Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Costa convoca partidos e parceiros para definir medidas mais restritivas

O primeiro-ministro admitiu hoje que na próxima semana o Governo poderá tomar medidas mais restritivas para fazer face ao aumento de contágios e adiantou que vai proceder à audição dos partidos e dos parceiros sociais.

Costa convoca partidos e parceiros para definir medidas mais restritivas
Notícias ao Minuto

14:31 - 07/01/21 por Lusa

Política Governo

António Costa falava no final do Conselho de Ministros, em conferência de imprensa, salientando que essas medidas mais restritivas contra a covid-19 poderão já entrar em vigor no próximo dia 12, na terça-feira.

O líder do executivo referiu que os números relativos a novos contágios verificados na quarta-feira e hoje rondam os dez mil, "o que indicia um agravamento da situação epidemiológica" no país.

Nesse sentido, de acordo com António Costa, sem prejuízo da reunião que haverá na próxima terça-feira com epidemiologista, no Infarmed, em Lisboa, "já nesta sexta-feira haverá uma reunião de emergência da Comissão Permanente da Concertação Social".

"Eu próprio convocarei todos os partidos para proceder ao início da sua audição já a partir desta sexta-feira, tendo em vista podermos preparar, se tal vier a ser necessário, a adoção de medidas no próprio dia 12 que correspondam a um agravamento da situação", declarou.

Ou seja, de acordo com o líder do executivo, face à situação em que o país se encontra, "pode ser útil" não se esperar sobre os resultados da reunião com os epidemiologistas, avançando-se imediatamente "com novas decisões".

Eventualmente, essas decisões "poderão ser tomadas na imediata sequência daquilo que se verificar ao longo dos próximos dias".

De acordo com a tese apresentada pelo primeiro-ministro, o Governo "fez bem em esperar" pela consolidação em termos de dados sobre a evolução da situação epidemiológica em Portugal, já que na terça-feira passada o número diário de infeções ainda não ultrapassava os cinco mil.

"Fizemos bem em aguardar pelos resultados da sessão do Infarmed, em Lisboa, na próxima terça-feira, para podermos ter uma melhor clarificação sobre qual é a situação real da pandemia", justificou.

No entanto, embora a situação não esteja clarificada sobre a evolução dos novos contágios, "Indicia que há um agravamento da situação e que, provavelmente, teremos de adotar medidas mais restritivas a partir da próxima semana", acrescentou António Costa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório