Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Símbolo dos direitos das mulheres em bandeira polaca origina investigação

O objetivo é averiguar se a bandeira nacional foi insultada publicamente. A investigação está a levantar questões sobre a liberdade de expressão.

Símbolo dos direitos das mulheres em bandeira polaca origina investigação
Notícias ao Minuto

16:46 - 16/12/20 por Sara Gouveia

Mundo Polónia

Foi aberta uma investigação pelos procuradores polacos para perceber se a bandeira nacional foi ou não insultada publicamente depois de uma família de Varsóvia ter pendurado uma bandeira combinada com o símbolo de um raio, um símbolo dos direitos das mulheres.

Este é o mais recente incidente a levantar polémica sobre a liberdade de expressão e a democracia sob a égide do governo conservador da Polónia. As autoridades têm tentado conter vários protestos contra o governo, recorrendo a intimidação policial.

Durante o fim de semana passado, a polícia entrou numa casa sem mandado e removeu a bandeira exposta na varanda. A bandeira em si tinha um raio sobreposto às metades branca e vermelha tradicionais.

A porta-voz do gabinete do procurador distrital de Varsóvia, Aleksandra Skrzyniarz, referiu a uma televisão local, na segunda-feira, que foi aberta uma investigação para apurar se houve ou não uma violação da lei que classifica como crime insultar, destruir ou danificar bandeiras e outros símbolos nacionais. Caso seja considerado crime pode ser punido com até um ano de prisão.

Por seu lado, Michal Wawrykiewicz, um advogado da Free Courts, uma iniciativa de luta pelo Estado de Direito, em declarações à Associated Press, referiu que “o raio na bandeira polaca não ofende certamente os símbolos nacionais. É apenas uma expressão de desacordo cívico com o atual governo que tem violado brutalmente os direitos humanos e as regras democráticas". Acrescentou ainda que os apoiantes das forças políticas de extrema-direita usam vários símbolos na bandeira, mas que a polícia nunca interveio nesses casos.

Recorde-se que no passado domingo milhares de pessoas manifestaram-se em Varsóvia contra a decisão do Tribunal Constitucional da Polónia de impor uma proibição quase total do aborto e a exigir também a saída do governo conservador.

Leia Também: Milhares manifestam-se em Varsóvia contra a lei do aborto e o governo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório