Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Números sobem em Espanha. Mais 8 óbitos e 191 casos nas últimas 24h

Autoridades de Saúde espanholas reportam mais oito mortes associadas à Covid-19 nas últimas 24 horas, continuando este número a subir. O número de novos casos de infeção é esta sexta-feira de 191, também uma subida em relação à véspera.

Números sobem em Espanha. Mais 8 óbitos e 191 casos nas últimas 24h
Notícias ao Minuto

15:39 - 26/06/20 por Anabela Sousa Dantas com Lusa

Mundo Covid-19

O Ministério da Saúde espanhol reporta, esta sexta-feira, mais oito mortes associadas à Covid-19 nas últimas 24 horas, fixando-se o balanço de óbitos nos 28.338.  Este número volta, assim, a subir para o maior registo diário desde 27 de maio, altura em que as comunidades autónomas começaram a reportar os dados de forma diferente.

A tutela explica que o número de óbitos acumulados nos últimos sete dias, segundo o reportado pelas comunidades, é de 11, sendo que sete foram reportados pela região de Castela e Leão.

O número de novos casos de infeção também volta a crescer, sendo hoje reportados mais 191 casos (na quinta-feira foram 157). O número total de casos de pessoas com diagnóstico positivo confirmado pelo teste PCR é agora de 247.905 desde o início da pandemia em Espanha.

A comunidade autónoma de Aragão, onde uma série de surtos levou à reintrodução de medidas de confinamento em vários concelhos, é a região com mais novos casos (72), seguida de Madrid (41) e da Catalunha (36).

O relatório diário com a atualização da situação epidemiológica no país informa que já passaram pelos hospitais 125.030 pessoas com Covid-19, tendo dado entrada na última semana 147.

Recorde-se que o número total de mortes e de casos de infeção devido ao novo coronavírus em Espanha tem sofrido ajustes diários, fazendo com que os registos das últimas 24 horas nem sempre batam certo com os números totais. Segundo o Ministério da Saúde, a correção tem a ver com uma alteração da validação feita pelas comunidades autónomas espanholas (para corrigir séries e eliminar duplicações).

A maior revisão aconteceu a 25 de maio, quando foram retiradas quase 2 mil mortes ao valor acumulado.

O parlamento espanhol aprovou na quinta-feira o decreto que vai regulamentar nos próximos meses a chamada "nova normalidade" em que o país vai viver, com um amplo apoio que incluiu a principal formação da oposição, o Partido Popular (PP).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório