Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 19º

Investimento na Estação Espacial Internacional terá retorno na próxima década

Um astronauta norte-americano prestes a partir para a Estação Espacial Internacional disse hoje que a maioria dos resultados científicos do laboratório orbital aparecerá na próxima década, defendendo o investimento na infra-estrutura, superior a cem mil milhões de dólares.

Investimento na Estação Espacial Internacional terá retorno na próxima década
Notícias ao Minuto

14:39 - 22/10/12 por Lusa

Mundo Astronauta

"Os primeiros dez anos foram realmente intensivos no que toca à construção da estação, trazendo todas as peças que lhe permitem cumprir a sua missão científica", disse Kevin Ford, astronauta norte-americano, que respondia a perguntas sobre o retorno do investimento de mais de cem mil milhões de dólares (76,76 mil milhões de euros) nos últimos 12 anos, na Estação Espacial Internacional (EEI).

Na terça-feira, Ford deverá descolar rumo à estação internacional, a partir da base de lançamento de Baikonur, que a Rússia opera, a bordo de uma nave Soyuz, junto com os astronautas russos Oleg Novitsky e Yevgeny Tarelkin.

Ford frisou que a estação espacial vai agora entrar em fase de utilização.

"Na próxima década é que vamos ter respostas à maior parte das [experiências científicas] que estamos a fazer lá em cima", disse o astronauta, em conferência de imprensa, falando por trás de um vidro, para assegurar que os astronautas não contraem doenças antes da partida para a missão.

Dos três homens que partem na terça-feira, só Ford já esteve em órbita, tendo passado duas semanas no espaço como piloto do vaivém Discovery, em 2009, numa missão de transporte de equipamento científico para a EEI.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório