Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Tailândia aprova pacote de estímulos com verba recorde

O parlamento tailandês aprovou um pacote de estímulos de quase 60 mil milhões de dólares, a maior injeção de fundos alguma vez feita, com o objetivo de relançar a economia castigada devido à pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.

Tailândia aprova pacote de estímulos com verba recorde
Notícias ao Minuto

15:38 - 31/05/20 por Lusa

Mundo Covid-19

O plano é considerado "um grande impulso" para a segunda maior economia do sudeste da Ásia, que poderá retrair-se 6 a 7% este ano.

Os tailandeses preveem gastar cerca de 17,3 mil milhões de dólares em apoios a agricultores e trabalhadores informais, como vendedores ambulantes, e trabalhadores de casas de massagens e bares que viram seus empregos ameaçados.

O governo da Tailândia também anunciou que o pacote de estímulos inclui um fundo para estabilizar mercados e aumentar o poder de compra, bem como 1,4 mil milhões para o setor de saúde.

A coligação liderada pelo primeiro-ministro Prayut Chan-O-Cha detém uma pequena maioria na câmara baixa do parlamento, sendo que os membros da oposição abstiveram-se amplamente de votar, argumentando que há falta de transparência na maneira como o dinheiro será alocado.

"Receio que (...) o que deve ser usado para estimular a economia vá para projetos que levem à corrupção", disse o parlamentar Pijan Chaopattanapong.

Mas Prayut Chan-O-Cha garantiu que será feita uma "revisão passo a passo" da distribuição das verbas.

Até agora, a Tailândia registou pouco mais de 3.000 casos de infeção pelo novo coronavírus, bem como 57 mortes.

Uma economia que depende muito do turismo está a ver-se castigada pelo encerramento de fronteiras, sendo que esta já registava problemas antes da pandemia, o que expos as profundas desigualdades sociais existentes.

Mais de 20 milhões de pessoas já recorreram a assistência financeira dada pelo governo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório