Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 26º

Turquia nega crise com Rússia apesar de adiamento de reunião sobre Líbia

O Governo turco negou hoje que haja problemas diplomáticos com a Rússia, depois de os dois países terem decidido adiar uma reunião planeada para domingo, para discutir os conflitos na Líbia e na Síria.

Turquia nega crise com Rússia apesar de adiamento de reunião sobre Líbia
Notícias ao Minuto

13:48 - 15/06/20 por Lusa

Mundo Turquia

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, e o seu colega da Defesa, Sergei Shoigu, eram esperados em Istambul, no domingo, respondendo a um entendimento entre os presidentes turco, Recep Erdogan, e russo, Vladimir Putin, para discutirem a situação de conflitos na Líbia e na Síria, onde os dois países apoiam partes opostas, mas os encontros foram adiados para data ainda a ser marcada.

"Decidimos adiar a reunião, de comum acordo. Nada tem a ver com a Líbia e ou a Síria. Concluir que não realizar uma reunião significa que haja uma crise é errado", disse hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros turco, Mevlut Cavusoglu.

"Estamos a trabalhar e continuarem a trabalhar com a Rússia, para conseguir um cessar-fogo na Líbia", esclareceu o chefe da diplomacia turca, durante uma conferência de imprensa ao lado do seu homólogo iraniano, Mohamad Yavad Zarif, com quem reuniu esta manhã, para discutir a situação na Síria.

A Rússia e a Turquia, cujos líderes se aproximaram nos últimos anos, apoiam lados opostos na Líbia, onde um conflito se prolonga desde 2011, com o caos provocado pela queda de Muammar Khadafi.

A Turquia, tal com o Qatar, apoia o Governo liderado por Fayez al-Sarraj, reconhecido pelas Nações Unidas, contra as forças dissidentes do marechal Khalifa Haftar, homem forte do leste do país, apoiado pela Rússia, bem como pelo Egito e pelos Emirados Árabes Unidos.

O Governo turco tem fornecido aviões de combate, mercenários e conselheiros para ajudar a causa do Governo de União Nacional líbio, permitindo que as suas tropas invertessem o equilíbrio de poder e aumentassem o sucesso militar, nas últimas semanas.

Na Síria, a Turquia e a Rússia está a trabalhar para encontrar uma solução política, apesar de apoiarem partes em conflito com o Irão e a Rússia a apoiarem o Presidente Bashar al-Assad, enquanto a Turquia apoio o lado rebelde.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório