Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 12º MÁX 26º

Detida aliada de candidata da oposição na Bielorrússia

Uma destacada aliada da principal candidata da oposição às presidenciais de domingo na Bielorrússia, foi detida pela polícia na noite de hoje, anunciou uma porta-voz citada pela agência noticiosa AFP.

Detida aliada de candidata da oposição na Bielorrússia
Notícias ao Minuto

22:40 - 08/08/20 por Lusa

Mundo Bielorrússia

Maria Kolesnikova, que declarou o seu apoio a Svetlana Tikhanovskaia, a principal adversária do Presidente Alexander Lukashenko, foi diretora de campanha de Viktor Babariko, um dos três candidatos à presidência impedidos de se apresentarem ao escrutínio e que se encontra detido, à semelhança do vídeo-'blogger' Serguei Tijanovski, marido de Tikhanovskaia.

O terceiro rival de Lukashenko impedido de concorrer, o ex-diplomata de carreira Valeri Tsepkalo, optou por se refugiar na vizinha Rússia nos últimos dias de julho ao alegar motivos de segurança pessoal.

Previamente, e durante a tarde de hoje, a porta-voz da candidatura de Tikhanovskaya também tinha anunciado a detenção da sua diretora de campanha, Maria Moroz, que ocorreu pela segunda vez após uma breve interpelação na quinta-feira.

"Provavelmente não será libertada até segunda-feira", admitiu Anna Krasoulina, uma forma de a impedir de participar no escrutínio deste domingo.

Desde a chegada de Alexander Lukashenko ao poder, em 1994, nenhuma corrente da oposição conseguiu afirmar-se na paisagem política bielorrussa. Muitos dos seus dirigentes foram detidos e, em 2019, nenhum opositor foi eleito para o parlamento.

Os resultados das últimas quatro eleições presidenciais não foram reconhecidos como justos pelos observadores da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE), que denunciaram fraudes e pressões sobre a oposição.

Pela primeira vez desde 2001, e por não ter recebido um convite oficial a tempo, a OSCE não estará presente na votação de domingo para observar a votação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório