Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Julgamento relacionado aos ataques de 2015 em França vai ser retomado

O julgamento de acusados pelos ataques de janeiro de 2015 em França, suspenso duas semanas após os testes positivos a covid-19 de três réus, será retomado na segunda-feira em Paris, informou fonte judicial citada pela agência de notícias AFP.

Julgamento relacionado aos ataques de 2015 em França vai ser retomado
Notícias ao Minuto

12:19 - 13/11/20 por Lusa

Mundo Charlie Hebdo

Catorze pessoas estão a ser julgadas desde 02 de setembro pelo suposto apoio logístico aos autores dos ataques contra a revista satírica Charlie Hebdo, uma polícia municipal em Montrouge e ao supermercado Hyper Cacher, em Vincennes, nos subúrbios de Paris.

O retomar da audiência ficou condicionado aos resultados sobre o estado de saúde do arguido principal, Ali Riza Polat, que ainda apresentava sintomas de covid-19 no início da semana.

"Nenhuma contra indicação médica ou de saúde agora se opõe" ao retomar do julgamento, anunciou hoje o presidente do tribunal, Régis de Jorna, numa mensagem aos advogados de defesa e à parte civil.

A leitura da acusação da procuradoria nacional antiterrorismo está marcada para quarta-feira à tarde e quinta-feira, depois seguem-se os pedidos da defesa, até 25 de novembro.

O veredicto, que originalmente deveria ser entregue hoje, agora está previsto para 27 de novembro.

No banco dos réus estão 14 pessoas, incluindo três à revelia, a ser julgadas por um tribunal especializado em casos de terrorismo, pelo seu apoio ao trio 'jihadista' que "semeou" o terror de 07 a 09 de janeiro de 2015 em França.

Apresentado como o "braço direito" de Amédy Coulibaly, natural como ele da cidade de Grande Borne em Grigny, nos subúrbios de Paris, Riza Polat é suspeito de ter ajudado o assassino do Hiper Cacher e os irmãos Saïd e Chérif Kouachi a preparar os ataques.

Este franco-turco de 35 anos é o único réu presente em julgamento por "cumplicidade" em crimes terroristas, puníveis com prisão perpétua.

Os ataques contra o Charlie Hebdo, a polícia e o Hyper Cacher fizeram 17 mortos e geraram uma onda de choque internacional. Durante mais de dois meses de julgamento, cerca de 150 testemunhas e especialistas participaram neste julgamento histórico, sob vigilância policial muito elevada.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório