Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

AO MINUTO: Costa pede "noção de emergência". Descida dos casos no Brasil

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Costa pede "noção de emergência". Descida dos casos no Brasil
Notícias ao Minuto

15:32 - 28/09/20 por Mafalda Tello Silva

Mundo Covid-19

Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais quatro mortos e 425 novos casos de infeção pelo novo coronavírus. Com a atualização desta segunda-feira, no total, o país soma 1.957 mortes e 74.029 casos confirmados de Covid-19

Ainda sobre a evolução da pandemia em Portugal, Graça Freitas, diretora-geral da saúde, revelou esta tarde, em conferência de imprensa, que, até ao momento, foram reportadas 12 escolas com surtos de Covid-19: cinco na região Norte, uma no Centro, seis em Lisboa e Vale do Tejo (LVT). Quantos aos lares, a responsável adiantou que há 51 surtos ativos em estruturas residenciais para idosos, designadamente, dez na região Norte, dois na região Centro, 33 em LVT, três no Alentejo e três no Algarve. 

Também durante o brienfing de hoje, foi divulgado o 'Estudo da diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal' que revela que o arranque da epidemia em Portugal foi marcado pela "disseminação massiva" de uma variante do SARS-CoV-2 com uma mutação específica, que começou a circular nas regiões Norte e Centro mais de uma semana antes do diagnóstico dos primeiros casos. Ao que foi apurado, o vírus terá entrado em Portugal, "por volta do dia 20 de fevereiro, associado a umas viagens a Itália, especificamente à região da Lombardia", disse o coordenador da investigação, João Paulo Gomes.

No cenário macro, foi ultrapassada, ontem, a barreira de um milhão de mortos devido ao novo vírus. Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo: 

00h00 - Termina aqui o registo desta segunda-feira. De manhã publicaremos um novo artigo no qual vai poder continuar a acompanhar os principais desenvolvimentos da pandemia em Portugal e no resto do mundo. E, não se esqueça: se sentir sintomas relacionados com o coronavírus ligue para a Linha SNS24 - 808 24 24 24.

23h46 - Marcelo apela à ação climática. O Presidente da República afirmou hoje esperar que a pandemia de Covid-19 sirva de lição quanto aos efeitos globais do que acontece no meio ambiente em qualquer parte do mundo e apelou à ação climática.

"A atual pandemia mostra, acima de tudo, que vivemos num só mundo, um mundo em que tudo está ligado, um mundo em que aquilo que acontece do outro lado do planeta acaba sempre por nos afetar, muitas vezes com efeitos dramáticos, como tem sucedido agora", declara o chefe de Estado.

23h13 - Atualização dos dados do Brasil. O Ministério da Saúde brasileiro revelou, esta segunda-feira, que nas últimas 24 horas foram reportados mais 13.155 novos casos confirmados e 317 óbitos associados ao novo coronavírus no país. No total, o Brasil conta agora com mais de 4,7 milhões de contágios e 142.058 mortos, desde o início da pandemia

22h28 - Surto no hospital de Beja. O número de profissionais de saúde infetados no surto de Covid-19 identificado no bloco operatório do hospital de Beja subiu de 30 para 31, divulgou hoje à noite a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA).

22h06 - Costa pede "noção de emergência". O primeiro-ministro pediu hoje "noção de emergência" para que se feche o mais rapidamente possível o programa de recuperação europeu e disse esperar que os processos de ratificação pelos Estados-membros não comprometam os avanços já registados.

21h57 - Resposta europeia harmonizada para o turismo? Governantes de 10 países da União Europeia (UE) que tutelam o turismo defenderam hoje, numa declaração conjunta, a necessidade de uma resposta europeia "harmonizada e coerente" face à pandemia, anunciou hoje o gabinete do ministro da Economia português.

21h49 - Atualização dos dados no Chile. O Chile registou 1.770 novas infeções e 57 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, segundo o relatório emitido hoje pelo Ministério da Saúde chileno.

21h16 - Eslováquia vai declarar novamente estado de emergência. A Eslováquia vai declarar novamente, ainda no decorrer da semana em curso, o estado de emergência para combater a Covid-19, afirmou hoje o primeiro-ministro eslovaco, depois de o país ter registado um forte aumento de novos casos.

20h52 - Marcelo deixa apelo aos portugueses. Marcelo pede aos portugueses que continuem a fazer turismo em Portugal. "Não tenham pressa em conhecer o resto do mundo. Tenham pressa em conhecer melhor Portugal", afirmou o chefe de Estado, no encerramento da 5.ª Cimeira do Turismo, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Para o Presidente da República, "esta fase é a mais difícil" da crise provocada pela pandemia, que se prolongará por "seis meses, sete meses", e por isso "é muito importante contar com o turismo português no próximo ano e, em particular, até ao fim do próximo verão". "É aí que tudo se joga", defendeu.

20h45 - Funcionárias de lar em Alcanede infetadas. Nove das 12 funcionárias do Centro Social Serra do Alecrim, em Alcanede, Santarém, que prestam serviço domiciliário, testaram positivo à Covid-19, tendo hoje sido testados os 31 idosos que acompanham, disse fonte autárquica.

20h36 - TAP agrava prejuízo. A TAP S.A. registou 582 milhões de euros de prejuízo no primeiro semestre, valor que compara com um resultado líquido negativo de 112 milhões apurado em igual período de 2019, comunicou hoje a companhia aérea à CMVM.

20h24 - Atualização dos dados em Angola. Angola registou 79 novos casos e mais dois óbitos por Covid-19 nas últimas 24 horas, informou hoje o secretário de Estado para a Saúde Pública.

20h11 - Encontro entre Von der Leyen e António Costa. Ursula Von der Leyen, esteve reunida, esta segunda-feira, no Palácio de São Bento, em Lisboa, com o primeiro-ministro António Costa, para analisar o combate à Covid-19 e a preparação da presidência portuguesa.

Após a reunião, a  presidente da Comissão Europeia (CE) salientou que "Portugal tem sido sempre um parceiro e este é um momento de união único" e garantiu que próxima geração de políticas europeias "são um fato feito à medida" de Portugal. 

20h07 - Turismo vai comparticipar descontos em vários setores. O Governo vai lançar um esquema de comparticipação pública aos operadores dos setores da restauração, alojamento, transportes e cultura, que ofereçam descontos aos clientes, disse hoje o ministro de Estado, da Economia e Transição Digital, Pedro Siza Vieira.

19h46 - Marcelo pede estabilidade política. O Presidente da República reiterou, esta segunda-feira, que não há lugar para querelas políticas numa altura de pandemia e avisou que, nos países onde falta estabilidade política, tem sido mais difícil suportar os custos da Covid-19.

"Não há lugar para querelas institucionais durante pandemias. Não há lugar para querelas institucionais no decurso de uma gravíssima crise económica e social. Não há lugar para o chefe de Estado dizer uma coisa, o chefe de Governo dizer outra, o Governo dizer outra e o Parlamento votar outra e as autoridades regionais ou locais fazerem outra. Não há lugar para isso e onde houve lugar, a gestão foi péssima. Porque a pandemia, pasme-se, não conhece círculos eleitorais", atirou Marcelo Rebelo de Sousa. 

19h37 - OMS vai disponibilizar testes rápidos para países pobres. O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, anunciou hoje que a organização vai disponibilizar para países mais pobres 120 milhões de testes rápidos de Covid-19, com resultados em 15 a 30 minutos.

19h18 - Clube Casa Pia anuncia três casos. O Casa Pia, clube que milita na II Liga de futebol profissional, anunciou hoje ter detetado três casos positivos de Covid-19, garantindo que as pessoas infetadas não têm contacto regular com o plantel.

19h09 -  Atualização dos dados em França. A semana começa em França com uma queda dos números de novos casos de Covid-19. De acordo com o boletim epidemiológico desta segunda-feira, foram reportados no país mais 81 mortos e 4.069 infetados, nas últimas 24 horas. Este dado, referente aos contágios, é particularmente significativo, visto que na semana passada, o país chegou a registar cerca de 16 novos casos num dia. 

19h04 - Casa de Saúde em Sintra com 24 casos. O número de pessoas infetadas com Covid-19 na Casa de Saúde do Telhal, em Algueirão Mem-Martins, no concelho de Sintra, subiu para 24 (15 utentes e nove profissionais de saúde), disse hoje o vereador da Saúde da Câmara Municipal, Eduardo Quinta Nova.

18h56 - Basquetebol do Benfica regressa aos treinos. O Benfica informou, esta segunda-feira, que a equipa sénior masculina de basquetebol irá regressar terça-feira, dia 29 de setembro, aos treinos de forma condicionada, após a interrupção provocada por casos de Covid-19.

18h40 - Cartão de localização de passageiros passa a digital. O secretário de Estado Adjunto e da Saúde anunciou hoje que o cartão de localização de passageiros dos aviões, que permite rastrear possíveis casos de Covid-19, vai passar a ser totalmente digital em outubro. Todos os passageiros têm que obrigatoriamente entregar este cartão à chegada, sendo disponibilizado pela companhia aérea durante o voo.

18h38 - Regresso do público aos estádios? A Liga propôs à Direção Regional da Saúde dos Açores que o encontro Santa Clara-Gil Vicente, da terceira jornada da I Liga de futebol, tenha uma assistência de mil pessoas, seguindo as normas regionais para a Covid-19. A proposta consta de uma missiva datada de 25 de setembro e enviada pela diretora executiva da Liga, Sónia Carneiro, ao diretor regional da Saúde dos Açores, Tiago Lopes.

18h34 - Coimbra reforça higienização nas escolas. O município de Coimbra vai reforçar a higienização dos edifícios dos agrupamentos de escolas e de escolas não agrupadas sediadas no concelho, no âmbito do combate à pandemia.

18h25 - "Retoma económica tem sido fraca". A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, afirmou hoje que a atividade económica na zona euro registou "uma certa retoma" após o confinamento, mas tem sido "fraca" e afetada pelas "incertezas" relacionadas com a pandemia.

18h11 - Um milhão de mortes? "Um número bastante pequeno". O epidemiologista sueco autor da abordagem inovadora da Suécia no combate à Covid-19 afirmou hoje que o milhão de óbitos causado pelo novo coronavírus é "um número bastante pequeno em comparação com muitas outras doenças que causam a morte".

18h07 - Madrilenos aceitam restrições mas questionam. Os habitantes de Madrid aceitam as medidas que restringem a sua mobilidade em determinados bairros, mas estão divididos sobre a questão, havendo muitos que defendem que as limitações deviam ser estendidas a toda a cidade.

17h59 - Marcação de testes online na Guiné-Bissau. O Alto Comissariado para a Covid-19 da Guiné-Bissau apresentou hoje a sua página oficial na Internet, que permite a marcação de testes e consulta e impressão dos resultados.

17h53 - Festival de Cannes com edição reduzida. O Festival de Cinema de Cannes (França), que viu a edição de maio adiada por causa da pandemia da Covid-19, terá uma versão "especial", reduzida a três dias em outubro, mantendo dois filmes portugueses na competição oficial.

17h46 - Atualização dos números em Espanha. O Ministério da Saúde espanhol divulgou, esta segunda-feira, que foram contabilizados, desde sexta-feira até hoje, mais 31.785 novos casos confirmados e 179 vítimas mortais devido à Covid-19. Com esta atualização, Espanha passa a somar 748.266 contágios e 31.411 mortos, desde o início da pandemia

17h31 - Alunos no Reino Unido deixam mensagens nas janelas. Milhares de alunos de cerca de 40 universidades britânicas encontram-se em confinamento devido a surtos de Covid-19. Num tom mais crítico ou mais humorístico, os estudantes não deixam de tentar comunicar com o exterior.

Notícias ao Minuto"Socorro!", "Devolução de propinas!" ou "Enviem cerveja!", são algumas das mensagens que se podem ler. © Reuters

17h24 - Atualização dos dados no Reino Unido. O Ministério da Saúde britânico revelou, esta segunda-feira, que nas últimas 24 horas foram reportados mais 4.044 infetados e 13 mortes associadas ao novo vírus.. No total, desde o início da pandemia, foram registados até hoje no Reino Unido 439.013 contágios e 42.001 óbitos. Esta segunda-feira foi o terceiro dia consecutivo em que os números de casos diários desceram no Reino Unido. 

17h21 - Professores no Zimbabué em greve. Os docentes no Zimbabué recusaram-se hoje a regressar ao trabalho, pedindo melhores salários e condições, num dia marcado pelo regresso às aulas, depois de seis meses de suspensão devido à pandemia de Covid-19.

17h16 - Atualização dos dados em Itália. Os casos em Itália baixam, após redução de testes realizados. O país registou 1.494 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, uma redução face aos 1.766 de domingo, mas com menos 36 mil testes realizados, segundo os dados divulgados pelo Ministério da Saúde.

17h10 - Escola em Valongo com turma em quarentena. Um aluno do primeiro ciclo do Agrupamento de Escolas Vallis Longus, em Valongo, acusou positivo para a Covid-19, o que colocou a turma de 22 crianças e o professor em quarentena

17h03 - Maioria dos casos estão a recuperar em casa. A grande maioria dos doentes (97,3%) com Covid-19 está a recuperar em casa, estando os restantes internados em enfermaria e nos cuidados intensivos, disse hoje o secretário de Estado Adjunto e da Saúde.

16h51 - Escola de Gaia com turma em casa. Uma turma com 23 alunos que frequentam o 9.º ano da EB 2-3 Teixeira Lopes, concelho de Vila Nova de Gaia, vai ficar em isolamento profilático depois de confirmado um caso Covid-19, confirmou hoje o agrupamento de escolas.

16h46 - Ensino Superior faz testes aleatórios. As instituições de ensino superior vão fazer testes aleatórios a alunos e funcionários para despistar eventuais casos de Covid-19 e fazer investigação na área, afirmou à Lusa o representante dos Institutos Politécnicos.

16h41 - Hospital no Algarve com profissionais infetados. O Centro Hospitalar e Universitário do Algarve (CHUA) confirmou hoje a existência de profissionais infetados com Covid-19, sem quantificar o número ou especificar as unidades ou serviços em que trabalham.

16h37 - Suspender visitas em hospitais com surtos "será a última solução". A ministra da Saúde esteve esta segunda-feira na Casa do Artista para assinalar o início da vacinação contra a gripe. Sobre os surtos em ambiente hospitalarMarta Temido admitiu que está em cima da mesa a suspensão temporária de visitas de forma a travar a evolução dos casos ativos nestes locais (Beja, Gaia e Lisboa) e revelou que esta medida só não foi tomada ainda porque “é demasiado penoso para quem está isolado”. “Esta será a última solução”, afirmou.

16h25 - Autarca morto vence eleições na Roménia. Os habitantes de uma aldeia da Roménia reelegeram o seu presidente de câmara, Ion Aliman, com maioria absoluta, mesmo tendo o autarca falecido há duas semanas, vítima de complicações causadas pela Covid-19. Eleições foram este domingo e populares quiseram homenageá-lo.

16h13 - Profissionais de saúde infetados. Um total de 4.970 profissionais de saúde estão ou estiveram infetados com Covid-19 desde o início da pandemia, 629 dos quais são médicos e 1.435 enfermeiros, revelou hoje o secretário de Estado Adjunto e da Saúde. Do total, a grande maioria já recuperou da doença.

16h06 - Escola em Valongo com turma e professor em quarentena. Um aluno do primeiro ciclo do Agrupamento de Escolas Vallis Longus, em Valongo, acusou positivo para a Covid-19, o que colocou a turma de 22 crianças e o professor em quarentena, disse hoje à Lusa o diretor Artur Oliveira.

16h00 - Atualização de dados da Guiné-Bissau. A Guiné-Bissau registou na última semana 38 novos casos positivos de infeção pelo novo coronavírus, elevando o total acumulado para 2.362, segundo os dados divulgados hoje pelo Alto Comissariado para a Covid-19 do país.

15h48 - Dois comissários europeus isolados. Um dos vice-presidentes executivos da Comissão Europeia, Frans Timmermans, e a comissária da Saúde, Stella Kyriakides, juntaram-se ao grupo dos altos funcionários europeus em quarentena preventiva após terem estado em contacto com pessoas infetadas com o novo coronavírus.

15h30 - Surto condiciona Hospital de Beja. O hospital de Beja está sem urgência de ginecologia e obstetrícia por falta de médicos para preencher as escalas do serviço devido ao surto de Covid-19 que já infetou 30 profissionais de saúde daquela unidade, foi hoje divulgado.

15h23 - Resultados negativos em dois lares de Castelo de Vide. Os utentes e funcionários de dois lares em Castelo de Vide (Portalegre) testados à Covid-19 tiveram resultado negativo, após duas funcionárias da instituição gestora terem testado positivo, disse hoje à agência Lusa o presidente do município, António Pita.

15h18 - Escola em Guimarães com 55 alunos e 20 professores em quarentena. Dois alunos da EB 2,3 Egas Moniz, em Guimarães, distrito de Braga, acusaram positivo para a Covid-19, uma situação que colocou em quarentena duas turmas e cerca de 20 professores, disse hoje à Lusa a diretora do agrupamento.

15h06 - Máscaras transparentes para surdos. A federação ACAPPS, que reúne várias associações da Catalunha para apoiar pessoas surdas e as suas famílias, lançou uma campanha que visa facilitar a vida daqueles que viram a sua capacidade de comunicação piorar devido ao uso de máscaras. '#VullLlegirElsLlavis' (Eu quero ler os lábios) é o nome da campanha cujo mote é apelar à criação urgente de máscaras transparentes, que permita ler os lábios.

15h00 - Turistas sentiram-se seguros. Este não foi um ano particularmente animador para o turismo em todo o mundo, mas a percepção que os turistas estrangeiros tiveram na visita a Portugal foi positiva. De acordo com a Jetcost, oito em cada dez turistas sentiram-se seguros em território nacional

Recorde aqui os principais desenvolvimentos da pandemia, que ocorreram durante a manhã e início de tarde desta segunda-feira, em Portugal e no resto do Mundo. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório