Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 19º

Polícia britânica 'alvo' de inquérito sobre discriminação racial

Um inquérito sobre a expressividade da discriminação racial na polícia de Inglaterra e País de Gales foi iniciado na sequência do movimento anti-racismo Black Lives Matter, informou hoje a entidade supervisora.

Polícia britânica 'alvo' de inquérito sobre discriminação racial
Notícias ao Minuto

11:54 - 10/07/20 por Lusa

Mundo Black Lives Matter

"Ter um olhar independente e uma base de evidências vai ajudar a polícia a aprender e melhorar se for necessário", justificou o diretor da Agência Independente para a Conduta Policial (IOPC), Michael Lockwood.

O responsável disse que queria ajudar a polícia a "recuperar a confiança do público", que há muito tempo é afetada por "sinais de uso desproporcional dos poderes".

A investigação vai analisar inicialmente dados relacionados a prisões, buscas e uso de força em relação a minorias étnicas e a IOPC também vai investigar se a polícia "levou as queixas" a sério ou se negou o estatuto de vítimas por serem dessas minorias.

"Trata-se de identificar boas e más práticas e ver onde podemos fazer mudanças reais", disse Michael Lockwood, que adiantou que a IOPC vai recolher mais denúncias por discriminação, das quais "a maioria" dos 32.000 casos anuais são atualmente tratados pela própria polícia.

O Reino Unido registou protestos anti-racistas pelo movimento Black Lives Matter, desencadeados pela morte de George Floyd, um americano negro que foi sufocado por um policial branco quando estava a ser preso nos Estados Unidos.

Vários casos de suposto abuso policial contra minorias foram entretanto denunciados e causaram indignação.

Na quarta-feira, a chefe da Polícia Metropolitana de Londres, Cressida Dick, disse ter pedido desculpas à atleta britânica Bianca Williams pelo "sofrimento" causado durante uma rusga ao automóvel onde seguia com o companheiro, o português igualmente atleta Ricardo dos Santos, e na qual a polícia não encontrou nada.

Em 1999, um relatório qualificou a polícia de Londres como "institucionalmente racista" devido às irregularidades cometidas durante a investigação do homicídio de um adolescente negro, Stephen Lawrence, provocando protestos que levaram a uma reformas na polícia.

De acordo com um estudo da London School of Economics (LSE) publicado em 2018, no Reino Unido os negros têm oito vezes mais probabilidades de serem presos e revistados do que os brancos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório