Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Autoridades indianas detêm nove alegados membros da Al-Qaeda

A Agência Nacional de Investigação (NIA), um organismo especial de combate ao terrorismo na Índia, deteve hoje nove alegados membros da Al-Qaeda suspeitos de estarem a planear a realização de ataques terroristas no país.

Autoridades indianas detêm nove alegados membros da Al-Qaeda
Notícias ao Minuto

14:47 - 19/09/20 por Lusa

Mundo NIA

"A NIA recebeu informações sobre uma célula interestatal da Al-Qaeda que opera em vários estados indianos. O grupo planeava realizar ataques terroristas a instalações vitais na Índia com o objetivo de matar pessoas inocentes e espalhar o terror", referiu uma nota divulgada pela agência indiana, esclarecendo que as detenções foram efetuadas em Ernakulam, no estado de Querala, e em Murshidabad, no estado de Bengala.

De acordo com informações divulgadas pela NIA, a célula "participava ativamente" na angariação de fundos e alguns membros do grupo planeavam viajar para Nova Deli para adquirir armas e munições. Foi também apreendida "uma grande quantidade de material incriminatório", como "documentos e literatura jihadi, armas afiadas, armas de fogo de fabrico doméstico e armadura corporal de fabrico local".

Todos os detidos, três dos quais residentes em Kerala e os outros seis em Bengala, serão levados aos tribunais estatais, indicou ainda a agência.

A Índia tem acusado o Paquistão de apoiar o "terrorismo transfronteiriço" e de permitir a operação no seu território de grupos terroristas com o objetivo de atacar alvos indianos e fomentar sentimentos separatistas na região de Caxemira, acusações que já foram negadas pelo governo paquistanês.

As autoridades indianas têm vindo a intensificar a ofensiva contra os grupos separatistas e pró-paquistaneses insurretos, especialmente em Caxemira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório