Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Recolher às 13h e proibição de circulação entre concelhos estão de volta

O Conselho de Ministros esteve reunido esta quinta-feira desde o início da manhã, no âmbito da renovação do Estado de Emergência que irá vigorar entre as 00h do dia 8 e as 23h59 do dia 15 deste mês.

Recolher às 13h e proibição de circulação entre concelhos estão de volta
Notícias ao Minuto

14:20 - 07/01/21 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

Após ter sido ontem aprovada o oitavo Estado de Emergência, o Governo anunciou, ao início da tarde desta quinta-feira, as medidas mais apertadas que estarão em vigor, a fim de travar o crescimento exponencial da pandemia que se tem verificado nos últimos dias, em Portugal.

Em conferência de imprensa, após a reunião de Conselho de Ministros, o primeiro-ministro informou que, no próximo fim de semana,nos dias 9 e 10 de janeiro, em todos os concelhos que registem mais de 240 casos de Covid-19 por 100 mil habitantes, será proibida a circulação entre concelhos e proibida também a circulação na via pública a partir das 13h00.

Assim, só 25 concelhos do país ficarão de fora destas restrições, aqueles que se encontram sob risco moderado, e que são: Alcoutim; Aljezur; Almeida; Arronches; Barrancos; Carrazeda de Ansiães; Castanheira de Pêra; Castelo de Vide; Coruche; Ferreira do Alentejo; Freixo de Espada à Cinta; Lagoa; Manteigas; Monchique; Odemira; Pampilhosa da Serra; Proença-a-Nova; Resende; Santiago do Cacém; Sardoal; Sernancelhe; Sines; Torre de Moncorvo; Vila de Rei; e Vila do Bispo.

Entretanto, em comunicado emitido pelo Conselho de Ministros pode ler-se que decidiu "estender aos concelhos em risco elevado a proibição de circulação na via pública a partir das 13h00 no fim de semana de 9 e 10 de janeiro", bem como "aplicar a todo o território nacional continental a proibição de circulação entre concelhos entre as 23h00 do dia 8 de janeiro e as 5h00 do dia 11 de janeiro de 2021, salvo por motivos de saúde, de urgência imperiosa ou outros especificamente previstos".

A lista de concelhos e a sua distribuição pelos diferentes escalões de risco também foi atualizada. Confira aqui as alterações.

O chefe do Governo admitiu também que, perante o "agravamento" da situação pandémica, o Executivo também prevê a possibilidade de vir a decretar "medidas mais restritivas a partir da próxima semana".

Sobre as possíveis novas regras a partir de dia 15, António Costa adiantou que as medidas apresentadas hoje deverão ser estendidas "ao resto da semana" e, recordando que ainda irá ouvir os parceiros sociais e os partidos políticos, revelou ainda que "há um grande consenso entre técnicos e especialistas"para quenão se interrompa a atividade letiva.

O oitavo Estado de Emergência vai estar em vigor entre as 00h00 do dia 8 de janeiro e as 23h59 do dia 15 de janeiro.

[Notícia atualizada às 15h25]

Leia Também: AO MINUTO: Nova Emergência aperta medidas?; Proteção de vacina dura anos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório