Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Maduro e Putin ratificaram compromisso no combate ao coronavírus

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e o seu homólogo russo Vladimir Putin ratificaram hoje o compromisso mútuo de combater o novo coronavírus, informou o ministério venezuelano de Relações Exteriores em comunicado.

Maduro e Putin ratificaram compromisso no combate ao coronavírus
Notícias ao Minuto

21:43 - 19/02/21 por Lusa

Mundo Covid-19

"O Presidente Nicolás Maduro teve uma conversação telefónica com o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante a qual reafirmaram o compromisso de ambos governos na luta contra a pandemia da covid-19, através da solidariedade e apoio mútuo", explica.

Segundo o comunicado, Maduro expressou o agradecimento do povo venezuelano pela chegada do primeiro lote de 100 mil vacinas Sputnik, dos 10 milhões que foram adquiridos por Caracas e informou o presidente russo sobre o início do processo de vacinação na Venezuela.

A consolidação da paz na Venezuela e o aumento de 4% do comércio bilateral com a ativação da rota aérea Caracas -- Moscovo, foram outros assuntos de conversa.

"Finalmente, manifestaram o interesse de continuar o desenvolvimento de novos projetos de investimento em distintos setores, no marco da cooperação binacional", concluiu o comunicado.

No sábado, a Venezuela recebeu as primeiras 100 mil doses da vacina russa Sputnik-V contra a covid-19, destinadas à população mais vulnerável e aos profissionais da saúde, para reduzir a transmissão local da doença.

As vacinas russas chegaram ao aeroporto de Simón Bolívar, no norte de Caracas, num voo da companhia aérea estatal venezuelana Conviasa. A vice-Presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, afirmou que a Rússia "estendeu uma mão solidária e amiga" aos venezuelanos.

O processo de vacinação começou na quinta-feira em Caracas, de acordo com a imprensa local.

Segundo a Academia Nacional de Medicina (ANM) da Venezuela, o país necessita de 30 milhões de vacinas para imunizar 15 milhões de pessoas, 3,5 milhões delas de maneira prioritária.

Num relatório, divulgado na segunda-feira, a ANM pediu que a Venezuela possa "ter acesso a uma gama de diferentes vacinas seguras e eficazes" e a implementação de um plano de vacinação "baseado em princípios de equidade e evidências científicas".

Desde 13 de março de 2020 que a Venezuela está em estado de alerta, o que permite ao executivo tomar "decisões drásticas" no combate à pandemia da covid-19.

Nos últimos meses, a Venezuela tem aplicado um modelo próprio de quarentena, que consiste em sete dias de estrito confinamento seguido de sete dias de flexibilização.

As autoridades sanitárias venezuelanas contabilizaram 1.285 mortos e 133.577 casos, desde o início da pandemia em março de 2020.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.441.926 mortos no mundo, resultantes de mais de 110,2 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Leia Também: AO MINUTO: Plano de vacinação adaptado; Mais de cem mil euros em multas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório