Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Governo britânico preocupado com acusação a magnata de imprensa

O Governo britânico disse hoje estar "muito preocupado" após o magnata dos 'media' de Hong Kong Jimmy Lai ter sido acusado sob a lei de segurança nacional por "conluio com potências estrangeiras".

Governo britânico preocupado com acusação a magnata de imprensa
Notícias ao Minuto

15:00 - 11/12/20 por Lusa

Mundo Hong Kong

"O Reino Unido continua muito preocupado com a disposição das autoridades de Hong Kong de continuar com os procedimentos legais contra figuras pró-democracia, como Jimmy Lai", disse um porta-voz do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson.

"Levantamos esta questão junto das autoridades e continuaremos a pressioná-las ao mais alto nível, para que parem de visar as vozes pró-democracia", acrescentou o porta-voz.

Jimmy Lai, 73 anos, proprietário de meios de comunicação social que já estava preso por "fraude", foi agora acusado de ter violado a lei de segurança nacional imposta por Pequim no final de junho e que procura colocar fim às manifestações pró-democracia que abalaram o território semi-autónomo no não passado.

"Após uma investigação minuciosa realizada pelos serviços policiais encarregados da segurança nacional, um homem de 73 anos foi indiciado por conluio com um país estrangeiro ou com forças estrangeiras, a fim de comprometer a segurança nacional", explicou a polícia de Hong Kong, num comunicado.

Os crimes relacionados com a nova legislação são puníveis com prisão perpétua.

Lai, proprietário do jornal Apple Daily - conhecido pelo seu comprometimento com o movimento pró-democracia e pelas duras críticas ao Governo de Hong Kong, alinhado com Pequim - deve comparecer em tribunal no sábado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório