Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Governo espanhol evita comentar inabilitação de Torra, PP pede eleições

O Governo espanhol disse hoje que "respeita as decisões judiciais", mas recusou fazer mais comentários sobre a confirmação da inabilitação do presidente do governo da Catalunha, Quim Torra, enquanto o líder da oposição pediu eleições na região.

Governo espanhol evita comentar inabilitação de Torra, PP pede eleições
Notícias ao Minuto

15:18 - 28/09/20 por Lusa

Mundo Quim Torra

O Supremo Tribunal espanhol anunciou hoje a confirmação da inabilitação por um ano e meio do presidente do governo regional da Catalunha, Quim Torra, por desobediência à junta eleitoral central.

O acórdão, aprovado por unanimidade, obriga Torra a abandonar o cargo, durante um ano e meio, alegando que o presidente do governo regional desobedeceu de forma "persistente e obstinada" à junta eleitoral central, que garante a vigilância dos atos eleitorais em Espanha.

O Governo espanhol, liderado pelo socialista Pedro Sánchez, preferiu não fazer mais comentários, a não ser sublinhar o "respeito pelas decisões judiciais".

Já a líder do partido do Goberno (PSOE), Cristina Narbona, disse que este pode ser o início de "um novo tempo" para a Catalunha, embora reconheça que a decisão do Supremo Tribunal não muda "de forma alguma" a disposição de diálogo do Governo de coligação, que permanece intacta.

Numa conferência de imprensa, Narbona disse que, a partir da decisão judicial, Torra ficará impossibilitado de exercer o cargo, pelo que o diálogo terá de ser feito com "pessoas com poderes para tomar decisões".

Sobre a eventualidade de novas eleições regionais, Narbona disse que essa decisão compete a Torra, confiando que o presidente do governo da Catalunha "não prolongará injustificadamente" a crise institucional que "agrava o dia-a-dia dos cidadãos".

O líder do Partido Popular espanhol (direita), Pablo Casado, salientou que Quim Torra foi inabilitado graças a uma denúncia que o seu partido apresentou na junta central eleitoral e considerou que devem ser marcadas "imediatamente" novas eleições na Catalunha.

Numa mensagem na rede social Twitter, Casado destacou ainda que o "Governo deve garantir o cumprimento da pena e da ordem pública" na Catalunha.

Por sua vez, a presidente do partido Cidadãos, Inés Arrimadas, defendeu que, com a inabilitação de Quim Torra, "se fez justiça" e "conquistou-se liberdade", lembrando o papel do seu partido na denúncia sobre a presença de faixas de apoio a presos pelo processo político, que esteve na origem da decisão judicial.

Quim Torra admitiu o ato de desobediência, durante o julgamento, declarando que não acatou a ordem da junta eleitoral que o obrigara a retirar as faixas de apoio aos presos do processo político que haviam sido colocadas em prédios públicos, durante o período eleitoral.

"Os espaços públicos são de todos e um dirigente político não pode contornar as leis, inundando-os de propaganda separatista", disse Arrimadas, no Twitter.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório