Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

AO MINUTO: Portugueses infetados na Alemanha. Mais 1.141 óbitos no Brasil

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Portugueses infetados na Alemanha. Mais 1.141 óbitos no Brasil
Notícias ao Minuto

15:38 - 25/06/20 por Silvia Abreu

Mundo Covid-19

Durante a tarde desta quinta-feira, o país conhece as medidas - aprovadas em Conselho de Ministros - para a Área Metropolitana de Lisboa (AML) e, de acordo com a SIC, será aprovado um diploma onde consta o dever de recolher obrigatório nas 19 freguesias abrangidas pela situação de calamidade. A confirmar-se, esta será a medida mais restritiva deste 'travão' do Governo.

Entre as 19 freguesias estão os concelhos da Amadora e de Odivelas, seis freguesias de Sintra, duas de Loures e a freguesia de Santa Clara, em Lisboa.

A mais recente atualização da Direção-Geral da Saúde indica que o novo coronavírus já fez um total de 40.415 infetados e 1.549 óbitos em Portugal. Um aumento de seis óbitos e 311 novos casos nas últimas 24 horas. Já o número de recuperados é de 26.382 (mais 299 do que ontem). 

Após muita controvérsia quanto ao uso do antiviral Remdesivir - já utilizado em Portugal - , a Agência Europeia do Medicamento recomendou hoje o seu uso em adultos e adolescentes com mais de 12 anos, com pneumonia e que precisem de suporte a nível respiratório. 

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h00 - O registo de hoje termina por aqui e será retomado na manhã de sexta-feira. Em caso de sintomas do novo coronavírus, não hesite e contacte:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

23h54 - Acesso ao ensino superior. O Conselho de Ministros aprovou hoje medidas excecionais para garantir o acesso ao ensino superior no próximo ano letivo destinadas a estudantes oriundos de sistemas de ensino secundário estrangeiros.

23h36 - Acidentes vasculares cerebrais, demência e encefalopatia estão entre as patologias diagnosticadas em doentes graves com Covid-19 que sofreram complicações neurológicas, segundo um estudo científico britânico que analisou os dados de mais de 150 pacientes.

23h20 - Distanciamento social esquecido nos festejos da vitória do Liverpool. O clube britânico sagrou-se campeão, esta quinta-feira, 30 anos depois e os adeptos dos reds depressa invadiram as ruas da cidade inglesa para festejar o título.

Notícias ao MinutoNa hora das celebrações o distanciamento social foi esquecido© Reuters

22h56 - TAP segue com lay-off. A TAP vai prolongar o 'lay-off' até final de julho, justificando a decisão com o facto de a sua operação continuar reduzida, anunciou hoje ao mercado a companhia aérea.

22h39 - Atualização no Brasil. Autoridades de Saúde brasileiras contabilizam esta quinta-feira mais 1.141 mortes e 39.483 casos de infeção.

22h12 - Atualização no Peru. O país registou 3.913 novos casos e 175 mortes nas últimas 24 horas, reportam os meios internacionais, que citam informação do Ministério da Saúde. No total, o novo coronavírus já fez 8.761 vítimas mortais e 268.602 infetados naquele país.

22h02 - Maio foi o mês com maior registo de óbitos na história do Brasil. Em comparação com os óbitos registados em maio de 2019, verificou-se uma subida de 13,1%, por causa do novo coronavírus.

21h51 - Israel e Emirados Árabes Unidos juntos no combate à pandemia do novo coronavírus. O anúncio da parceria foi feito pelo primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, e representa um passo significativo na relação entre os principais aliados dos Estados Unidos no Médio Oriente.

21h45 - Aulas presenciais? Fenprof sai de reunião com Ministério sem saber propostas para ano letivo.  "Aquilo que nós poderíamos dizer, e que resulta da reunião, é que nos parece que há vontade para que o ensino seja presencial, mas não há ainda propostas para a organização do ano tendo em conta os vários cenários", disse o secretário-geral da estrutura sindical, Mário Nogueira.

21h41 - O Presidente da República assinalou hoje que as medidas anunciadas pelo Governo no âmbito da Covid-19 vão ao encontro do que defendem os especialistas em matéria de resposta à pandemia, tendo sido encontradas soluções especificas para cada região.

21h39 - Reabertura de fronteiras. O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, reconheceu hoje o "desafio" que se coloca a todo o mundo com a reabertura das fronteiras encerradas devido à Covid-19, destacando a divisão de opiniões na União Europeia (UE).

21h36 - O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, criticou hoje a resposta da comunidade internacional contra a pandemia, lamentando que não tenha sido possível mitigar a propagação do novo coronavírus e a falta de coordenação dos países.

21h08 - Atualização global. A pandemia do novo coronavírus já matou 483.872 pessoas e infetou mais de 9,5 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP. Os países com mais mortes nas últimas 24 horas são o Brasil, com 1.185 novas mortes, o México (947) e os Estados Unidos (576).

20h55 Portugueses passaram a comprar mais em empresas pequenas e locais. A pandemia alterou alguns hábitos de consumo dos portugueses, com 27% dos consumidores a comprarem mais em pequenas empresas, enquanto 16% passaram a comprar mais nas grandes lojas, revela um estudo hoje divulgado pelo PayPal.

20h45 Autarcas de Loures dizem que medidas restritivas "pecam por tardias". Os autarcas das duas uniões de freguesia do concelho de Loures que vão manter o estado de calamidade consideraram hoje que as medidas que vão ser aplicadas "pecam por tardias" e defenderam um reforço dos efetivos da PSP.

20h44 "Milhões de portugueses" não veem Covid-19 com os "olhos da classe média". O Presidente da República reiterou hoje que não há portugueses de primeira ou de segunda, tendo chamado a atenção que há milhões de pessoas que não olham para a pandemia com os olhos da classe média.

20h29 - Ministro das Finanças do México testa positivo ao novo coronavírus.

20h06 -Os especialistas da agência governamental norte-americana para a Saúde acreditam que mais de 20 milhões de americanos podem ter contraído a infeção do novo coronavírus - um número dez vezes superior à contagem oficial divulgada pelas autoridades, apurada a partir dos testes.

20h03 - Mundo "em ebulição". O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, apelou hoje a uma "reinvenção" do mundo que está "em ebulição" devido à pandemia, na véspera no 75.º aniversário da adoção da Carta da ONU.

19h53 - A mortalidade direta e indiretamente relacionada com a Covid-19 em África deverá situar-se entre 1,8 e 5,3 milhões de mortes até 2030, segundo um relatório do Instituto de Estudos de Segurança (ISS África), divulgado hoje.

19h42 - Programa bairros saudáveis. O Governo aprovou hoje a criação do Programa Bairros Saudáveis, de âmbito nacional, que visa financiar projetos locais de iniciativa participativa, para melhorar as condições sanitárias, inclusive das comunidades afetadas pela pandemia, dispondo de 10 milhões de euros.

19h34 - O número de casos positivos relacionados com o surto de Covid-19 com origem numa festa no parque de campismo da Galé, em Grândola, subiu hoje para 22, disse o presidente da Administração Regional de Saúde.

19h29 - O primeiro-ministro, António Costa, opôs-se hoje ao facto de a União Europeia adotar como critério o número de casos de Covid-19 em função da população sem ter em conta os testes feitos por milhão de habitante.

19h23 - Atualização na Madeira. A região autónoma mantém apenas dois casos de Covid-19 ativos detetados no Aeroporto Cristiano Ronaldo e um acumulado de 90 recuperados, informou hoje o Instituto de Administração da Saúde da região.

19h18 - Concelho de Mafra. Cinco trabalhadores da empresa Sicasal testaram positivo para a Covid-19 e foram colocados em regime de quarentena, mas a empresa garante que a situação está controlada e mantém a laboração.

19h14 - A partir do dia 1 de julho, "deixam de estar encerradas as praças e instalações tauromáquicas, as termas e os spa’s", pode ler-se no comunicado do Conselho de Ministros, publicado esta quinta-feira, na página oficial do Governo. Pode consultar todas as medidas aqui.

19h04 - Atualização em França. O país contabiliza agora um total de 29.752 óbitos devido à pandemia do novo coronavírus, após terem sido registadas 21 mortes nos hospitais nas últimas 24 horas.

18h54 - Três trabalhadores portugueses de um matadouro na Alemanha estão infetados com Covid-19, na localidade de Gütersloh, que está desde terça-feira em confinamento, dise à Lusa um dirigente associativo local.

18h45 - Espanha com 40 focos de Covid-19 ativos. Na conferência de imprensa desta quinta-feira, o diretor do Centro de Coordenação de Alertas e Emergências em Saúde, Fernando Simón, referiu que "existem 40 surtos ativos", sendo que dois causam "especial preocupação", avança o El País.

De acordo com o especialista, o maior surto ocorreu na região de Aragão, obrigando quatro municípios a voltarem à segunda fase do processo de desconfinamento. "Temos 250 casos lá, dos quais 95% são assintomáticos", esclareceu.

18h32 - Situação em AML gera desconfianças quanto a Champions. O aumento de casos confirmados do novo coronavírus em Lisboa está a gerar desconfiança na imprensa espanhola, isto depois do primeiro-ministro António Costa ter anunciado que se irá manter o dever cívico de recolhimento em 19 freguesias da área metropolitana de Lisboa

18h29 - "Grande enxurrada" nos tribunais. A ministra da Justiça defendeu hoje que os efeitos da pandemia vão sentir-se no aumento de processos nos tribunais no último trimestre do ano, perante críticas do PSD sobre a manutenção das férias judiciais sem alterações.

18h24 - Noruega deixa Portugal de fora. Portugal é um dos países excluídos pela Noruega quanto ao levantamento de restrições à entrada no país de passageiros provenientes de países europeus, anunciou hoje a primeira-ministra norueguesa, Erna Solberg.

18h21 - Reino Unido. As autoridades da cidade costeira de Bournemouth, no sul da Inglaterra, declararam uma situação de emergência devido ao comportamento de milhares de pessoas nas praias locais, que desafiaram as regras de distanciamento social relacionadas com a pandemia da Covid-19. 

Notícias ao MinutoAutoridades viram-se obrigadas a intervir devido à grande afluência de pessoas© Reuters

18h11 - Atualização no Iraque. O Iraque registou nas últimas 24 horas perto de 2.500 casos do novo coronavírus e 107 mortes, dois números recorde num país em que o debilitado sistema de saúde corre o risco de falir sob a pressão da Covid-19.

17h45 - O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus, disse hoje prever que haja uma vacina para a Covid-19 disponível "dentro de um ano" ou menos, notando que já existe um ensaio em "fase avançada".

17h41 - "Do estado de alerta nunca sairemos antes do final da pandemia", reiterou o primeiro-ministro, ainda na conferência de imprensa desta quinta-feira.

17h18 - Atualização em Itália. Itália registou esta quinta-feira mais 34 mortes associadas ao novo coronavírus. O número de infeções diárias reportadas é de 296, também uma subida em relação a terça-feira. No total, o novo coronavírus já registou 34.644 óbitos e 239.706 infetados.

17h03 - Área Metropolitana de Lisboa passa a estado de contingência, divulgou António Costa, referindo que este é um estado entre o de calamidade e o de alerta. Neste estado, vigora o encerramento obrigatório dos estabelecimentos comerciais às 20h00, com exceção da restauração para serviço de refeições e take-away, os super e hipermercados (até às 22h), abastecimento de combustíveis, clínicas, consultórios e veterinários, farmácias, funerárias e equipamentos desportivos. Continua proibida a venda de bebidas alcoólicas em estações de serviço.

Dentro da área de Lisboa, mantêm-se em estado de calamidade 19 freguesias. Nestas freguesias, além das medidas aplicadas à AML, existe ainda o dever cívico de recolhimento obrigatório, a proibição de feiras e só são permitidos ajuntamentos até cinco pessoas, ao contrário do que acontece na restante Área Metropolitana de Lisboa (até 10) e no resto do país (até 20).

Quem não cumprir as medidas, em qualquer parte do país, incorre numa multa que pode ir dos 100 até aos cinco mil euros.

16h59Conjunto do país passa a partir das 00h00, do dia 1, para estado de alerta. "Não significa retomar a normalidade pré-covid. Mantém-se o confinamento obrigatório para pessoas em vigilância e mantêm-se as mesmas regras de segurança, em matéria de distanciamento físico, higienização e máscaras", sublinha o primeiro-ministro.

16h48 - Terminado o Conselho de Ministros, António Costa começa por apresentar algumas das conclusões da reunião, relembrando que "nos períodos mais difíceis" o RT andava nos 2,41, e, no dia de hoje, regista-se "um RT de 1,08", o que significa que "temos mantido o nível de risco de transmissibilidade estável".

16h43 - Terminou o Conselho de Ministros desta quinta-feira. António Costa anuncia medidas para a região de Lisboa.

16h31 - A época balnear na Pampilhosa da Serra começa no dia 1 de julho e o município apela à "responsabilidade e sensibilidade" dos utilizadores das praias fluviais do concelho.

16h20 - Desinfetante guardado no carro pode causar incêndio? O Conselho Nacional de Chefes de Bombeiros garante que não, reporta a SkyNews. "O desinfetante para as mãos, guardado nos carros, não representa risco de incêndio", reiterou a entidade.

A preocupação surgiu depois de ter sido passada uma nota aos profissionais de saúde, nos hospitais, de que tal poderia acontecer. 

16h11 - Atualização em Espanha. De acordo com os últimos dados divulgados pelo Ministério da Saúde espanhol, o país registou mais três óbitos e 157 novos casos nas últimas 24 horas. No total, o novo coronavírus já fez um total de 247.486 infetados e 28.330 óbitos no país.

16h07 - Espaços de desporto e lazer. Com a reabertura dos ginásios e espaços de lazer, a Direção-Geral da Saúde alerta que fazer "marcação prévia das aulas, manter o distanciamento e a desinfeção das mãos", são algumas das medidas de prevenção necessárias. Para saber o que deve fazer, passo a passo, confira as indicações divulgadas na página de Facebook da DGS. 

16h03 - O Museu do Louvre, em Paris, reabre no dia 6 de julho, com novas regras de segurança, como reserva prévia de horário de visita, percursos assinalados, uso obrigatório de máscara e cumprimento do distanciamento social, anunciou a instituição.

15h58 - De acordo com o 'mayor' de Nova Iorque - um dos mais afetados pela pandemia nos Estados Unidos -, Bill de Blasio, a cidade está num bom caminho para entrar na terceira fase de desconfinamento no dia 6 de julho, reporta a CNN. "Vamos trabalhar em colaboração com o estado de Nova Iorque para tomar uma decisão final", garantiu hoje Blasio.

15h49 - Países Baixos. Os trabalhadores do setor da saúde holandesa, como enfermeiros, auxiliares e pessoal da limpeza, vão receber um bónus de 1.000 euros líquidos pelo esforço adicional durante a pandemia de Covid-19, anunciou hoje o ministro da Saúde.

15h45 - Estado de Emergência. O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, disse hoje que vai manter o estado de emergência no país e que vai levantar o recolher obrigatório, no âmbito do combate à pandemia provocada pelo novo coronavírus.

15h30 - Sindicatos que se reuniram hoje com o Ministério da Educação dizem que a tutela manifestou vontade de retomar em pleno as atividades letivas presenciais em setembro, mas não respondeu sobre reforço de docentes.

15h16 - Moratórias. Até ao final de maio havia mais de 688 mil contratos de crédito abrangidos pelas moratórias, de acordo com os dados divulgados pelo Banco de Portugal (BdP), esta quinta-feira. Também até ao final desse mês, a banca portuguesa recebeu mais de 780 mil pedidos de moratória. 

15h11 - Apoio à OMS. Os ministros da Saúde da França e da Alemanha deslocaram-se hoje à sede da Organização Mundial de Saúde (OMS), em Genebra, prometendo máscaras e fundos, para combater a pandemia de Covid-19.

15h10 - Atualização no Reino Unido. Um total de 43.230 pessoas infetadas com o novo coronavírus morreram no Reino Unido, com 149 óbitos a terem lugar nas últimas 24 horas, anunciou hoje o ministério da Saúde britânico.

Boa tarde. Pode recordar o acompanhamento AO MINUTO anterior aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório