Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 26º

Espanha assina acordo de dupla nacionalidade com França

Espanha vai assinar com a França o seu primeiro acordo de dupla nacionalidade com um país europeu, durante a cimeira bilateral que vai ter lugar no segundo semestre do corrente ano, anunciaram hoje os chefes das diplomacias dos dois Estados.

Espanha assina acordo de dupla nacionalidade com França
Notícias ao Minuto

16:17 - 09/07/20 por Lusa

Mundo Nacionalidade

"Trata-se de um sinal muito claro para os mais de 275.000 residentes espanhóis em França e um piscar de olhos para os mais de 125.000 residentes franceses em Espanha", disse a chefe da diplomacia espanhola, Arancha González Laya, depois de se ter encontrado com o seu homólogo francês, Jean-Yves Le Drian, hoje em Paris.

González Laya salientou o "caráter excecional" deste acordo, que beneficiará sobretudo os residentes franceses em Espanha, uma vez que a França já tinha permitido que os espanhóis que se encontram no seu país partilhassem ambas as nacionalidades.

Fontes do Ministério dos Negócios Estrangeiros espanhol indicaram à agência Efe que se está a trabalhar para alcançar acordos semelhantes com outros países europeus, tais como o Reino Unido.

O ministro francês, por seu lado, considerou "um símbolo forte" das boas relações entre os dois países que a França seja o primeiro na Europa com o qual Espanha assinou um acordo deste tipo.

A assinatura do acordo será um dos temas centrais da cimeira hispano-francesa, na qual o ministro francês espera que ambos os países possam "escrever uma nova página numa relação particularmente rica e densa".

Os dois ministros constataram que têm uma visão comum sobre várias questões da atualidade internacional, tais como a necessidade de aprovar o plano de resgate proposto pela Comissão em resposta à crise da covid-19, no Conselho Europeu da próxima semana.

"Queremos enviar uma mensagem de unidade hispano-francesa para alcançar um acordo rápido e sólido sobre o fundo de recuperação no próximo Conselho Europeu de 17 de Julho", disse Jean-Yves Le Drian, que considerou importante "relançar a economia europeia e dar à Europa um impulso geopolítico como ator principal nas relações internacionais".

O ministro francês disse que havia "convergência a nível europeu" tanto no que diz respeito à necessidade de se adotar o pacto de reconstrução como de fazer progressos nas negociações com Londres no que diz respeito às futuras relações com o Reino Unido após o 'Brexit'.

Neste sentido, assegurou que Paris e Madrid "partilham o desejo comum de que o setor da pesca não seja a variável de ajustamento" na negociação com Londres, enquanto González Laya observou que ambos os países concordam com a necessidade de instar Londres a acelerar as negociações.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório