Meteorologia

  • 07 MARçO 2021
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 18º

Edição

AO MINUTO: "Confinamento mais rigoroso"?; Israel faz pacto com Pfizer

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: "Confinamento mais rigoroso"?; Israel faz pacto com Pfizer

O número diário de casos de Covid-19 que Portugal tem registado nos últimos dois dias - na ordem dos 10 mil - levaram o Governo a adotar restrições mais apertadas a partir de amanhã e, essencialmente, para o próximo fim de semana.

No final do Conselho de Ministros desta quinta-feira, António Costa revelou que, no próximo fim de semana, em todos os concelhos que registem mais de 240 casos de Covid-19 por 100 mil habitantes será proibida a circulação entre concelhos e proibida também a circulação na via pública a partir das 13h00.

Estas medidas são aplicáveis ao oitavo Estado de Emergência - que vigora das 00h de dia 8 e até às 23h59 de dia 15 de janeiro. Entretanto, o Executivo vai voltar ao Infarmed para ouvir os especialistas que, entretanto, deverão ter dados mais consistentes sobre os efeitos do Natal e do Ano Novo na evolução da pandemia.

Perante a previsão de um cenário mais complicado, o primeiro-ministro deixou desde já a 'porta aberta' a um confinamento "como em março", mas sem fechar as escolas.

Portugal registou, esta quinta-feira, mais 95 mortos e 9.927 novos casos de Covid-19. Em termos acumulados, o país totaliza 93.360 vítimas mortais e 456.533 infetados. O número de óbitos registado hoje, sublinhe-se, é o segundo mais elevado desde o passado dia 13 de dezembro, em que foram contabilizadas 98 mortes, e desde o início da pandemia no país.

Veja aqui os mapas de atualização da Covid-19 em Portugal e no mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h00 - Chegou ao fim este registo, mas o acompanhamento será retomado na manhã de sexta-feira. Já sabe, acompanhe as comunicações das autoridades competentes e, caso tenha sintomas, contacte:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

23h58 - Marcelo admite "confinamento muito mais rigoroso": O Presidente da República antecipou hoje dois cenários em relação às medidas de combate à pandemia de covid-19, admitindo que se as infeções se mantiverem nos valores mais recentes será necessário ponderar um "confinamento muito mais rigoroso".

23h42 - Atualização na Colômbia: A Colômbia ultrapassou hoje as 45.000 mortes por covid-19, num dia em que anunciou mais 344 vítimas mortais e alcançou o recorde diário de novas infeções, com mais de 17.500.

23h40 - Criança com Covid-19 morreu na Califórnia: Uma criança, residente no estado norte-americano da Califórnia, morreu depois de ter sido infetada com o novo coronavírus. A vítima, esclareceram as autoridades de saúde oficiais, tinha "graves condições clínicas subjacentes".

23h01 - Atualização nos EUA: Os Estados Unidos registaram nas últimas 24 horas perto de 3.900 mortes devido à covid-19, o maior número de óbitos registados desde o início da pandemia, numa altura em que alguns hospitais já estão a decidir quem é assistido.

22h59 - Atualização no Brasil: Brasil, o país lusófono mais afetado pela pandemia, notificou esta quinta-feira 87.843 novas infeções pelo novo coronavírus e 1.524 mortos relacionados com a Covid-19.

Estes dados representam um aumento do número diário de casos e de mortes, já que ontem foram reportados 1.242 mortes e 63.430 casos.

22h25 - "É uma forma de proteger quem amamos", diz médico brasileiro que tomou a vacina contra a Covid-19 nos EUA, citado pelo G1.

22h22 - Zidane com teste negativo após contacto com pessoa infetada: O técnico do Real Madrid, Zinedine Zidane, teve um teste negativo para o novo coronavírus, depois de ter estado em contacto com uma pessoa contaminada, disseram fontes do clube da liga espanhola à Efe.

22h13 - Netanyahu anuncia pacto com Pfizer para receber mais vacinas: O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, anunciou hoje um pacto com a farmacêutica Pfizer para receber mais vacinas para retomar a campanha de vacinação contra a covid-19 e imunizar todos os israelitas acima de 16 anos até ao final de março.

22h10 - Atualização na Madeira: A Madeira registou hoje mais duas mortes associadas à covid-19, duas mulheres com 46 e 86 anos, no dia em que a região reporta 77 novos casos positivos e 1.027 situações ativas, informou a Direção Regional de Saúde.

21h56 - A Santa Casa da Misericórdia de Trancoso, no distrito da Guarda, anunciou hoje que morreram três pessoas num dos três lares da instituição, na sequência de um surto de covid-19.

21h14 - Vacinas no Brasil. O Brasil tem 354 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19, anunciou esta quinta-feira o Ministério da Saúde brasileiro.

21h11 - Ensino presencial é o objetivo porque escolas "não são focos de contágio": O Ministério da Educação pretende manter o ensino presencial pela sua importância para os alunos e porque "está comprovado que as escolas não são foco de contágio" de covid-19, afirmou hoje a secretária de estado Inês Ramires.

21h08 - Atualização em França: A França registou nas últimas 24 horas 277 vítimas mortais devido à covid-19, elevando assim o total desde o início da pandemia para 66.841 mortes, segundo divulgaram hoje as autoridades francesas.

21h05 - Oitavo Estado de Emergência. Conheça as regras em vigor no seu concelho - Dias 9 e 10, em todos os concelhos que registem mais de 240 casos de Covid-19 por 100 mil habitantes, será proibida a circulação na via pública a partir das 13 horas. Novas restrições podem chegar na próxima semana, mas até lá relembre as que estão em vigor.

19h59 - Vacinação na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) decorreu no concelho de Macedo de Cavaleiros, como mostra o SNS no Twitter.

19h55 - Atualização em Cabo Verde. Cabo Verde registou mais 94 casos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando para 12.146 o total de infeções acumuladas desde 19 de março, conforme dados avançados hoje pelo Ministério da Saúde.

19h51 - Perante a pandemia de Covid-19, os profissionais da Cultura marcam protesto nacional para dia 30, revela o Bloco de Esquerda.

19h43- No Brasil, o ministro Eduardo Pazuello dá uma entrevista coletiva para esclarecer as dúvidas sobre a Medida Provisória das vacinas contra a Covid-19, revelou o Ministério da Saúde no Twitter.

19h39 - Mais três mortes no Lar de Alcáçovas. Três utentes do lar da Misericórdia de Alcáçovas, no concelho de Viana do Alentejo, distrito de Évora, infetadas com covid-19 morreram hoje e o total de óbitos na instituição subiu para 24, disse o provedor.

19h39 - Hospitais de Penafiel e Amarante suspendem visitas a doentes: O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) vai suspender a partir de sexta-feira, temporariamente, as visitas aos doentes internados em Penafiel e Amarante devido ao aumento de casos de covid-19 na região, segundo fonte oficial.

19h37 - Ocupação superior a 90% em cuidados intensivos no Hospital de Matosinhos: O Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, regista hoje uma taxa de ocupação de doentes com SARS-CoV-2 superior a 90% em cuidados intensivos, número que está a ser gerido "com alguma preocupação", referiu hoje o conselho de administração.

19h13 - O candidato presidencial João Ferreira, apoiado por PCP e 'Os Verdes', decidiu hoje cancelar iniciativas de campanha como refeições coletivas, "arruadas" e desfiles, anunciou a estrutura da candidatura.

18h55 - Vacinas são "verdadeiro plano" para recuperação: O ex-presidente da Comissão Europeia Durão Barroso defendeu hoje que o sucesso do programa de vacinas é o "verdadeiro plano" para a recuperação da economia global num cenário pós-pandemia, destacando a robustez da resposta europeia nesta matéria.

18h54 - Atualização em Angola: Angola registou 110 novos casos e 478 pessoas foram consideradas recuperadas, nas últimas 24 horas, período em que não foi notificado nenhum óbito, informaram hoje as autoridades sanitárias angolanas.

18h48 - A Câmara de Viana do Alentejo (Évora) anunciou hoje ter encerrado os serviços de atendimento ao público, proposto suspender as aulas presenciais e cancelado as comemorações do feriado municipal, devido ao aumento de casos de covid-19.

18h47 - Bares e restaurantes em França só reabrem a partir de fevereiro: O primeiro-ministro francês, Jean Castex, anunciou hoje que os bares e restaurantes só vão reabrir possivelmente a partir de 15 de fevereiro e que recolher obrigatório no país vai estar em vigor até 20 de janeiro.

18h46 - Um surto de covid-19 no Centro Social de Mosteiros, no concelho de Arronches (Portalegre), já infetou, pelo menos, 39 utentes e funcionários, divulgou hoje o município.

18h30 - Apenas 10 dos 25 concelhos em risco moderado partilham fronteiras: Dos 25 concelhos em situação moderada de covid-19, que escapam ao recolher obrigatório ao fim de semana determinado hoje pelo Governo, apenas 10 partilham fronteiras, com destaque para uma mancha de seis municípios do litoral alentejano ao barlavento algarvio.

18h28 - Costa recebe amanhã PSD, BE, PCP, CDS e PS: O primeiro-ministro recebe na sexta-feira, em São Bento, delegações do PSD, Bloco de Esquerda, PCP, CDS-PP e PS sobre a possibilidade de serem tomadas medidas mais restritivas para combater o aumento de casos de covid-19 em Portugal.

18h06- Hospitais de Coimbra suspendem atividade cirúrgica programada: O Centro Hospital e Universitário de Coimbra (CHUC) suspendeu a atividade cirúrgica programada, convencional e ambulatória que ocorra no bloco operatório central, com exceção de doentes oncológicos, urgentes e muito prioritários e prioritários, foi hoje anunciado.

18h06 - O número de óbitos no Lar Nossa Senhora das Candeias, em Mourão, distrito de Évora, onde está ativo um surto de covid-19, subiu para sete, mais quatro do que no anterior balanço, revelou hoje fonte da Câmara Municipal.

18h04 - Madeira com recolher obrigatório às 18h: Todos os estabelecimentos comerciais, cafés e restaurantes na Madeira vão encerrar às 17h00 nos próximos dois fins de semana e há recolher obrigatório a partir das 18h00 nesses dias, anunciou hoje o Governo Regional.

18h03 - Zidane em isolamento: Zinedine Zidane foi, esta quinta-feira, colocado em isolamento profilático, depois de ter estado em contacto direto com uma pessoa que foi, entretanto, diagnosticada com uma infeção pelo novo coronavírus.

18h02 - FNE sugere que alunos do secundário tenham ensino misto: A Federação Nacional da Educação (FNE) pediu hoje ao Governo a implementação de medidas nas escolas que diminuam o risco de contágio durante a pandemia de covid-19, sugerindo como hipótese que os alunos do secundário pudessem passar a ensino misto.

17h59 - "É estúpido não tomar a vacina. Não doeu nada". As palavras são de Nell, uma idosa de 100 anos que foi hoje vacinada contra a Covid-19 no Reino Unido.

17h55 - Atualização em Espanha: Espanha supera os dois milhões de contágios pelo novo coronavírus ao somar mais 42.360 novos casos, desde terça-feira.

17h52 - "Amanhã e sábado ouviremos os partidos políticos com assento parlamentar e a concertação social e no dia 12 terá lugar uma nova reunião no Infarmed", lembrou Costa no Twitter.

17h46 - António Costa recordou, na rede social Twitter, as medidas adotadas hoje em Conselho de Ministros para controlar a pandemia.

17h38 - Madeira já vacinou 1.215 profissionais: O Serviço de Saúde da Madeira (Sesaram) indicou hoje que 1.215 profissionais do setor público já foram vacinados contra a covid-19, no âmbito do Plano Regional de Vacinação, que teve início em 31 de dezembro de 2020.

17h36 - Atualização em Itália: Itália registou 18.020 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e 414 óbitos nas últimas 24 horas, divulgaram, esta quinta-feira, as autoridades de saúde italianas. É uma descida significativa desde ontem em que foram registados mais 20.331 casos e 548 mortes.

17h12 - Quase duplicou número de concelhos em risco extremo: O número de concelhos em risco extremo de transmissão da covid-19, com mais de 960 casos por 100 mil habitantes, quase que duplicou, passando de 30 para 56, segundo a lista atualizada divulgada hoje pelo Governo.

17h11 - "Há condições para que ato eleitoral decorra em segurança": O primeiro-ministro defendeu hoje que há condições de segurança para a realização das eleições presidenciais mesmo com o país em estado de emergência, mas sugeriu que os candidatos terão de se adaptar à realidade epidemiológica.

17h10 - Filipinas fecha as portas a Portugal: As Filipinas proibiram a entrada de estrangeiros que estiveram em Portugal ou no Brasil nas últimas duas semanas, desde hoje, devido à nova estirpe do novo coronavírus.

17h02 - Conheça as grandes prioridades para a saúde da Presidência rotativa do Conselho da UE, recentemente assumida por Portugal.

16h57 - Atualização no Reino Unido: Reino Unido reportou esta quinta-feira 52.618 novos casos e 1.162 óbitos nas últimas 24 horas. Segundo os dados divulgados pelo Departamento de Saúde e de Assistência Social britânico, houve uma descida desde ontem relativamente às infeções (62.322 contágios) e um aumento nas mortes de 121 vítimas mortais.

16h40 - Próximo lote de vacinas chega aos Açores na primeira semana de fevereiro: O próximo lote de vacinas contra a covid-19 para os Açores deverá chegar na primeira semana de fevereiro, altura em que a vacinação será alargada às ilhas onde ainda não foi iniciada, revelou hoje o Governo Regional.

16h39 - Vacinação "é o que está a correr melhor": A bastonária da Ordem dos Enfermeiros defendeu hoje que a vacinação, administrada por estes profissionais, "é o que está a correr melhor" na pandemia de covid-19, e acusou o Governo de gerir a situação "ao dia".

16h37 - Esquadra da PSP da Damaia reabre após surto: A esquadra da Polícia de Segurança Pública (PSP) da Damaia, na Amadora, reabre esta quinta-feira à tarde após um surto de Covid-19. "O Comando Metropolitano de Lisboa informa que a Esquadra da PSP da Damaia, da Divisão Policial da Amadora, reabre para atendimento ao público hoje a partir das 16h00", lê-se numa nota a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

16h32 - Vacina Coronavac teve eficácia de 78% em estudo no Brasil: A Coronavac, vacina contra a covid-19 desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac que foi testada no Brasil pelo Instituto Butantan, teve uma eficácia de 78% no país, informou hoje o governo do estado de São Paulo.

16h20 - Nos Países Baixos, há quase 10.000 novos casos apesar do confinamento: As autoridades de saúde nos Países Baixos contabilizaram hoje um total de 9.737 novos casos detetados nas últimas 24 horas, num momento em que o governo holandês considera estender o confinamento que mantém atividades não essenciais fechadas.

16h19 - Em Marrocos, Estado de emergência sanitária prolongado até 10 de fevereiro: O governo de Marrocos prolongou hoje pelo décimo mês consecutivo o "estado de emergência sanitária" até ao próximo dia 10 de fevereiro, num momento em que o país totaliza 7.618 mortes de covid-19, dos quais 1.248 no último mês.

16h18 - Na Tunísia, Parlamento suspende atividades devido ao vírus:O Parlamento tunisino suspendeu hoje as atividades por tempo indeterminado devido ao aumento significativo de casos positivos de covid-19 no país, que na terça-feira registou um novo recorde de 2.820 novas infeções.

A isso somaram-se sete novas mortes, um número que elevou o total de óbitos para mais de 5.000, a grande maioria depois do relaxamento das medidas no início do verão.

16h17 - Na Croácia, presidente e governo vacinados contra o vírus:O presidente e a maioria dos membros do governo croata foram hoje vacinados numa cerimónia transmitida pela televisão para tentar ultrapassar as reticências sobre as vacinas contra a covid-19.

A Croácia iniciou a sua campanha vacinação a 27 de dezembro, com doses da vacina norte-americana e alemã Pfizer-BioNTech, tendo até ao momento sido administradas 20.000 doses no país de 4,2 milhões de pessoas.

16h15 - Mais de metade dos contágios poderá ser de pessoas sem sintomas: Mais de metade dos contágios pelo novo coronavírus poderá ser provocado por transmissão assintomática, consideram investigadores norte-americanos que reforçam a importância de medidas como o uso de máscaras.

16h13 - Lista de concelhos por nível de risco atualizada. Veja aqui onde está o seu.

16h10 - Atualização em Moçambique: Moçambique registou, nas últimas 24 horas, mais quatro óbitos por covid-19, elevando o total de mortes para 176, num dia em que o número de casos subiu para 19.961, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

15h36 - Governo aprova prolongamento do apoio à retoma até 30 de junho. O Governo aprovou, esta quinta-feira, em sede de Conselho de Ministros, o prolongamento do apoio extraordinário à retoma progressiva para empresas em situação de crise empresarial até ao dia 30 de junho de 2021.

15h33 - Reveja, na íntegra, as medidas decretadas esta quinta-feira pelo Governo.

15h20 - Pandemia colocou em destaque trabalho das IPSS e misericórdias. O presidente do Secretariado Regional de Leiria da União das Misericórdias Portuguesas considerou hoje que a pandemia de covid-19 colocou em destaque o trabalho destas entidades e das instituições particulares de solidariedade social, e realçou o papel das funcionárias dos lares.

15h18 - Novo confinamento? Na comunicação ao país depois do Conselho de Ministros, António Costa admitiu confinamento "como em março", mas sem fechar as escolas.

14h51 - Atualização em Portugal: A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou esta tarde que, nas últimas 24 horas, foram reportados mais 95 óbitos e 9.927 infetados pelo novo coronavírus no país.

14h26 - "Medidas mais restritivas a partir da próxima semana". O chefe do Governo admitiu que, perante o "agravamento" da situação pandémica, o Executivo também prevê decretar "medidas mais restritivas a partir da próxima semana".

Sobre as possíveis novas regras a partir de dia 15, António Costa adiantou que as medidas apresentadas hoje deverão ser estendidas "ao resto da semana" e, recordando que ainda irá ouvir os parceiros sociais e os partidos políticos, revelou ainda que "há um grande consenso entre técnicos e especialistas" no sentido de não se interromper a atividade letiva.

14h12 - Novas restrições mais apertadas a partir de amanhã. Referindo que ontem os casos diários foram superiores a 10 mil e hoje "praticamente chegam de novo aos 10 mil”, o primeiro-ministro anunciou que, no próximo fim de semana, em todos os concelhos que registem mais de 240 casos de Covid-19 por 100 mil habitantes será proibida a circulação entre concelhos e proibida a circulação na via pública a partir das 13h00.

Assim, só 25 concelhos do país ficarão de fora destas restrições, designadamente: Alcoutim; Aljezur; Almeida; Arronches; Barrancos; Carrazeda de Ansiães; Castanheira de Pêra; Castelo de Vide; Coruche ; Ferreira do Alentejo; Freixo de Espada à Cinta; Lagoa; Manteigas; Monchique; Odemira; Pampilhosa da Serra; Proença-a-Nova; Resende; Santiago do Cacém; Sardoal; Sernancelhe; Sines; Torre de Moncorvo; Vila de Rei; e Vila do Bispo

Boa tarde! Veja aqui as as atualizações anteriores sobre a evolução da pandemia.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório