Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

AO MINUTO: "Não foi fim de ano letivo perfeito". Médicos "desmotivados"

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: "Não foi fim de ano letivo perfeito". Médicos "desmotivados"
Notícias ao Minuto

07:54 - 26/06/20 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

Este ano não toca para a saída. O ano letivo termina hoje, com o final do 3.º período, depois de mais de três meses de ensino à distância, em que a maioria dos alunos e professores estiveram ligados online. Sobre o próximo ano, ainda pouco se sabe, além de que deverá arrancar entre 14 e 17 de setembro.

O Governo aprovou ontem o dever cívico de recolhimento domiciliário em 19 freguesias de cinco dos 18 concelhos da Área Metropolitana de Lisboa (AML), designadamente de Lisboa, Sintra, Amadora, Odivelas e Loures, a partir de 1 de julho. Quem falhar recomendações arrisca (pesadas) coimas. Uma vez que a generalidade do território passará a situação de alerta, nas próximas duas semanas teremos, então, um país a três velocidades. Pode conferir aqui tudo o que foi anunciado ontem pelo primeiro-ministro António Costa.

Os dados mais recentes da Direção-Geral da Saúde indicam que o novo coronavírus já fez um total de 40.866 infetados e 1.555 óbitos em Portugal, num aumento de seis óbitos e 451 novos casos nas últimas 24 horas. A pandemia já provocou pelo menos 487.274 mortos e infetou 9,6 milhões em todo o mundo desde dezembro.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo: 

15h50 - Este registo chega ao fim, mas pode continuar a acompanhar-nos aqui.

15h44 - As autoridades de Saúde espanholas reportam mais oito mortes associadas à Covid-19 nas últimas 24 horas, continuando este número a subir. O número de novos casos de infeção é esta sexta-feira de 191, também uma subida em relação à véspera.

15h40 - Cabo Verde registou hoje a nona vítima mortal associada ao novo coronavírus, segundo atualização dos dados feita pelas autoridades de saúde, que dá conta ainda de mais 23 casos novos, elevando o total nacional para 1.026.

15h33 - O Governo dos Açores anunciou hoje um apoio para "estimular de forma decisiva" a retoma das empresas que estiveram em 'lay-off' (suspensão temporária da atividade), atribuindo o equivalente a um ou dois salários mínimos regionais por cada trabalhador abrangido.

15h31 - Universidade de Barcelona analisou a presença do novo coronavírus nas águas residuais e descobriu que havia vestígios desde 15 de janeiro. A descoberta foi confirmada por Albert Bosch, presidente da Sociedade Espanhola de Virologia e professor do Departamento de Microbiologia desta universidade, ao La Vanguardia.

15h24 - O ministro da Educação afirmou hoje numa visita a uma escola do Porto que as escolas vão continuar, até ao final do mês de julho, a servir refeições aos alunos da Ação Social Escolar. Tiago Brandão Rodrigues salientou que "com o andar da pandemia", "dezenas de milhares de estudantes" acabaram por todos os dias, recorrer às cantinas escolares.

15h18 - Esta sexta-feira foi a vez de se saber que também o treinador de DjokovicIvanisevic, estava infetado com o novo coronavírus. O Adria Tour foi cancelado depois de quatro tenistas testarem positivo à Covid-19Grigor DimitrovBorna CoricViktor Troicki e Djokovic, este último organizador do torneio em Belgrado.

14h43 - Açores sem novos casos. As 657 análises realizadas nos Açores nas últimas 24 horas "não revelaram novos casos positivos de covid-19" e a região mantém apenas três casos positivos ativos, dois em São Miguel e um na Terceira.

14h40 - Governo italiano aprovou um corte de impostos que abrange 16 milhões de trabalhadores a partir de 1 de julho, anunciou o ministro da Economia, Roberto Gualtieri. Segundo a agência de notícias EFE, esta medida é o primeiro passo de uma reforma mais ampla que o executivo quer aprovar, para diminuir a pressão fiscal sobre os trabalhadores e as empresas. A intenção do Governo italiano é a de aumentar o poder de compra das famílias, incentivando, assim, o consumo e, consequentemente, revitalizando a economia, face à crise decorrente da pandemia de Covid-19.

14h33 - A ministra da Saúde, Marta Temido, recordou hoje, na habitual conferência de imprensa, que "contactos físicos e espaços fechados e muito frequentados" são comportamentos e lugares de risco. "Recordo que, como todos sabemos, que a Covid-19 só desaparecerá das nossas vidas quando surgir uma vacina ou tratamento eficaz, logo o facto de Portugal ter tido uma situação epidemiológica melhor, mais favorável, menos dura do que outros países e de, agora, enfrentar números consistentes em algumas freguesias é um motivo para reforçar o nosso esforço articulado ao nível da saúde publica, solidariedade social, emprego, economia, habitação, transportes e trabalho com autarquias e sociedade civil", disse. A governante vincou que este trabalho é de paciência e de elevada complexidade que todos vão ter de continuar a fazer.

14h27 - O Serviço Nacional de Saúde (SNS) pode enfrentar o abandono dos profissionais caso não surjam medidas urgentes, alerta a Federação Nacional dos Médicos (FNAM), entre críticas à tutela e a apresentação de propostas para a valorização do setor. "Receamos que a ausência de medidas concretas e urgentes culmine num abandono dos médicos do SNS, com o consequente colapso dos serviços de saúde durante a previsível nova vaga de SARS-CoV-2", pode ler-se no comunicado da comissão executiva da FNAM, que refere ainda que "os médicos estão desmotivados" e "não se sentem protegidos".

14h14 - Os Aeroportos da Madeira garantem ter "tudo a postos" para testar passageiros. "Está tudo a postos a partir de segunda-feira (dia 29)", declarou o presidente do Governo regional, Miguel Albuquerque, que hoje visitou as estruturas que estão a ser montadas no Aeroporto da Madeira - Cristiano Ronaldo.

14h06 - O país vai avançar a 'três velocidades', Alerta, Contingência e Calamidade, a partir do próximo dia 1 de julho (quarta-feira) e há regras diferentes para cada um dos estado. Saiba o que deve ter em conta:

13h57 - O programa da TVI 'Somos Portugal' está de volta aos diretos depois de ter sido suspenso devido à pandemia da Covid-19 e com uma apresentadora especial.

13h54 - As fases finais da Taça Davis e da Fed Cup foram reagendadas para 2021, devido a "desafios significativos" motivados pela pandemia. O anúncio acaba de ser feito pela Federação Internacional de Ténis (ITF) e os organizadores.

13h50 - Um dos três portugueses infetados com covid-19 num matadouro em Gütersloh, na Alemanha, aponta falta de condições de higiene e segurança na empresa e admite que, mesmo depois de aparecerem casos, foram obrigados a trabalhar.

13h47 - Siga abaixo a conferência de imprensa da Direção-Geral da Saúde e aqui os pontos mais importantes.

13h23 - O Presidente da República falou no encerramento do ano letivo na escola Fontes Pereira de Melo no Porto. "Vim aqui agradecer, não podendo ir a todas as escolas, o esforço por este tempo", começou por dizer Marcelo Rebelo de Sousa. "Sou professor e sei bem a diferença entre o ensino presencial e o ensino à distância. Foi um recurso particularmente significativo neste período que passámos e passamos, mas não substituí aquilo que é presencial", continuou.

"Dirão que não foi um fim de ano letivo perfeito. Não foi. Nem podia ser nas condições em que vivemos. Foi o possível", referiu ainda o chefe de Estado.

13h15 -mais seis mortos e 451 novos casos de infeção em Portugal com Covid-19. Esta é a maior subida de novos casos em 24 horas desde 8 de maio. Segundo os dados mais recentes da DGS desde o início da pandemia, foram registados em Portugal 40.866 casos de infeção pelo novo coronavírus e 1.555 vítimas mortais. 

13h08 - O jornal espanhol El País escreve na capa desta sexta-feira que "Portugal ordenou o confinamento de 3 milhões de lisboetas". O Ministério dos Negócios Estrangeiros já reagiu e diz que é "totalmente falso".

12h59 - A Ucrânia registou 1.109 casos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, um número recorde que mostra uma aceleração dos contágios após o levantamento das restrições e que as autoridades consideram "uma vaga grave". O número de casos quase duplicou desde o final de maio, ultrapassando agora um total de 41.100 pessoas contagiadas desde o inicio do surto no país, segundo o Ministério da Saúde.

12h52 - Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) e o Instituto da Segurança Social (ISS) realizaram uma ação de inspeção ao lay-off, que culminou com a adoção de 350 procedimentos, entre os quais autos de contraordenação e de advertência e notificações para tomada de medidas.

12h46 - A pandemia do novo coronavírus já causou a morte a pelo menos 487.274 pessoas e infetou 9,6 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP baseado em dados oficiais. De acordo com os dados recolhidos pela agência de notícias francesa até às 11h de Lisboa, já morreram pelo menos 487.274 pessoas e há mais de 9.604.040 infetados em 196 países e territórios desde o início da epidemia, em dezembro de 2019 na cidade chinesa de Wuhan.

12h36 - O Grupo Barraqueiro informou que vai reforçar a oferta a partir de segunda-feira nas transportadoras rodoviárias que operam na Área Metropolitana de Lisboa (AML), "com especial incidência nas horas de maior procura durante a manhã e tarde".

12h21 - Os passageiros do território continental que pretendam viajar para os Açores vão passar a poder realizar testes de despiste ao coronavírus SARS-CoV-2 em laboratórios do continente, anunciou hoje o Governo Regional.

12h14 - Mais de 360 trabalhadores filipinos foram repatriados e mais de dois mil receberam ajuda alimentar em Macau através do consulado das Filipinas desde o início da pandemia da covid-19, disse à Lusa a cônsul.

11h55 - Macau passou desde hoje a exigir um teste negativo à Covid-19 aos residentes que viajem do Brasil até ao aeroporto internacional de Hong Kong e que queiram entrar no território através do corredor marítimo especial.

11h43 - Os votantes das eleições do Desportivo das Aves, marcadas para sábado, devem "ser portadores de caneta" e "usar máscara dentro e fora" do pavilhão, anunciou hoje o lanterna-vermelha da I Liga de futebol.

11h38 - "O Metropolitano de Lisboa duplicará a oferta aos fins de semana, durante o período diurno, nas linhas Azul, Verde e Vermelha, fazendo circular comboios de seis carruagens", refere o Metro, em comunicado. O objetivo passa também por reduzir a propagação da Covid-19.

11h26 - Uma utilizadora da rede social Facebook divulgou uma imagem captada no metro de Lisboa, na quinta-feira, ao início da manhã. A foto evidencia que os utentes do metropolitano não conseguem cumprir o distanciamento social necessário para evitar a pandemia de Covid-19. "Desvendado mistério para aumento de casos", escreve.

11h19 - As autoridades sanitárias belgas informaram que na semana entre 16 e 22 de Junho registou-se uma média de 89 novas infecções por dia. Isto representa uma diminuição de 6% em relação à semana anterior (em que se registaram 94 infecções por dia). Durante este mesmo período, o número médio de mortes diárias também diminuiu de 8 para 7 (-18%).

10h57 - Uma idosa, de 92 anos, infetada com covid-19 e utente do lar de Reguengos de Monsaraz (Évora) onde existe um surto desta doença morreu na quinta-feira, ao final do dia, informou hoje a câmara. Esta é a segunda vítima mortal do foco da doença provocada pelo novo coronavírus, e há ainda atualmente, 124 casos ativos de Covid-19 no concelho.

10h54 - Festa de aniversário surpresa culmina em 18 infetados com Covid-19. Três dos infetados tiveram de ser hospitalizados. A festa decorreu sobre as normas impostas atualmente no Texas, mas resultou numa infeção em massa, com os pais de Ron a terem de ser internados, bem como a sua irmã que tem cancro.

10h43 - As duas principais ilhas turísticas de Cabo Verde, Sal e Boa Vista, vão contar com centros de tratamento Covid-19, num projeto que envolve o governo cabo-verdiano e os operadores turísticos, que vão disponibilizar médicos para o efeito.

10h34 - Os centros de saúde da região de Lisboa e Vale do Tejo, onde se regista o maior número de casos de Covid-19, estão apenas a dar resposta às situações de doença aguda, segundo o Sindicato Independente dos Médicos (SIM).

10h16 - Rússia confirma mais 6.800 casos e 176 mortes por Covid-19. Com estes novos dados, aumenta para 620.794 o número total de infetados no país. Já o total de mortos, desde o início da pandemia, é de 8.781.

10h03 - Notícias de matanças em massa de morcegos, em várias partes do mundo, estão a alarmar os conservacionistas e defensores dos direitos dos animais - eles consideram que culpar os morcegos pode estar a fazer com que os verdadeiros culpados escapem.

9h56 - O governo holandês vai entregar um pacote de 3,4 milhões de euros, sob a forma de empréstimos estatais e garantias comerciais, à companhia aérea KLM para fazer face aos efeitos da pandemia por Covid-19.

9h39  - O Brasil registou esta quinta-feira mais 1.141 mortos pela Covid-19, totalizando 54.971 vítimas mortais. O chefe de Estado, Jair Bolsonaro, numa transmissão no seu Facebook, prestou homenagem às vítimas da pandemia, pedindo ao presidente da Agência Internacional do Turismo para cantar a música "Ave Maria". O momento pode ser visto logo no início do vídeo.

9h26 -  Um país a três ritmos. O que pode (e não pode) fazer em cada um deles? A partir do próximo dia 1 de julho, Portugal Continental passa a estar em Estado de Alerta até ao final da pandemia. Devido ao elevado de número de contágios em Lisboa e Vale do Tejo (LVT), esta região ficará no nível Contingência e 19 freguesias da Área Metropolitana de Lisboa (AML) continuam, contudo, em Estado de Calamidade.

 

9h17 - três guardas prisionais da prisão da Carregueira infetados. Os "três casos positivos em elementos do corpo da guarda prisional" estão, de acordo com a DGRSP, "assintomáticos" e em "isolamento nos seus domicílios". Depois da confirmação de casos em Caxias, há também indicação de três casos no Estabelecimento Prisional da Carregueira.

9h11 - A resposta imunológica do ser humano tem características distintas que variam segundo a idade e por isso mesmo é essencial que se aposte na produção de mais do que uma vacina contra o novo coronavírus, causador da doença da Covid-19.

8h49 - Os impactos da pandemia de Covid-19 fizeram sentir-se, à semelhança de outros setores, na investigação científica. De acordo com a Federação Nacional de Professores (FENPROF), esta área "não escapou à regra e as perturbações decorrentes da pandemia tiveram reflexos a vários níveis". A organização sindical pede agora respostas ao Governo. 

8h35 - Um cientista acusou na quinta-feira o governo de Trump de o estar a punir, afastando-o de um cargo de topo, após ter revelado falhas na resposta ao coronavírus dos Estados Unidos.

8h27 - O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) estimou hoje que milhões de crianças vão ficar à beira da fome no Iémen, devastado pela guerra, afetado pela pandemia e pela quebra na ajuda humanitária.

8h24 - O aeroporto de Orly, em Paris, começou hoje a funcionar com a descolagem de um voo com destino ao aeroporto Francisco Sá Carneiro, Porto, depois de um encerramento de quase três meses devido à propagação do novo coronavírus.

8h16 - Alemanha regista 477 novos casos de Covid-19 e 21 mortos nas últimas 24 horas. Segundo os dados mais recentes do Instituto Robert Koch, no total, há já 192.556 infetados e 8.948 vitimas mortais. O país regista já mais de 177 mil recuperados.

7h57  - Um em três ex-doentes poderá ter danos graves para a vida toda, pois o novo coronavírus, causador da doença da Covid-19, pode provocar danos irreparáveis nos pulmões e não só. Os efeitos colaterais da Covid-19 incluem danos nos pulmões, fadiga crónica e lesões cerebrais.

7h42 - A China diagnosticou 13 novos casos da covid-19 nas últimas 24 horas, incluindo 11 em Pequim, foi hoje anunciado pelas autoridades chinesas. Todos os casos em Pequim são de contágio local. Os restantes dois são oriundos do exterior e foram diagnosticados em Xangai, a 'capital' financeira da China.

7h35 - A Direção-Geral do Orçamento (DGO) divulga hoje os dados da execução orçamental até maio, depois de até abril o défice das contas públicas se ter agravado em 341 milhões de euros para 1.651 milhões de euros. Na síntese da DGO, as medidas relacionadas com o combate à pandemia de Covid-19, que já se fizeram sentir de forma acentuada, foram quantificadas em 680,2 milhões de euros.

7h33 - O ano letivo termina hoje, com o final do 3.º período, depois de mais de três meses de ensino à distância, em que a maioria dos alunos e professores estiveram ligados online.

7h31 - Os Estados Unidos registaram mais 618 mortos por Covid-19 nas últimas 24 horas, atingindo os 122.550 óbitos desde o início da pandemia, de acordo com um balanço da Universidade Johns Hopkins. O país contabiliza agora mais de 2,4 milhões de casos confirmados, com 38.079 infeções em apenas um dia.

7h27 - O México ultrapassou nesta quinta-feira os 200 mil casos confirmados e as 25 mil mortes por Covid-19, após registar 6.104 infeções e 736 óbitos nas últimas 24 horas.

7h25 - A Assembleia Municipal do Porto aprovou uma moção de desagrado relativamente ao plano de voos e rotas da TAP, do PSD, e outra do Bloco de Esquerda face ao "tratamento discriminatório" que tem sido dado ao aeroporto da cidade.

7h12 - A morte de crianças associada à Covid-19 é muito rara e ocorre em menos de 1% dos casos, dado que a doença é, normalmente, moderada naquele grupo etário, segundo uma investigação europeia na qual participaram 82 estabelecimentos de saúde.

7h07 - Dirigentes norte-americanos estimaram na quinta-feira que o total de infetados nos EUA com o novo coronavírus possa atingir os 20 milhões de pessoas (cerca de dez vezes mais), significando que a vasta maioria da população continua suscetível.

7h - Bom dia, pode acompanhar aqui as novas atualizações sobre a pandemia no país e no mundo. Recorde aqui o registo anterior.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório