Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Merkel dispõe de "gama mais ampla de acordos" com Biden do que com Trump

A chanceler alemã, Angela Merkel, assegurou hoje dispor de uma "gama muito mais ampla de acordos", nomeadamente em matéria climática, com o novo Presidente norte-americano, Joe Biden, do que com o antecessor, Donald Trump.

Merkel dispõe de "gama mais ampla de acordos" com Biden do que com Trump
Notícias ao Minuto

12:23 - 21/01/21 por Lusa

Mundo Alemanha

"Se virem apenas os decretos que foram assinados ontem (na quarta-feira, por Biden), veem que podemos trabalhar juntos novamente" em áreas como as alterações climáticas ou a imigração, congratulou-se Merkel durante uma conferência de imprensa.

Com a posse do novo presidente dos Estados Unidos, adiantou a chanceler, "haverá também discussões sobre como fazer as coisas bem para os dois países", mas assinalou que não deve ser esperado um consenso em todos os assuntos.

"Todos dizem, com razão, que a Europa deve assumir mais responsabilidade, não apenas militarmente, mas também diplomaticamente e em muitas outras áreas, a boa notícia é que nós, na Alemanha, estamos prontos para isso e a União Europeia também", disse ainda Merkel.

Mas, em relação aos Estados Unidos, insistiu "a cooperação volta simplesmente a ter uma base mais ampla de convicções comuns".

Na quarta-feira, felicitando Joe Biden e a sua vice-presidente, Kamala Harris, pela posse, Merkel afirmou estar desejosa de abrir "um novo capítulo" nas relações entre a Alemanha e os Estados Unidos.

Entre os pontos de desacordo que devem persistir com a nova administração norte-americana, a chanceler mencionou o polémico projeto do gasoduto Nord Stream 2, que encaminhará gás russo para a Alemanha e a Europa e ao qual se opõem tanto os democratas como os republicanos.

Merkel também reiterou as críticas às sanções extraterritoriais que os Estados Unidos ameaçam aplicar às empresas europeias envolvidas naquele projeto, adiantando que também neste caso não espera que Washington mude de opinião.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório