Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Ocupação superior a 90% em cuidados intensivos no Hospital de Matosinhos

O Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, regista hoje uma taxa de ocupação de doentes com SARS-CoV-2 superior a 90% em cuidados intensivos, número que está a ser gerido "com alguma preocupação", referiu hoje o conselho de administração.

Ocupação superior a 90% em cuidados intensivos no Hospital de Matosinhos
Notícias ao Minuto

19:12 - 07/01/21 por Lusa

País Pandemia

"O Hospital Pedro Hispano tem capacidade de resposta para internar doentes com covid-19, mas no caso dos doentes mais críticos, os que necessitam de cuidados intensivos, essa capacidade está a ser gerida com alguma preocupação", referiu o conselho de administração da Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM), numa resposta escrita enviada à agência Lusa.

À data de hoje, segundo fonte deste hospital, estão internados 31 doentes com infeção pelo novo coronavírus em enfermaria e 15 em cuidados intensivos.

Estes valores traduzem-se em 50% de taxa de ocupação da vertente de enfermaria.

A ocupação é "superior a 90% nos cuidados intensivos", uma realidade que, de acordo com a mesma fonte, já obrigou a transferir um doente.

"Foi necessário transferir um doente dos cuidados intensivos para outro hospital da região, tendo em conta a colaboração entre as várias unidades na gestão de camas neste nível de cuidados", esclarece o conselho de administração.

Portugal contabiliza pelo menos 7.472 mortos associados à covid-19 em 456.533 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O estado de emergência decretado em 09 de novembro para combater a pandemia foi renovado com efeitos a partir das 00:00 de 08 de janeiro, até dia 15.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.884.187 mortos resultantes de mais de 87,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório