Portugal.

Esta será a 16.ª reunião sobre a "situação epidemiológica da covid-19 em Portugal", que tem início às 14h30, a partir das instalações do Infarmed - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, em Lisboa, e que decorre por videoconferência.

07h17 - A Comissão de Saúde da China informou hoje que foram diagnosticados 11 casos de covid-19, nas últimas 24 horas, todos oriundos do exterior. Até à meia-noite (16:00 de domingo em Lisboa), o número total de infetados ativos na China continental se fixou em 401, entre os quais dois em estado grave.

07h16 - O Presidente da Venezuela fez saber, no domingo, um novo confinamento restritivo preventivo da covid-19, a partir de hoje, com base no sistema local "7+7", sete dias de quarentena restrita e sete de flexibilixação.

07h15 - O México registou 310 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas, ultrapassando os 180 mil óbitos desde o início da pandemia, disseram no domingo as autoridades mexicanas.

07h12 - Portugal preside hoje a um conselho informal dos ministros da União Europeia do Emprego, Política Social, Saúde e Consumidores consagrado ao Plano de Ação do Pilar dos Direitos Sociais, uma das prioridades da presidência portuguesa da UE. Este tem o objetivo de discutir alguns dos temas prioritários para a recuperação económica e social da Europa.

07h08 - Os Estados Unidos registaram 1.312 mortos causados pela covid-19 nas últimas 24 horas, e 57.736 casos, indicou no domingo a contagem independente da Universidade norte-americana Johns Hopkins.

07h05 - A Índia registou 83 mortes por covid-19 e 14.199 casos nas últimas 24 horas, anunciou hoje o Ministério da Saúde indiano. Desde o início da pandemia, a Índia contabilizou mais de 11 milhões de casos do novo coronavírus (11.005.850), mantendo-se como o segundo com mais infeções.

Leia Também: AO MINUTO: Sete casos da variante do Brasil cá. Rússia vacina sem-abrigo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório