Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Tempestade Isaías perde força ao aproximar-se da costa da Florida

A tempestade tropical Isaías aproximava-se este domingo da costa da Florida, nos Estados Unidos da América, com rajadas de vento e chuvas fortes, mas não se espera que recupere o seu anterior estatuto de furacão.

Tempestade Isaías perde força ao aproximar-se da costa da Florida
Notícias ao Minuto

00:18 - 03/08/20 por Lusa

Mundo Tempestade

Depois de ser furacão de categoria 1 ao passar por parte do arquipélago das Bahamas e pelas ilhas do Caribe, Isaías passou a tempestade tropical.

O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC na sigla em inglês) indicou no seu boletim mais recente que a tempestade Isaías se movia "lentamente" a uma velocidade de 15 quilómetros por hora em direção norte-noroeste, próxima mas sem tocar a costa atlântica central da Florida.

Também indicou que os ventos máximos aumentaram ligeiramente para 110 quilómetros por hora.

As autoridades declararam estado de emergência para os condados da costa leste, o que permite a libertação de fundos federais. Muitos habitantes adotaram medidas de precaução, incluindo barricadas nas vitrinas das lojas com painéis de madeira.

O NHC, com sede em Miami, avisou que a tempestade Isaías se devia "aproximar da costa leste da Florida na noite de domingo", antes de voltar ao Atlântico na segunda-feira e na terça-feira.

A espacial norte-americana NASA acompanhou de perto a tempestade pois poderia interromper o regresso da cápsula tripulada Dragon, da SpaceX, à Terra, após dois meses de missão à Estação Espacial Internacional (ISS). A cápsula, com dois astronautas, amarou com segurança nas águas do Golfo do México.

Na quinta-feira, Isaías chegou ao território de Porto Rico, onde o corpo de uma mulher, que ter morrido em consequência dos estragos provocados pelas chuvas e ventos fortes, foi descoberto sábado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório