Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Vai ser possível fazer testes no continente antes da viagem para Açores

Os passageiros do território continental que pretendam viajar para os Açores vão passar a poder realizar testes de despiste ao coronavírus SARS-CoV-2 em laboratórios do continente, anunciou hoje o Governo Regional.

Vai ser possível fazer testes no continente antes da viagem para Açores
Notícias ao Minuto

12:14 - 26/06/20 por Lusa

País Covid-19

"O Governo dos Açores vai alargar ao continente, a partir de 01 de julho, a rede de laboratórios de análises de despiste da covid-19, através de convenções com laboratórios privados e do setor social, agilizando, também por esta via, os procedimentos para quem pretende viajar para a região", diz uma nota do executivo.

Na prática, segundo a Secretaria Regional da Saúde, "os cidadãos poderão escolher o laboratório no qual pretendem fazer o seu teste de despiste do novo coronavírus entre a lista de entidades convencionadas, que será divulgada no Portal do Governo dos Açores, devendo apresentar comprovativo de reserva e pagamento da viagem entre o território continental e a Região Autónoma dos Açores".

Citada na nota, a secretária regional da Saúde explica que estes laboratórios ficam obrigadas a realizar o teste no prazo de 72 horas antes da viagem e que o resultado é remetido ao passageiro e à Direção Regional da Saúde antes do voo.

Segundo Teresa Machado Luciano, "a convenção com estes laboratórios do continente vai permitir a realização de testes de despiste ao coronavírus SARS-CoV-2 pela metodologia RT-PCR, considerada a mais fiável por entidades de referência de âmbito nacional e internacional".

As convenções, sublinha, resultam de "um estreito trabalho" desenvolvido nas últimas semanas pelo Governo dos Açores e pela Associação Nacional de Laboratórios de Análises Clínicas, "com o objetivo de reforçar as condições de segurança de quem viaja para a região e dos açorianos".

As regras para o estabelecimento das convenções constam de uma portaria publicada hoje em Jornal Oficial.

Até ao momento, foram detetados na região 151 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19, verificando-se atualmente três casos positivos ativos, dois em São Miguel e um na Terceira.

No arquipélago, 130 pessoas recuperaram, 16 morreram e duas regressaram a Portugal continental.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório