Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

AO MINUTO: LVT precisa de "especial atenção".1.369 mortos em Portugal

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: LVT precisa de "especial atenção".1.369 mortos em Portugal
Notícias ao Minuto

08:15 - 28/05/20 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

Esta quinta-feira realizou-se a sétima reunião no Infarmed sobre a "situação epidemiológica da Covid-19 em Portugal". A iniciativa do primeiro-ministro, António Costa,  contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, bem como de especialistas, políticos e parceiros sociais. Nesta sessão foram apresentados e analisados os dados relativos às primeiras duas fases de desconfinamento, um dia antes de o Conselho de Ministros se reunir para decidir sobre a terceira fase de reabertura, prevista para 1 de junho.

Uma análise divulgada hoje pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) dá conta de que, caso não tivesse sido imposto o confinamento pelo Governo a 19 de março, o número de doentes graves com Covid-19 internados nos cuidados intensivos seria o triplo na primeira quinzena de abril.

Segundo os dados mais recentes da DGS, Portugal contabiliza mais 13 mortes e mais 304 casos, num total de 1.369 óbitos e 31.596 infetados. A pandemia do novo coronavírus já matou mais de 355 mil pessoas e infetou mais de 5,7 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo o balanço mais recente baseado em dados oficiais dos países.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

15h50 - Este registo chega ao fim, mas continue a acompanhar-nos aqui.

15h49 - Governo já atribuiu apoios pagos a 1,2 milhões de trabalhadores, no âmbito da pandemia do novo coronavírusO balanço foi feito pela ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, esta quinta-feira, no Parlamento.

15h47 - O deputado da Iniciativa Liberal afirmou hoje que "não sabe exatamente" por que é que Lisboa e Vale do Tejo é a única região do país sem redução de casos de Covid-19, o que "devia ser matéria de preocupação".

15h42 - Quase metade dos testes de despiste de covid-19 em Portugal foi feita em maio, o mês em que mais se testou no país desde o início da pandemia, revelou hoje o secretário de Estado da Saúde.

15h32 - O Sri Lanka restabelecerá a partir de domingo medidas de contenção direcionadas para proibir grandes reuniões, depois de registar o seu maior aumento diário de contágio pelo novo coronavírus, principalmente entre os cingaleses recentemente repatriados do Koweit.

15h29 - O número de profissionais de saúde recuperados da doença Covid-19 é de 2.161 num total de 3.398 infetados, revelou hoje o secretário de Estado da Saúde.

15h23 - Os moradores do bairro da Jamaica, no Seixal, no distrito de Setúbal, mostraram-se hoje a favor do fecho dos cafés nesta localidade, mas apelaram aos vizinhos e visitantes para seguirem as recomendações e "ficarem em casa".

15h10 - O Ministério das Infraestruturas e da Habitação garantiu hoje que, no último mês, todos os comboios urbanos da área de Lisboa circularam com uma lotação abaixo dos dois terços, conforme determinado legalmente para o período da pandemia.

14h52 - A época balnear nas seis praias do concelho de Oeiras vai ter início em 10 de junho, com um sistema de semáforos, uma nova reorganização dos areais e um reforço da higienização, anunciou hoje a autarquia.

14h45 - Dos 833 trabalhadores testados na base logística da Sonae, na Azambuja, 175 acusaram positivo à Covid-19, revelou a diretora-geral da Saúde na conferência de imprensa diária sobre a pandemia. Graça Freitas adiantou que foram realizados "testes em toda a empresa", no distrito de Lisboa, abrangendo os 833 trabalhadores, dos quais 175 se encontram infetados pelo novo coronavírus

"São pessoas jovens, saudáveis e quase todas assintomáticas ou com sintomas ligeiros a moderados e vão em princípio fazer a sua recuperação em casa acompanhados pelo seu médico de família", explicou Graça Freitas, esclarecendo que apenas um trabalhador se encontra internado, uma vez que, "apesar de jovem, tem fatores de risco" associados.

14h34 - Continua a ser impressionantes os números que chegam dos EUA relativos a pedidos de subsídio de desemprego. Cerca de 2,1 milhões de pessoas pediram o apoio na semana passada, elevando o número total para 41 milhões nos últimos dois meses

14h21 - A polícia britânica concluiu que Dominic Cummings, assessor do primeiro-ministro Boris Johnson, cometeu uma violação "menor" das regras de confinamento introduzidas para combater o novo coronavírus, mas não pretende abrir um processo

14h08 - O formulário para os trabalhadores independentes e sócios-gerentes pedirem o apoio criado no âmbito da pandemia Covid-19, relativo a maio, ficará disponível na Segurança Social Direta no próximo sábado (dia 30), podendo ser entregue até 9 de junho.

14h00 - Férias de verão? Cerca de "um terço" dos portugueses tem planos, mas "deste terço, cerca de metade estão a pensar em alterar". Quanto ao locais de 'eleição', a maioria que respondeu ao inquérito da GfK Portugal, responde a costa portuguesa, um país europeu, o interior de Portugal, Açores e Madeira, sendo que os destinos mais longínquos são preteridos pelos mais próximos.

13h52 - Oito das nove ilhas dos Açores já não têm qualquer caso positivo ativo de infeção por SARS-CoV-2, apenas São Miguel tem ainda dois doentes por recuperar, segundo avançou hoje a Autoridade de Saúde regional

13h45 - Acompanhe abaixo a conferência de imprensa da DGS e aqui os pontos mais relevantes.

13h37 - Portugal registou mais 13 mortos e 304 infetados. Segundo os dados mais recentes da Direção Geral da Saúde (DGS) há um total de 1.369 óbitos e 31.596 casos.

13h42 - O vice-presidente do CDS-PP António Carlos Monteiro defendeu que o Estado deve "assegurar mecanismos de apoio à subsistência das empresas" e propôs que as verbas do fundo de recuperação europeu sejam usadas para esse efeito.

"No momento em que será necessário fazer uma avaliação muito cuidada daquilo que é a retoma da atividade económica que se está a processar neste período de desconfinamento, o Estado tem que assegurar mecanismos de apoio à subsistência das empresas e à subsistência dos empregos dos trabalhadores", afirmou o centrista à saída do encontro no Infarmed.

13h35 - O líder do PCP, Jerónimo de Sousa, à saída da reunião com no Infarmed recordou a situação dos "profissionais exaustos" e as populações mais vulneráveis para quem é necessário encontrar "respostas de fundo".

Confrontado novamente com a questão da realização da Festa do Avante, voltou a reiterar que não se trata de um festival, mas que em todo o caso "ainda estamos a três meses e meio". "Se as condições o permitirem naturalmente realizaremos a festa”, disse, mas reforçando que "a não realização do Avante não era dramática" para as  contas do partido.  

13h24 - Para Moisés Ferreira, do Bloco de Esquerda, "a população mais pobre com menos condições é a que está a ser mais afetada pela pandemia" e são as condição socio-económicas e de habitabilidade que "estão a influenciar o aparecimento de surtos na zona de Lisboa e Vale do Tejo". Para combater o surto é preciso "garantir o alojamento digno, regulamentar as empresas de trabalho temporário e combater a precaridade”.

13h17 - "Além do aumento do número de novos casos, Lisboa é a única região no país onde não existe uma redução de mortos", disse o deputado do PSD, Ricardo Batista Leite, aproveitando para alertar para a sobrecarga de trabalho dos profissionais de Saúde: "Aquilo que o responsável pela saúde pública da região deixou muito explicito é que os profissionais da saúde pública de Lisboa e Vale do Tejo atingiram muitos deles o esgotamento. Usou mesmo o termo 'fliparam'", referiu.

Sobre a 3ª fase de desconfinamento, Ricardo Baptista Leite disse que o “Governo disse que ia ponderar” atrasar as medidas de desconfinamento, marcadas para 1 de junho, na região de Lisboa e Vale do Tejo, referindo no entanto que a resposta “não foi taxativa”.

13h12 - José Luís Carneiro, pelo PS, garantiu que é possível "encararar com confiança a terceira fase do desconfinamento". "No dia 8 de junho vamos proceder à avaliação da segunda fase de desconfinamento", disse ainda.

13h05 - O Presidente da República garantiu à saída da reunião no Infarmed deu conta de que "tem havido uma capacidade de resposta das estruturas de saúde, como tem havido menos pressão" e que a "avaliação global é positiva". Reconheceu ainda que houve "especial atenção e preocupação quando à região de Lisboa e Vale do Tejo, não apenas por causa do R que está em 1,01, mas porque é patente a existência quanto ao número de infetados". 

12h53 - A pandemia do novo coronavírus já causou a morte a pelo menos 355.736 pessoas e infetou mais de 5,7 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço baseado em dados oficiais dos países.

12h45 - O volume de minutos das chamadas telefónicas originadas na rede fixa cresceu 1,5% no primeiro trimestre, atingindo cerca de 1,1 mil milhões de minutos, o primeiro aumento homólogo desde 2013, divulgou hoje a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).

12h37 - A região Norte regista o maior número de selos 'Clean & Safe' em Portugal e o "novo" turista desta época de pandemia já está a fazer reservas, avançou hoje a Turismo Porto e Norte (TPNP).

12h33 - O presidente da Federação Portuguesa dos Concessionários de Praia disse hoje que a lista das capacidades das praias da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) era o que "estava previsto", referindo que as pessoas têm noção da lotação.

12h31 - O diretor do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana defendeu hoje a participação de África em todas as fases de desenvolvimento de uma vacina para a Covid-19, considerando que inspiraria confiança nas populações.

12h24 - A pandemia levou a um crescimento no setor dos bens de grande consumo em Portugal, cujo mercado cresceu 31% no período inicial de armazenamento, 9% na quarentena e 17% após o desconfinamento, revela o barómetro da consultora Nielsen.

12h13 - Dos Estados Unidos chega-nos a história de uma idosa de 103 anos que, depois de duas semanas a lutar contra a Covid-19, ganhou e decidiu comemorar a beber cerveja e ver futebol.

12h05 - presidente do PSD, Rui Rio, apresentou, esta quinta-feira, a partir da sede do partido, em Lisboa, um pacote de medidas para a área social destinadas a minorar o impacto da Covid-19 nas famílias portuguesas.

12h03 - O Comité Executivo da World Rugby aprovou um conjunto de 10 alterações temporárias e opcionais às leis de jogo, tendo em vista a redução do risco de contágio da Covid-19 no râguebi, anunciou hoje a federação mundial.

11h56 - A Organização Mundial de Saúde afirmou hoje que desde março, o pico da pandemia da Covid-19 na Europa, morreram pelo menos mais 159 mil pessoas no continente europeu do que no mesmo período do ano passado.

11h49 - Três casos de Covid-19 detetados no Championship, dois deles no Fulham. Os jogadores infetados foram colocados em auto-isolamento e a identidade não foi revelada.

11h47 - Portugal pode vir a receber 465 milhões de euros do Fundo de Transição Justa, face aos 79,2 milhões inicialmente previstos, à luz do reforço deste mecanismo no quadro do plano de recuperação proposto pela Comissão Europeia.

11h33 - A Rússia registou 174 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas, repetindo o recorde registado há dois dias e atingindo um total de 4.142 vítimas mortais, metade das quais na capital Moscovo, anunciaram hoje as autoridades russas.

11h28 - Depois de ser obrigado a adiar devido à pandemia de Covid-19, o Super Bock Super Rock anuncia agora as primeiras confirmações para 2021. A 26.ª edição do festival volta ao Meco  nos dias 15, 16 e 17 de julho de 2021.

11h15 - Um novo sistema de rastreamento de casos de contágio foi hoje lançado pelo Governo britânico para ajudar a controlar a pandemia de Covid-19 no Reino Unido, o país com o segundo maior número de mortos a seguir aos EUA

11h07 - A associação de moradores de Vale de Chícharos, no Seixal, mais conhecido como Jamaica, congratulou-se hoje com a decisão de encerramento dos cafés da zona para conter os casos de Covid-19 entre moradores, tal como tinha defendido na quarta-feira.

10h58 - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro, António Costa, vão hoje almoçar no Palácio de Belém, encontro que corresponde à reunião semanal entre os dois. Este almoço acontecerá após a reunião com epidemiologistas que decorre durante a manhã no Infarmed, em Lisboa, e na véspera da reunião do Conselho de Ministros de sexta-feira, em que o Governo decidirá sobre a próxima etapa de reabertura de atividades e estabelecimentos encerrados devido à Covid-19.

10h41 - A organização Human Rights Watch (HRW) acusou hoje o Quénia de facilitar a transmissão da Covid-19, ao forçar dezenas de milhares de pessoas a estarem em quarentena em instalações sem condições, equipamento de proteção e comida.

10h27 - Bélgica regista mais 31 mortos e 247 casos de Covid-19. Há um total de 9.388 vítimas mortais e 57.849 casos de infeção desde o início da pandemia.

10h14 - As autoridades de saúde estão a preparar o encerramento dos cafés no bairro da Jamaica, no Seixal, para contar o surto de Covid-19 detetado entre os moradores, disse à Lusa o delegado regional de saúde de Lisboa e Vale do Tejo.

10h09 - As principais bolsas europeias abriram hoje em alta, animadas com o otimismo face à recuperação económica depois da pandemia, mas cautelosas face às tensões entre Washington e Pequim.

10h02 - As consequências económicas da pandemia de Covid-19 podem levar cerca de 86 milhões de crianças a mais à pobreza até final do ano, segundo um estudo divulgado hoje pela organização não-governamental (ONG) Save the Children e do UNICEF.

9h57 - O número de mortos em África pela Covid-19 aumentou para 3.696 nas últimas 24 horas, mais 107, em mais de 124 mil casos de infeção em 54 países, de acordo com dados sobre a pandemia naquele continente.

9h53 - Os cientistas britânicos criaram um inalador específico para a Covid-19, que pode ajudar a combater o vírus assim que se manifestam os primeiros sintomas.

9h45 - A Coreia do Sul registou na quarta-feira 79 infeções de Covid-19,  68 são dos casos são locais. Estes casos identificados  representam o pior pico de infeções na Coreia do Sul desde 05 de abril, há 53 dias, quando o país registou 81 casos.

9h31 - Dados do INE revelam que a confiança dos consumidores recuperou "parcialmente" em maio, com o início do desconfinamento. "Em maio o indicador de confiança dos consumidores recuperou parcialmente, registando o maior aumento da série, após ter apresentado em abril a maior redução face ao mês anterior e o valor mínimo desde maio de 2013", pode ler-se no relatório.

9h23 - Esta semana, um vídeo onde uma mulher acusava uma profissional de saúde de estar a espalhar germes por estar vestida com a sua farda de trabalho, num supermercado, tornou-se viral. Agora, sabe-se que a outra mulher era afinal, enfermeira e estaria apenas a alertar a jovem para o facto de todas as enfermeiras e auxiliares de enfermagem deverem mudar de roupa quando saem do trabalho e resguardar os seus uniformes.

9h11 - confinamento motivado pela pandemia do novo coronavírus levou o escultor australiano Farvardin Daliri a dar asas à imaginação... e bem grandes. O artista criou uma kookaburra - uma ave da família dos guarda-rios - gigante e agora passeia a escultura pelo bairro onde vive.

9h02 - Um cientista chinês afirma que o novo coronavírus não teve origem num mercado de animais ou num laboratório em Wuhan, negando assim a teoria das autoridades norte-americanas acerca do local onde a pandemia teve inícioGao Fu refere que as amostras retiradas do mercado de rua mostram que não existe uma ligação entre os animais ali vendidos e o agente patogénico do vírus.

8h57 - Uma equipa de cientistas da Universidade Rovora i Virgili, em Espanha, detetou sinais de que os fármacos anti-inflamatórios Carporeno e Celecobix bloqueiam uma enzima chave na disseminação do novo coronavírus.

8h41 - A companhia aérea easyJet prepara-se para reduzir a sua força de trabalho em 30% para lidar com os constrangimentos gerados pelo novo coronavírus. O setor da aviação está a ser fortemente afetado pela pandemia.

8h38 - As vendas globais da Nissan Motor caíram 41,6% em abril, em relação a igual período do ano passado, e nos primeiros quatro meses do ano acumula uma redução de 31,1%, anunciou hoje a construtora.

8h32 - No início de março,  Tom Hanks e a mulher, Rita Wilson, foram diagnosticados com Covid-19 e hospitalizados, na Austrália, tendo já recuperado e regressado aos EUA. Depois de curado, o casal decidiu doar plasma para ajudar outros com o novo coronavírus e agora, o ator recorreu uma vez mais à rede social Instagram para partilhar novas fotografias onde mostra uma nova doação.

View this post on Instagram

Here’s last week's bag of plasma. Such a bag! After the paperwork, it’s as easy as taking a nap. Thanks @arimoin and UCLA. Hanx

A post shared by Tom Hanks (@tomhanks) on Apr 29, 2020 at 10:06am PDT

8h23 - Associações e coletividades da região Centro estimam perdas de receitas e problemas na sua atividade atual e futura, devido à pandemia de C ovid-19, que resultou no cancelamento de festividades e celebrações previstas.

8h16 - Mais de 80% dos passageiros e tripulantes de um navio de cruzeiro infetados com Covid-19 eram assintomáticos, o que deve ser considerado no desconfinamento, revela um estudo publicado na revista científica online Thorax, especializada em pneumologia.

7h54  - A Alemanha regista 353 novos casos. Há quase 180 mil infetados no total. O país registou ainda mais 62 mortes, elevando o número total de óbitos para 8.411.

7h36 - Especialistas, políticos e parceiros sociais reúnem-se hoje, pela sétima vez, no Infarmed, para analisar a situação epidemiológica da Covid-19 em Portugal, na véspera de o Conselho de Ministros decidir em relação à terceira fase de desconfinamento.

7h27 - A China diagnosticou, nas últimas 24 horas, dois novos casos importados da Covid-19, anunciaram hoje as autoridades. As autoridades de saúde chinesas informaram ainda que, nas últimas 24 horas, oito pacientes receberam alta, pelo que o número de pessoas infetadas ativas fixou-se em 73, incluindo quatro em estado considerado grave.

7h13 - O número de doentes graves com Covid-19 internados nos cuidados intensivos seria o triplo na primeira quinzena de abril sem o confinamento imposto pelo Governo em 19 de março, segundo os especialistas da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP).

7h00 - Bom dia, fique connosco para acompanhar os mais recentes desenvolvimentos da pandemia de Covid-19. Recorde aqui o registo anterior.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório