Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Afinal, qual é o risco de transmissão de Covid-19 da mãe para o bebé?

Investigadores da Universidade de Nottingham, no Reino Unido, afirmam que a probabilidade de transmissão do coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, da grávida para o bebé é extremamente improvável. Mais ainda, apontam que o parto e a amamentação também não aumentam o risco de infeção.

Afinal, qual é o risco de transmissão de Covid-19 da mãe para o bebé?
Notícias ao Minuto

13:00 - 25/06/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Gravidez e Covid-19

Na meta-análise, publicada na edição de junho do BJOG: An International Journal of Obstetrics and Gynaecology, e divulgado pela revista Galileu, os cientistas concluíram que a propagação da Covid-19 da gestante para a criança é pouco comum e que o parto — quer este seja vaginal ou por cesariana — não aumenta a taxa de infecção entre mãe e bebé. 

Os cientistas examinaram minuciosamente 49 estudos realizados previamente acerca da saúde neonatal durante a incidência da pandemia do novo coronavírus. Sendo que os dados analisados englobam informações sobre 666 bebés recém-nascidos e 655 mulheres (algumas mulheres foram mães de gémeos).

A investigadora Kate Walker disse num artigo publicado no site da Universidade de Nottingham: "pretendíamos analisar o resultado de bebés cujas mães contraíram o vírus e ver se a via de nascimento, o método de alimentação do bebé e a interação mãe/bebé aumentavam o risco das crianças contraírem o Sars-CoV-2". 

Entre as mulheres que tiveram um parto normal, somente oito dos 292 bebés examinados (2,7%) testaram positivo para o vírus. Entretanto, entre os 364 recém-nascidos cujas mães foram submetidas a uma cesariana, 20 (5,3%) foram diagnosticados com Covid-19. Sendo que grande parte dos bebés infetados com o novo coronavírus era assintomática, ou seja não apresentava sintomas. 

A meta-análise apurou ainda que a amamentação ou o contacto das mães com os recém-nascidos não aumentou a taxa de infeção

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório