Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 19º

AO MINUTO: Recolher obrigatório volta a Lisboa. Remdesivir aprovado

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Recolher obrigatório volta a Lisboa. Remdesivir aprovado
Notícias ao Minuto

07:58 - 25/06/20 por Melissa Lopes

Mundo Covid-19

O Conselho de Ministros reúne-se esta quinta-feira com Lisboa e Vale do Tejo no centro das preocupações. Após mais uma reunião com especialistas no Infarmed, o Presidente da República afastou o cenário de descontrolo em Lisboa. Mas os especialistas pedem "medidas concretas e específicas" para a região. 

Lisboa e Vale do Tejo ultrapassou esta quarta-feira o Norte em número de infetados desde o início da pandemia e o país, no conjunto, contabiliza já mais de 40 mil casos de Covid-19, dos quais 26.083 já se encontram recuperados. 

Em todo o mundo, a pandemia do novo coronavírus já causou a morte a pelo menos 482.802 pessoas e infetou 9,4 milhões. Destes, pelo menos 4.574.300 agora são considerados curados.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

15h30 - A conferência de imprensa do primeiro-ministro que se segue ao Conselho de Ministros está prevista para perto das 16 horas. Continue a acompanhar a evolução da pandemia e todas as medidas tomadas pelo Governo para conter o contágio na região de Lisboa e Vale do Tejo, prevendo-se que as freguesias que continuam em situação de calamidade voltem a estar abrangidas pelo dever cívico de recolher obrigatório. Boa tarde!

15h10 - O Presidente da Zâmbia, Edgar Lungu, anunciou hoje a reabertura das fronteiras aéreas e aeroportos do país a fim de impulsionar a economia, afetada pelas medidas de restrição impostas pela necessidade de combater a Covid-19.

14h55 - Nas últimas 24 horas, o Reino Unido registou mais 149 mortes e 1.118 novos casos de Covid-19. No total, contabilizam-se 43.230 mortes desde o início da pandemia e 307.880 infetados com a doença.

14h23 - A reunião do Conselho de Ministros ainda decorre, mas a SIC sabe que será aprovado um diploma onde consta o dever de confinamento ao domicílio nas freguesias abrangidas pela situação de calamidade. Garantida será também a fiscalização pelas forças de segurança.

Esta medida, a confirmar-se, abrangerá as 19 freguesias da região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT) mais afetadas, e que abrangem os concelhos da Amadora e de Odivelas, seis freguesias de Sintra, duas de Loures e a freguesia de Santa Clara, em Lisboa.

Os residentes nessas freguesias passarão a estar 'confinados' a saídas apenas para trabalhar ou para a aquisição de bens alimentares ou medicamentos.

14h18 - A Agência Europeia do Medicamento recomendou a aprovação da entrada condicional do medicamento antiviral remdesivir, do laboratório americano Gilead, para o tratamento de doentes infectados com Covid-19, avança a Reuters.

14h10 - O Governo Regional da Madeira vai prolongar até 31 de julho a situação de calamidade na Região Autónoma para promover a contenção da pandemia.

13h52 - O Japão anunciou hoje que começará a testar na próxima semana em humanos uma potencial vacina genética contra a covid-19, com o objetivo de poder produzi-la em grande escala em 2021.

13h40 - Investigadores da Universidade de Nottingham, no Reino Unido, afirmam que a probabilidade de transmissão do coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, da grávida para o bebé é extremamente improvável. Mais ainda, apontam que o parto e a amamentação também não aumentam o risco de infeção.

13h15 - A pandemia do novo coronavírus já causou a morte a pelo menos 482.802 pessoas e infetou 9,4 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP baseado em dados oficiais. Pelo menos 4.672.300 casos foram considerados curados.

13h03 - Municípios de Lisboa da AML "assumem a responsabilidade de, a partir do dia 1, reforçar os transportes [em 90%] e de compensar os operadores", disse o primeiro secretário da AML, Carlos Humberto, apontando a redução da procura como um dos factores que levou os operadores a reduzir a oferta. O responsável indicou que os transportes não são a principal causa das infeções por Covid-19 na região.

O reforço dos transportes na AML deverá custar mais cerca de 10 milhões por mês. "O reforço dos transportes de 90% vai prevalecer até ao fim do ano", disse Carlos Humberto, referindo que gostaria de ir até aos 100%. 

13h00 - Há 10 concelhos em Portugal com mais de mil casos. Saiba quantos há no seu.

12h49 - O autarca de Caneças disse que a segunda morte no lar de Caneças, em Odivelas, "está confirmada pelos familiares e não pelas entidades oficiais". Para não alimentar confusões, "pessoalmente, não vou confirmar essa situação", frisou. Os dois lares em Caneças contabilizam 112 casos de Covid-19. 

12h45 - Das seis mortes registadas nas últimas 24 horas em Portugal, quatro ocorreram em Lisboa e Vale do Tejo, uma no Alentejo e uma no Norte. 

12h40 - Nas última 24 horas, morreram mais seis pessoas devido à Covid-19 e registaram-se mais 311 infetados, de acordo com o boletim da DGS. Portugal contabiliza agora um total de 40.415 infetados e de 1.549 óbitos desde o início da pandemia. Dos novos casos, 240 dizem respeito a Lisboa e Vale do Tejo, o que corresponde a 77%.  Neste momento, o número de recuperados é de 26.382, mais 299 face aos dados de ontem.  Dos doentes infetados, 436 estão internados, 67 dos quais em Unidades de Cuidados Intensivos. 

12h34 - Sobre a festa do Avante, o secretário-geral do PCP afirmou que a festa se vai realizar num espaço novo, aberto, que "ocupa o espaço de dezenas e dezenas campos de futebol". "Naturalmente num quadro de uma situação nacional que resulta da epidemia, compreenderão que o PCP mantém [a festa] dando as garantias de segurança a quem queira participar, tendo em conta as circunstâncias em que se vai realizar (...) Compreenderão que este partido, com a sua determinação e empenhamento, mantenha este objetivo de realizar a festa, mas com a consciência desta situação epidémica, cujos desenvolvimentos têm grande grau de incerteza". Jerónimo de Sousa garantiu que a festa "vai ter todas as condições" em termos de espaço, respeitando as orientações sanitárias no Avante!.

12h15 - Jerónimo de Sousa, que esteve reunido com representantes com micro e pequenas empresas, salientou que agora se coloca a questão, com o veto do PR em relação aos sócios-gerentes, que tem de ser "resolvida". "Quem tem poderes orçamentais é a Assembleia da República, que legisla, que discute orçamentos e os aprova" e "tendo em conta a dotação verificada em termos de especialidade, aquilo que era importante era que se confirmasse (...) o alargamento do apoio aos sócios-gerentes".

"Preocupa-nos que muitas das medidas anunciadas tenham sempre a perspectiva as verbas comunitárias", apontou, assinalando que se estão a fazer "contas apressadas". "Se queremos aguentar os embates da epidemia, temos de relevar a importância que estes pequenos empresários têm na sociedade", defendeu. 

11h46 - Volta a Portugal adiada. Principal prova de ciclismo do país já não vai acontecer entre julho e agosto, noticia a RTP. Fica, contudo, em aberto a possibilidade de acontecer ainda este ano. 

11h35- Organização Mundial de Saúde (OMS) apontou hoje um "ressurgimento muito significativo" de novos casos de Covid-19 em países na Europa. Paralelamente,  no resto do mundo, a pandemia "continua a acelerar" para números recorde, disse em conferência de imprensa virtual a partir de Copenhaga, o diretor regional para a Europa da OMS, Hans Kluge.

11h24 - Autoridades detetaram um foco infecioso na cidade de Elvas, registando-se três casos positivos. Na sequência destes casos, foram testadas 70 pessoas, aguardando-se ainda os resultados. Em declarações à RTP, o autarca sublinha ser cedo para falar em surto. 

11h15 - Portugal deverá entrar nos primeiros 'corredores aéreos' com Reino Unido. Um representante de mais de 500 empresas turísticas britânicas mostrou-se hoje confiante de que Portugal será incluído nos primeiros "corredores aéreos" com o Reino Unido a partir do início de julho, apesar das notícias contraditórias na imprensa britânica.

11h02 - Canceladas as feiras na área do Município de Lisboa. Esta medida implica o cancelamento das feiras do Relógio, da Ladra e das Galinheiras, anuncia a autarquia em comunicado. Suspensão, que tem por base a decisão do Conselho de Ministros do passado dia 22, mantém-se até nova avaliação da situação. 

10h58 - Utiliza lixívia para desinfetar a sua casa? Trata-se de um desinfetante forte, pelo que deve ser usado com cuidado. Siga as recomendações da Direção Geral de Saúde (DGS). 

10h50 - Indonésia ultrapassa os 50 mil casos de Covid-19, numa altura em que o país se prepara reabrir devido à enorme pressão económica. 

10h35 - O Presidente do Senegal, Macky Sall, anunciou hoje que vai ficar em quarentena nos próximos quinze dias, depois de ter contactado com uma pessoa infetada com o novo coronavírus, apesar de ter feito um teste que deu negativo.

10h24- Morreu um idoso infetado com Covid-19 em Reguengos de MonsarazÉ a primeira morte registada entre os utentes do lar desde que foram conhecidos casos  de infeção no local. Segundo a autarquia, no total, há registo no concelho de "122 casos positivos acumulados" da doença provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, "oito dos quais curados e 114 ativos"

10h03- O número de mortos em África devido à Covid-19 subiu para 8.856, mais 238 nas últimas 24 horas. De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o número de infetados é de 336.019, mais 11.323 casos nas últimas 24 horas. O Egito, o país africano com mais vítimas mortais, contabiliza hoje 2.450 mortos e 59.561 casos de infeção, seguindo-se a África do Sul e depois a Argélia, com 869 vítimas mortais e 12.248 infetados.

10h00-  A Torre Eiffel, um símbolo de Paris mundialmente famoso, reabriu hoje aos turistas pouco antes das 10h00 (09h00 em Lisboa), após 104 dias de encerramento devido à pandemia do novo coronavírus

Notícias ao MinutoReabertura da Torre Eiffel© Getty Images

9h58 - Lidl coloca semáforo à entrada para controlar número de pessoas nas lojas. A iniciativa visa controlar o número de pessoas dentro dos supermercados da marca. Estará disponível em 100 lojas de Norte a Sul do país.

9h52 - O ano letivo terminou em março, para algumas crianças que não conseguiram acompanhar o ensino à distância, alertou o psicólogo Eduardo Sá, admitindo recear que se esteja a fazer uma "leitura demasiado positiva" do 3.º período. "Temos de assumir que a escola terminou em março", afirmou. 

9h50 - Na Austrália, o exército  anunciou  o envio de mil soldados para Melbourne, a segunda cidade mais populosa do país, após o aparecimento de um foco de Covid-19.

9h40 - Alemanha contabilizou, nas últimas 24 horas, mais 630 casos de infeção por Covid-19, segundo dados divulgados pelo Instituto Robert Koch, fazendo aumentar o número de infetados desde o início da pandemia para 192.079. O país registou a morte de mais 13 pessoas, o total de óbitos é agora de 8.927.

9h30 - Nas últimas 24 horas, a Rússia registou mais 7.113 casos e 92 mortes por Covid-19. O país atinge, agora, um total de 613.994 casos da doença desde o início da pandemia.

9h15 - Familiares dos jovens infetados na sequência de uma festa no parque de campismo de Grândola também terão testado positivo para a Covid-19, avança a SIC Notícias. Segundo o autarca de Grândola, no no grupo não está nenhum jovem natural do concelho.

9h10 - Medo cresce nos habitantes de Odivelas e máscara torna-se indispensável. Na vila da Pontinha, no concelho de Odivelas, um dos municípios mais afetados pela covid-19, a máscara tornou-se um acessório indispensável para os habitantes, que, apesar do medo crescente de ficarem infetados, necessitam de fazer a sua rotina.

9h00 - O sistema de refrigeração terá potenciado a expansão do vírus num matadouro em Tönnies, na Alemanha, apontam os especialistas. 1.500 trabalhadores contraíram a doença e outras cerca de 7 mil pessoas estão de quarentena. Paralelamente, foi detetado um novo surto na Baixa Saxónica, registando-se, para já, 35 infetados.

8h50 - App anticovid em Portugal. "Temos de chegar atrasados a tudo?". Vital Moreira questiona quando será lançada a aplicação que permite rastrear, de forma digital, as pessoas infetadas com o novo coronavírus.

8h40 -  O sol mata o vírus? Os cientistas Jose-Luis Sagripanti e David Lytle - um veterano do exército dos Estados Unidos e um ex-trabalhador na agência Food and Drug Administration, respetivamente - dizem que a luz solar forte tem a capacidade de aniquilar o novo coronavírus em apenas 34 minutos. Recorde-se que a DGS tem vindo a referir que "não existe evidência de que o calor previna ou cure a Covid"

8h20 - Nova Iorque, Nova JerseyConnecticut impõe quarentena de 14 dias a quem viaje de oito estados (Alabama, Arkansas, Arizona, Flórida, Carolina do Norte, Carolina do Sul, Texas e Utah). Com mais 756 mortes nas últimas 24 horas, os EUA atingem quase 122 mil óbitos.

8h15- Os mais recentes surtos de Covid-19 em Portugal: 

7h20 - Um grupo de cidadãos, na maioria profissionais de Saúde, lançou um manifesto que propõe várias medidas para "salvar o SNS" como o reforço do investimento em profissionais e equipamentos, com prioridade para as regiões de maior carência.

7h00 - Depois da reunião com os especialistas no Infarmed, o Governo reúne-se em Conselho de Ministros, esperando-se novas medidas para conter os contágios em Lisboa e Vale do Tejo, agora a região com mais casos desde o início da pandemia. Segundo Marcelo Rebelo de Sousa, os especialistas pediram medidas "específicas e concretas". Em causa poderá estar o regresso ao recolher cívico em Lisboa

6h20-  A China diagnosticou 19 novos casos da Covid-19 nas últimas 24 horas, incluindo 13 em Pequim, foi hoje anunciado pelas autoridades chinesas. Todos os casos em Pequim são de contágio local, assim como um caso diagnosticado na província de Hebei, adjacente à capital chinesa.

6h10 - Os Estados Unidos registaram mais 756 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, atingindo os 121.932 óbitos desde o início da pandemia, de acordo com um balanço da Universidade Johns Hopkins.

6h00- Bom dia! Iniciamos aqui o nosso acompanhamento ao MINUTO da pandemia no País e no Mundo. Siga-nos!

Recomendados para si

;
Campo obrigatório