Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
26º
MIN 12º MÁX 26º

Vítimas da ETA criam novo partido político

Vítimas da ETA anunciaram ontem que estão a criar um novo partido político em Espanha, indica a Reuters. A decisão vem na sequência dos protestos contra a libertação, em outubro, de membros do grupo separatista basco condenados por ataques terroristas.

Vítimas da ETA criam novo partido político
Notícias ao Minuto

21:32 - 16/01/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo Vox

Vítimas da ETA decidiram criar um novo partido político em Espanha.

O novo partido, denominado Vox, tem o objetivo de representar um ponto de vista ideológico de centro-direita.

Depois de se desiludirem com a aceitação do Partido Popular de Mariano Rajoy quanto à libertação e membros da ETA condenados, algumas pessoas que foram vítimas do grupo decidiram avançar com a nova plataforma política.

“Milhões de espanhóis sentem-se abandonados pelo sistema político, que está infestado de escândalos de corrupção e ao serviço dos interesses privados”, disse Santiago Abascal, antigo membro do PP e atualmente no comité executivo do Vox.

O novo partido promete ser mais ativo do que o de Rajoy na defesa da unidade nacional espanhola, referindo que o seu programa prevê restaurar o poder central “respeitando a diversidade cultural em Espanha”.

Um dos pontos que defendem é reescrever a constituição para acabar com a autonomia regional e os parlamentos regionais.

Jose Antonio Ortega Lara, um dos fundadores da plataforma, ficou conhecido por ter sido raptado pelo grupo basco e preso durante quase 18 meses, em 1996.

Concorrer às eleições europeias, que acontecem no dia 25 de maio é uma meta que querem alcançar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório