Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

AO MINUTO: Infeções descem em Portugal, maior nº de internados desde maio

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Infeções descem em Portugal, maior nº de internados desde maio

Portugal contabiliza, até ao momento, 1.957 mortes e 74.029 casos de infeção, tendo esta segunda-feira reportado mais quatro mortos relacionados com a Covid-19 e 425 novos casos de infeção com o novo coronavírus.

Segundo o boletim da DGS, três das quatro mortes hoje reportadas tiveram lugar na região Norte e uma é referente à região de Lisboa e Vale do Tejo. 

Já há 4 concelhos com mais de 3.000 casos da Covid-19. Conheça aqui a mais recente distribuição de casos de infeção por concelho.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

15h30 - Este registo está fechado. Pode continuar a seguir as atualizações desta segunda-feira aqui.

15h27 Hospital de Beja sem urgência de ginecologia e obstetrícia devido a surto. O hospital de Beja está sem urgência de ginecologia e obstetrícia por falta de médicos para preencher as escalas do serviço devido ao surto de Covid-19 que já infetou 30 profissionais de saúde daquela unidade, foi hoje divulgado.

15h05 Há 12 escolas com surtos ativos de Covid-19 em Portugal. Salvaguardando que os dados não contemplam possíveis casos isolados vindos da comunidade, Graça Freitas disse que foram reportadas 12 escolas com surtos de Covid-19: cinco na região Norte, uma no Centro, seis em LVT. "No total, nestes surtos, temos 78 pessoas implicadas como casos positivos para SARS-Cov-2", adiantou. 

14h53 Duas mil farmácias vão poder administrar a vacina da gripe a idosos. Dez por cento das vacinas contra a gripe destinadas aos idosos vão poder ser administradas em 2.000 farmácias do país em complementaridade ao Serviço Nacional de Saúde. Esta é a primeira vez que a campanha da vacina contra a gripe começa em setembro, para minimizar a circulação simultânea do vírus da gripe sazonal e do SARS-CoV-2.

14h40 - O secretário de Estado e Adjunto da Saúde, António Lacerda Sales, afirmou hoje, em conferência de imprensa, que a "pandemia nos tem ensinado muito sobre união" e que "tem sido através do esforço de todos que temos conseguido ultrapassar muitos dos desafios que nos têm sido colocados". "Também em matéria de vacinação contra a gripe, estamos outra vez todos juntos em prole do sucesso desta campanha que será o sucesso do país", frisou, acrescentando que as ordens dos enfermeiros, dos farmacêuticos e dos médicos "uniram-se ao Ministério da Saúde no desenvolvimento e suporte financeiro de uma campanha de comunicação que visa que ninguém dos grupos de risco identificados "fique por vacinar este ano". 

14h30 - A federação ACAPPS, que reúne várias associações da Catalunha para apoiar pessoas surdas e as suas famílias, lançou uma campanha que visa facilitar a vida daqueles que viram a sua capacidade de diálogo piorar devido ao uso de máscaras. '#VullLlegirElsLlavis' é o nome da campanha cujo mote é apelar à criação, urgente, de máscaras transparentes, que permitam ler os lábios.

14h22 - Os utentes e funcionários de dois lares em Castelo de Vide (Portalegre) testados à Covid-19 tiveram resultado negativo, após duas funcionárias da instituição gestora terem testado positivo.

14h12 - Variante do vírus terá entrado em Portugal pelas "regiões Norte e Centro". Estudo do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) concluiu que o arranque da epidemia em Portugal foi marcado pela "disseminação massiva" de uma variante do SARS-CoV-2 com uma mutação específica, que começou a circular nas regiões Norte e Centro mais de uma semana antes do diagnóstico dos primeiros casos. 

13h55 Escola em Guimarães com 55 alunos e 20 professores em quarentena. Dois alunos da EB 2,3 Egas Moniz, em Guimarães, distrito de Braga, acusaram positivo para a Covid-19, uma situação que colocou em quarentena duas turmas e cerca de 20 professores, disse hoje à Lusadiretora do agrupamento.

13h47 - Acompanhe aqui, em direto, a conferência de imprensa de atualização dos dados epidemiológicos:

13h45 Mais de um milhão de mortos e 33,1 milhões de casos em todo o mundo. A pandemia do novo coronavírus já causou pelo menos 1.002.036 mortos em todo o mundo desde que a doença foi conhecida em dezembro na China e até às 11:00 TMG (12:00 em Lisboa), indica um balanço da AFP.

13h40 - 659 pessoas internadas, 98 nos cuidados intensivos. No último dia, mais 24 pessoas foram internadas por causa da Covid-19, com 9 pessoas a serem mudadas para as unidades de cuidados intensivos (UCI), no mesmo período. No total, o país tem 659 internadas, com 98 nos cuidados intensivos. É o maior número de hospitalizações no país desde 15 de maio (673), mais de quatro meses.

13h33 - Portugal com mais 4 mortes e 425 casos de infeção. Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais quatro mortes associadas à Covid-19 e mais 425 novos contágios pelo novo coronavírus. No total, desde o início da pandemia, o país acumula 74.029 casos de infeção e 1.957 óbitos. Relativamente aos dados do dia anterior, o número de novos casos da doença representa uma aumento de 0,58% e número de óbitos representa um aumento de 0,20%. 

13h30Rússia regista 8.000 novos contágios, o número mais alto desde junho. As autoridades russas registaram hoje mais de oito mil novos casos de contágio de Covid-19, número que não se registava desde meados de junho.

13h04 Infetados 50 dos 75 utentes do Lar dos Ferroviários no Entroncamento. Cinquenta dos 75 utentes do Lar dos Ferroviários, no Entroncamento (Santarém), testaram positivo à Covid-19, havendo ainda 18 funcionários infetados, num agravamento de um surto detetado no passado dia 10, disse hoje o presidente do município.

12h51 Oito infetados com o novo coronavírus no hospital de Leiria. Foram diagnosticados oito casos de infeção pelo novo coronavírus no hospital de Leiria (três doentes na Medicina I e cinco profissionais de saúde), confirmou o Notícias ao Minuto junto de fonte hospitalar

12h50 Urgência de Ginecologia-Obstetrícia do Amadora-Sintra reabre esta noite. O Serviço de Urgência de Ginecologia-Obstetrícia do Hospital Amadora-Sintra reabre a partir de hoje no período noturno, após uma semana de encerramento por carência de profissionais.

12h45 Açores sem novos casos nas últimas 24 horas. Os Açores não registaram, nas últimas 24 horas, novos casos positivos de covid-19 e há ainda a assinalar uma recuperação na ilha do Pico, informou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

12h39Tribunal britânico autoriza Uber a operar em Londres. A Uber pode continuar a operar em Londres, decidiu hoje um tribunal britânico, que aceitou um recurso apresentado pela plataforma de transporte de passageiros para a renovação da licença de funcionamento. 

12h35Sobe para 30 número de infetados em surto no hospital de Beja. O número de profissionais de saúde infetados no surto de covid-19 identificado no bloco operatório do hospital de Beja subiu de 26 para 30, anunciou hoje a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA).

12h31 Hidroxicloroquina e cloroquina são prejudiciais para o coração. Um novo estudo israelista reitera os riscos da toma de hidroxicloroquina e cloroquina sobretudo por doentes com Covid-19 com um historial prévio de doenças cardiovasculares.

11h40Máscara portuguesa que inativa o vírus já está disponível para crianças. As máscaras MOxAd-Tech para adultos e crianças têm características antimicrobianas, com eficácia comprovada contra vírus e bactérias. Custam 10 euros.

11h28 Linha SNS24 registou um aumento de quase 80% de chamadas este ano. A Linha SNS24 recebeu este ano, em média, mais de 7.000 chamadas por dia, totalizando cerca de 1,9 milhões, um aumento de quase 80% em comparação com o mesmo período de 2019, segundo dados avançados à Lusa.

11h26 - App de rastreamento britânica descarregada mais de 10 milhões de vezes. A aplicação do serviço de saúde britânico (NHS) já foi descarregada mais de 10 milhões de vezes desde o lançamento, na quinta-feira da semana passada. Assim como na app portuguesa, o software usa tecnologia bluetooth para rastrear contactos, avisando os utilizadores que estiveram próximos de um contacto positivo de que precisam de se auto-isolar.

11h17 Isolamento é obrigatório por lei em Inglaterra a partir de hoje. O isolamento é obrigatório a partir de hoje em Inglaterra para qualquer pessoa que tenha testado positivo ou tenha estado em contacto com alguém infetado com Covid-19, sendo as infrações penalizadas com multas. 

11h06 Jardim-de-infância encerrado 14 dias após mais um caso positivo. O jardim-de-infância da Escola Básica N.º 3 de Espinho encerrou por 14 dias, enviando para casa 140 crianças depois de ter sido diagnosticado mais um caso de Covid-19 num funcionário da instituição, revelou hoje fonte da Proteção Civil.

10h46 África regista 141 mortos e quase dez mil casos em 24 horas. África registou mais 141 mortos devido à Covid-19 nas últimas 24 horas, subindo para 35.440, e quase mais dez mil casos, para um total de 1.459.714 infetados, segundo os dados mais recentes sobre a pandemia no continente.

10h33 Penacova desativa plano municipal de emergência. O plano municipal de emergência e proteção civil de Penacova foi desativado hoje, tendo a Comissão Municipal de Proteção Civil (CMPC) considerado que o surto da Covid-19 no concelho está controlado.

10h25 Merkel avisa que casos podem chegar aos 19.200 por dia na Alemanha. Angela Merkel disse esta segunda-feira, à cúpula da União Democrata-Cristã (CDU), que as infeções por novo coronavírus podem chegar às 19.200 por dia se se mantiver a tendência atual no país, mas sublinhou que a economia não deve parar. "Temos de estabelecer prioridades, como por exemplo manter a economia a funcionar e as escolas e creches abertas. O futebol é secundário, por agora", terá dito a líder democrata-cristã.

9h46 Spray nasal investigado na Austrália pode travar reprodução da Covid-19. Um spray nasal desenvolvido para reforçar o sistema imunológico contra a gripe e as constipações demonstrou, em provas pré-clínicas, que pode travar a reprodução viral de Covid-19, disse hoje a empresa biotecnológica australiana responsável pela investigação. Aempresa Ena Respitarory, que desenvolve o produto INNA-051 indicou em comunicado que as provas realizadas com furões, coordenadas pelo subdiretor do organismo da Saúde Pública de Inglaterra, Miles Carroll, revelaram uma eficácia de 96%.  

9h16 Tailândia anuncia prolongamento do estado de emergência. As autoridades tailandesas anunciaram hoje a prorrogação até 31 de outubro do estado de emergência decretado para combater a Covid-19, apesar das poucas infeções no país e com uma onda de protestos de estudantes contra o Governo.

8h48 - Ex-diretora de Saúde pública de Madrid compara região a Titanic. Yolanda Fuentes, antiga diretora de Saúde pública da Comunidade de Madrid, demitiu-se do cargo por discordar mudar de fase de alerta no início do descofinamento na região, em maio. "Boa sorte", escreveu a antiga responsável, de forma irónica, na legenda de um pequeno excerto do filme 'Titanic', de James Cameron, onde se pode ver os músicos a decidir continuar tocar com o afundamento do navio já evidente. Esta mensagem surge numa altura em que o governode Pedro Sánchez pediu confinamento de municípios com uma incidência cumulativa de mais de 500 casos por cem mil habitantes, em Madrid.

8h35 Estado australiano de Victoria levanta recolher obrigatório. O recolher obrigatório em vigor há quase dois meses no estado de Victoria, a braços com o maior surto de Covid-19 na Austrália, foi hoje levantado, após o número de casos ter caído drasticamente.

8h10 Vacina da gripe disponível a partir de hoje para populações prioritárias. A vacina da gripe está disponível a partir de hoje, começando a ser administrada nas faixas da população consideradas prioritárias, como os residentes em lares de idosos e grávidas, segundo a Direção-Geral da Saúde. A campanha de vacinação do Serviço Nacional de Saúde, que começa habitualmente em 15 de outubro, inicia-se este ano mais mais cedo com uma primeira fase para qual há 350 mil vacinas disponíveis.

8h01 - Primeira morte em campo de refugiados na Grécia. A Grécia registou a primeira morte associada à Covid-19 na sua maior comunidade de migrantes. As autoridades de Saúde dizem que se trata de um homem afegão de 61 anos de idade, que deixa dois filhos. Morreu no hospital Evangelismos, em Atenas, para onde foi transportado do campo de refugiados Malakassa.

8h00Alemanha notifica mais 1.192 casos e 3 mortes nas últimas 24h. As autoridades alemãs contabilizam esta segunda-feira mais 1.192 novos casos de infeção, de acordo com o Instituto Robert Koch (RKI), elevando o número total para 285.332. Quanto ao número de óbitos, o total acumulado é agora de 9.460, com mais três mortes a serem registadas nas últimas 24 horas (no dia anterior tinham sido cinco).

7h40 - António Costa reúne-se com Ursula Von der Leyen em Belém. O primeiro-ministro, António Costa, e a presidente da Comissão Europeia, a alemã Ursula Von der Leyen, reúnem-se hoje no Palácio de São Bento, Lisboa, tendo depois um jantar de trabalho. Nesse jantar de trabalho, estarão em análise os temas da atualidade na União Europeia, com particular destaque para o combate à Covid-19, mas também a preparação da presidência portuguesa, que começa em 1 de janeiro do próximo ano.

Fonte do Governo disse à agência Lusa que ainda antes desta sessão o primeiro-ministro e a presidente da Comissão Europeia farão uma visita ao Instituto Ricardo Jorge, valência que tem estado na primeira linha do combate à Covid-19.

7h36 - Mais de um milhão de mortes registadas em todo o mundo. Mais de um milhão de mortes provocadas pelo novo coronavírus foram registadas em todo o mundo desde sua deteção na China, de acordo com uma contagem da Agência France-Presse, feita no domingo à noite a partir de fontes oficiais. De acordo com a Universidade Johns Hopkins, porém, a trágica marca ainda não foi atingida, devendo acontecer durante o dia de hoje (contabilizavam 997.737 esta madrugada).

As regiões mais afetadas, em termos de número de mortes, são América Latina e Caribe (341.032 mortes para 9.190.683 casos), Europa (229.945 mortes para 5.273.943 casos) e Estados Unidos e Canadá (214.031 mortes para 7.258.663 casos).

7h20 - As atualizações mais importantes das últimas horas:

  • Índia ultrapassa os seis milhões de casos. A Índia registou mais 82.170 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, ultrapassando os seis milhões de infetados desde o início da pandemia, anunciaram hoje as autoridades indianas.
  • EUA registam 263 mortos e mais de 32 mil casos nas últimas 24 horas. Os Estados Unidos registaram 263 mortos e 32.523 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo a contagem independente da Universidade Johns Hopkins.
  • China soma 43 dias sem casos locais. A China atingiu hoje 43 dias consecutivos sem infeções locais de Covid-19, mas registou 21 casos oriundos do exterior nas últimas 24 horas.
  • México regista 187 mortos e 3.886 casos nas últimas 24 horas. O México registou 187 mortos e 3.886 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando o total de óbitos para 76.430 e o de casos para 730.317, de acordo com as autoridades.
  • Argentina regista 206 mortos e 8.841 casos nas últimas 24 horas. A Argentina registou 206 mortos e 8.841 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando o número de óbitos para 15.749 e de casos para 711.325, de acordo com as autoridades.

7h00 - Bom dia! Iniciamos um novo registo diário. Clique aqui para conferir as atualizações de domingo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório