Meteorologia

  • 25 OUTUBRO 2021
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 23º

Edição

Áustria emite alerta contra viagens para Bulgária, Roménia e Moldávia

A Áustria lançou hoje um alerta contra viagens para a Bulgária, Roménia e Moldávia e reforçou o controlo nas fronteiras com a Hungria e a Eslovénia devido ao aumento de contágios de coronavírus na região.

Áustria emite alerta contra viagens para Bulgária, Roménia e Moldávia
Notícias ao Minuto

12:24 - 08/07/20 por Lusa

Mundo Covid-19

"Estamos a detetar cada vez mais casos [de infeção pelo novo coronavírus] procedentes do estrangeiro. Por isso fazemos um apelo urgente para não viajarem para estes países", disse o chanceler austríaco, Sebastian Kurz, numa conferência de imprensa.

Qualquer pessoa que chegue à Áustria proveniente da Bulgária, da Roménia ou da Moldávia deve apresentar um teste negativo feito menos de quatro dias antes ou submeter-se a uma quarentena de duas semanas.

Quem não respeitar a quarentena, frisou Kurz, incorre numa multa de 1.450 euros e quem sair à rua sabendo que é positivo pode enfrentar um processo judicial por colocar em risco a saúde pública.

O chanceler disse também que foram reforçados os controlos nas fronteiras com a Hungria e a Eslovénia, os países vizinhos que ligam a Áustria aos Balcãs.

Devido à pandemia de covid-19, a Áustria desaconselha viagens para 32 países, grupo que inclui desde a semana passada seis países dos Balcãs: Albânia, Bósnia-Herzegovina, Kosovo, Montenegro, Macedónia do Norte e Sérvia.

Muitos austríacos têm raízes nos Balcãs e viajam para aqueles países para visitar familiares ou amigos. Cerca de 530.000 pessoas, uns 6% da população da Áustria, é natural ou descendente de cidadãos da antiga Jugoslávia.

Portugal, assim como o Reino Unido, a Suécia, a região alemã da Renânia do Norte-Vestefália e italiana da Lombardia constam igualmente da lista austríaca de destinos desaconselhados.

A Áustria regista até agora 706 mortes associadas à covid-19, num total de 18.500 casos.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório