Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 17º

Agências da ONU vão ajudar a gerir crise migratória nas Canárias

O Alto Comissariado da ONU para os Refugiados e a Organização Internacional para as Migrações vão apoiar a partir de janeiro as autoridades das Canárias na gestão da crise migratória que afeta este arquipélago espanhol, foi hoje divulgado.

Agências da ONU vão ajudar a gerir crise migratória nas Canárias
Notícias ao Minuto

13:45 - 16/11/20 por Lusa

Mundo Migrações

A partir de janeiro, as duas agências da ONU vão destacar e enviar funcionários para as Ilhas Canárias, arquipélago espanhol localizado a cerca de 100 quilómetros das costas de Marrocos e do Saara Ocidental que tem testemunhado um aumento dos fluxos de imigração irregular a partir de África.

O anúncio foi feito pelo presidente do governo regional das Canárias, Ángel Víctor Torres, e pelas representantes do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR) e da Organização Internacional para as Migrações (OIM) em Espanha, Sophie Muller e María Jesús Guerra, respetivamente, que hoje iniciaram uma visita de três dias às Canárias, incluindo a Tenerife (a maior ilha do arquipélago), para conhecer no terreno os procedimentos de apoio que estão a ser dados aos migrantes resgatados pelas autoridades locais.

As representantes manifestaram a disponibilidade das duas agências da ONU para ajudar a comunidade autónoma espanhola a dar "uma resposta digna e humana" à atual "situação de emergência", ao nível do acolhimento e da proteção internacional das pessoas resgatadas, do respeito pelos direitos humanos e do cumprimento de medidas preventivas por causa da atual pandemia da doença covid-19.

A rota da África Ocidental em direção às Ilhas Canárias é conhecida por ser extremamente perigosa, mas nos últimos tempos tem atraído cada vez mais migrantes (a maioria a bordo de embarcações precárias) que desejam chegar ao território europeu.

No passado dia 06 de novembro, a agência europeia de fronteiras (Frontex) enviou sete agentes para o arquipélago espanhol das Canárias para apoiar na investigação dos fluxos de imigração irregular que estas ilhas estão a receber a partir do continente africano.

Na mesma altura, a comissária europeia para os Assuntos Internos, Ylva Johansson, e o ministro espanhol do Interior (Administração Interna), Fernando Grande-Marlaska, visitaram a zona.

O resgate de 23 homens de origem magrebina, realizado no domingo à noite pelas equipas locais de salvamento marítimo, elevou para 1.347 o número de migrantes chegados às Canárias durante o último fim de semana, segundo dados oficiais.

As chegadas de migrantes às Canárias duplicaram entre 15 de outubro e o passado domingo.

Até meados de outubro, os dados totais do ano apontavam para 8.102 migrantes chegados ao arquipélago espanhol.

Desde então, o número já subiu para 17.411 pessoas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório