Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: Lay-off tem de "evoluir". Brasil ultrapassa os 400 mil casos

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Lay-off tem de "evoluir". Brasil ultrapassa os 400 mil casos
Notícias ao Minuto

15:50 - 27/05/20 por Silvia Abreu

Mundo Covid-19

A Comissão Europeia apresentou, esta quarta-feira, a tão aguardada proposta de fundo de recuperação - cujo valor é de 750 mil milhões de euros - para ajudar os países da União Europeia a reerguer a economia. Desse valor, Portugal pode receber 15,5 mil milhões de euros em subvenções - distribuídas a fundo perdido - e 10,8 mil milhões de euros sob a forma de empréstimos concedidos em condições favoráveis.

Portugal, que se encontra na última semana da segunda fase de desconfinamento, está ainda, de acordo com o secretário de Estado da Saúde, "em fase de dar respostas" porque "balanços só devem ser feitos no final".

Quanto a números, Portugal contabiliza um total de 1.356 óbitos e 31.292 infetados, de acordo com o último balanço da Direção-Geral da Saúde. 

Mas também o número de recuperados continua a subir, sendo que hoje são mais 253 do que ontem, elevando o número total para 18.349.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h00 - O registo de hoje chega agora ao fim, mas poderá acompanhar um novo na manhã de quinta-feira. Se tiver algum sintoma relacionado com o novo coronavírus, não hesite em contactar a Linha SNS24:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

23h44 - Nas últimas 24 horas, o Brasil registou 1.086 óbitos, elevando o número total para 25.598. O país é o segundo a superar os 400 mil casos, depois de no último dia terem sido reportados 20.599 novos casos.

23h38 - Mais de 80% dos passageiros e tripulantes de um navio de cruzeiro infetados com Covid-19 eram assintomáticos, o que deve ser considerado no desconfinamento, revela um estudo publicado hoje na revista científica online Thorax, especializada em pneumologia.

23h31 - Receita para enfrentar a crise? A economista Manuela Ferro, vice-presidente do Banco Mundial, disse numa videoconferência com portugueses nos Estados Unidos que a crise sanitária e económica provocada pela Covid-19 requer "boa liderança e interação entre saúde pública, economia, finanças e segurança".

23h13 - Os Estados Unidos ultrapassaram hoje a barreira das 100 mil mortes, de acordo com os dados atualizados da Universidade Johns Hopkins. Em quatro meses, o vírus matou quase o dobro do número de norte-americanos que perderam a vida na guerra do Vietname.

23h03 - Dois deputados estaduais entregaram hoje um pedido de abertura de processo de destituição do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, pela alegada prática de crimes de responsabilidade ligados à pandemia de Covid-19.

22h57 - A praia da Nazaré, no distrito de Leiria, tem uma capacidade potencial de ocupação até 17.100 utentes, durante a época balnear, e outras seis são assinaladas com "eventuais problemas de lotação", divulgou hoje a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

22h47 - Várias dezenas de cabo-verdianos retidos nos Estados Unidos devido à pandemia de Covid-19 vão ser repatriados no sábado para a cidade da Praia, cumprindo uma quarentena obrigatória, anunciou hoje o consulado-geral de Cabo Verde em Boston.

22h40 - A bancada parlamentar do PSD pediu ao Executivo que revele quantos portugueses é que "solicitaram apoio" para regressarem a Portugal e em que países é que se encontram estes cidadãos.

22h34 - O primeiro-ministro afirmou hoje esperar que não seja o Conselho a frustrar a esperança que a Comissão Europeia abriu com o fundo de recuperação económica e considerou que este programa poderá lançar a reindustrialização do país.

22h30 - "Lay-off é uma medida que tem de evoluir a partir do final de junho", disse hoje António Costa. O primeiro-ministro apresentou as principais linhas do programa de estabilização que o Governo apresenta na próxima semana.

22h25 - Campos de férias alvo de normas. As instalações dos campos de férias terão que reforçar a higienização e os materiais desinfeção, acautelar regras de distanciamento físico e evitar grandes concentrações de crianças/jovens, anunciou hoje o Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ).

22h20 - O reitor da Universidade de Lisboa disse hoje que os estudantes das duas residências da Faculdade de Motricidade Humana não serão obrigados a coabitar num único edifício e adiantou que o caso de Covid-19 detetado apresentava uma carga viral baixa.

22h16 - A pandemia está a levar os portugueses à procura de destinos de férias dentro do país e dominados pela natureza e ar puro. Se é um desses casos, eis algumas sugestões.

22h06 - Caso positivo entre árbitros. "O Conselho de Arbitragem informa que o árbitro C2 Elite José Rodrigues testou positivo para SARS-CoV-2, encontra-se bem e continuará a ser acompanhado pela Unidade de Saúde e Performance da FPF", revelou o organismo.

22h00 - A pandemia do novo coronavírus já matou 352.494 pessoas e infetou mais de 5,6 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP, às 19h00 GMT de hoje, baseado em dados oficiais dos países.

21h54 - O diretor-geral da Organização Internacional para as Migrações (OIM) disse hoje que a União Europeia (UE), apesar do estabelecimento de alguns princípios, ainda está muito longe de alcançar uma "visão integrada e harmonizada" para uma mobilidade pós-pandemia.

21h50 - Com o começo da época balnear no dia 6 de junho, foi revelada, esta quarta-feira, três listas que revelam a lotação máxima de 216 praias do Barlavento e Sotavento (Algarve) e do Tejo e Oeste. Pode conferir aqui

21h43 -  Os jogadores, a equipa técnica e restante 'staff' do Marítimo tiveram, uma vez mais, resultados negativos nos testes de rastreio ao Covid-19, anunciou hoje o clube madeirense da I Liga portuguesa de futebol.

21h23 - Primeiro-ministro António Costa fala ao país após a reunião com os parceiros sociais, em São Bento, sobre o Programa de Estabilização. "Temos de robustecer o SNS por causa de eventuais novos surtos e para recuperar trabalho adiado", sublinhou Costa, garantindo ter recebido "bons contributos" nestes dois dias de reuniões. Acompanhe aqui a conferência:

21h05 - Cabo Verde deverá ficar pelo menos cinco dias sem fazer testes ao novo coronavírus porque o Laboratório de Virologia detetou reagentes deteriorados, disse hoje fonte oficial, no segundo dia sem resultados. Os testes deverão ser retomados em três dias. 

Cabo Verde regista 390 casos acumulados de Covid-19 e quatro mortes. 

20h57 - CGTP defende a totalidade do salário em 'lay-off' e a necessidade de manter todos os empregos para evitar o empobrecimento face à crise económica causada pela pandemia

"Quaisquer medidas que venham a ser tomadas não podem manter os cortes nas remunerações, até porque se os trabalhadores mantiverem o seu poder de compra contribuem para o aumento do consumo interno, tão necessário nesta fase", afirmou Isabel Camarinha, secretária-geral da CGTP, após uma reunião com António Costa em São Bento. 

20h31 - Os passageiros que desembarcam nos Açores vão ser dispensados de permanecer em isolamento profilático ou de realizar quarentena caso testem negativo à Covid-19, ao contrário do que acontecia até agora, anunciou hoje o presidente do Governo Regional.

20h30 - A UGT defendeu hoje que os trabalhadores devem receber pelo menos quatro quintos do salário, pago a meias pelas empresas e pela Segurança Social, num cenário de prolongamento do 'lay-off', e que todos os desempregados devem receber um apoio.

20h27 - organização Médicos Sem Fronteiras anunciou hoje ter concluído a sua ação em Portugal, onde, no âmbito da resposta à pandemia Covid-19, deu apoio a 34 lares de idosos em 12 concelhos do país.

20h23 - São Tomé e Príncipe registou mais dois casos positivos do novo coronavírus, em 29 testes rápidos realizados nas últimas 24 horas, aumentando para 443 o número de infeções acumuladas no país, indicou hoje fonte do Ministério da Saúde.

20h05 - A poucos dias da reabertura das salas de espetáculos e cinemas, marcada para segunda-feira, 1 de junho, são poucos os espaços culturais que já anunciaram como vão retomar a atividade e o que vão programar.

19h56 - Os museus Rainha Sofia e do Prado vão reabrir as portas no primeiro sábado de junho, dia 06, depois de quase três meses encerrados, por causa da pandemia da Covid-19, anunciou hoje o Ministério da Cultura de Espanha.

Notícias ao Minuto© Reuters

19h50 - O grupo SATA, detentor das transportadoras Azores Airlines e SATA Air Açores, irá continuar sem voar para quatro destinos internacionais até 30 de junho, devido à pandemia Covid-19, anunciou hoje a empresa.

19h49 - Angola tem duas novas infeções pelo novo coronavírus, elevando para 73 o número de casos, anunciou hoje o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda.

19h47 - O ex-ministro do Emprego e da Segurança Social José Silva Peneda defendeu hoje que a crise causada pela pandemia Covid-19 exige "uma intervenção muito musculada" do Estado para evitar um "desastre social" que poderá surgir "rapidamente".

19h42 - As propostas do Governo húngaro para abolir o controverso estado de emergência são uma "ilusão de ótica" que não "dissipam os receios" sobre os poderes do primeiro-ministro Vikor Orbán, advertiram hoje organizações locais de defesa dos direitos humanos.

19h33 - O governador de São Paulo, João Doria, anunciou hoje a reabertura gradual da economia a partir de 1 de junho, naquele que é o estado mais rico e populoso do Brasil, mas também o epicentro da Covid-19 no país.

19h30 - Os reis de Espanha e as infantas Sofia e Leonor homenagearam hoje as vítimas da Covid-19. Espanha iniciou hoje o luto oficial em memória de 27.117 mortos.

Notícias ao Minuto© Getty

19h28 - As três principais companhias aéreas do Brasil, Azul, Gol e Latam, duramente afetadas pela pandemia provocada pelo novo coronavírus, estão a negociar uma ajuda financeira com o Governo brasileiro para evitar processos de falência.

19h20  - Os jogadores da I Liga portuguesa de futebol vão ser testados à Covid-19 duas vezes se o intervalo entre duas partidas, das 10 jornadas que faltam, for superior a cinco dias, anunciou hoje a Liga.

19h15 - Mais de 500 católicos portugueses, entre leigos e sacerdotes, apelaram à Conferência Episcopal Portuguesa para revogar a proibição de os fiéis receberem a comunhão na boca, por causa da pandemia de Covid-19, informou hoje em comunicado o grupo.

19h10 - "Continuamos empenhados em garantir o cumprimento das medidas em vigor", começou por escrever hoje, no Facebook, a Guarda Nacional Republicana (GNR), antes de recordar as regras a cumprir no transporte individual de passageiros (como Táxis e TVDE).

Os passageiros:

  • Devem utilizar máscara ou viseira
  • Viajar com “as mãos no colo” e evitar o manuseamento e toque nas superfícies do interior do veículo
  • Colocar os seus pertences na bagageira

Os condutores:

  • Limpar de forma minuciosa os puxadores, as portas e todas as superfícies internas
  • Transportar os passageiros unicamente nos bancos traseiros
  • Manter as janelas abertas durante o transporte para permitir a circulação do ar

19h02 - O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, admitiu hoje negociar acordos com outros países para ficarem isentos da quarentena de duas semanas que o Reino Unido vai impor a partir de 8 de junho a todos que cheguem do estrangeiro. 

18h53 - O sistema de "teste e rastreamento" para o novo coronavírus de Inglaterra - em funcionamento a partir de amanhã - é uma das soluções do país "até que exista um tratamento ou vacina eficaz", para retomar um pouco da normalidade sem colocar vidas em risco, disse hoje o secretário de saúde do Reino Unido, Matt Hancock.

O programa de rastreamento pede que qualquer pessoa com sintomas se isole de imediato, faça um teste e entre em contacto com o serviço de saúde. Aqueles que testarem positivo ao novo coronavírus serão contactados dentro de 24 horas.

18h47 - A Confederação Empresarial de Portugal manifestou hoje a sua satisfação sobre a proposta da Comissão Europeia de fundo de recuperação económica, de 750 mil milhões de euros, salientando que os apoios devem ser canalizados "para áreas e investimentos relevantes".

18h30 - França contabiliza agora um total de 28.596 vítimas mortais devido à Covid-19, um aumento de 66 face a ontem, divulgaram hoje as autoridades de saúde do país. Já o número de casos confirmados no país é de 145.746.

18h22 - A Organização Mundial de Saúde lançou hoje uma fundação para receber donativos sem ser o dinheiro que os estados-membros já contribuem para aquela agência da ONU, a maior parte do qual só pode ser usado para fins específicos.

18h19 - O Senegal vai continuar a tratar pacientes infetados com Covid-19 com hidroxicloroquina, disse hoje o diretor do Centro de Operações de Emergência Sanitária (COES) do país, apesar de um novo estudo concluir que o medicamento pode ser prejudicial.

18h17 - La Liga volta a 11 de junho e haverá jogos em 'datas proibidas'. Segundas-feiras e sexta-feiras voltam a figurar como datas possíveis para os encontro de futebol em Espanha.

18h14 - "Coerência" nas regras, é isso que pede o Hospital de São João, no Porto, durante a pandemia de Covid-19. O diretor de serviço de doenças infeciosas do hospital defendeu hoje que as regras associadas à prevenção de contágio pela Covid-19 devem ser as mesmas, incluindo nos aviões, sob pena de ficarem "desacreditadas".

18h10 - Se é fã dos 'Minions' ou do filme 'Despicable Me' vai gostar desta novidade. A Organização Mundial, as Nações Unidas e o estúdio de animação Illumination uniram-se para lançar um anúncio de serviço público, que reforça o comportamento que devemos ter durante a pandemia de Covid-19.

18h05 - Durante a conferência de imprensa de hoje, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) deixou um alerta sobre os efeitos positivos das medidas de confinamento no ambiente. 

"O custo humano da Covid-19 foi devastador e as ditas medidas de confinamento viraram as nossas vidas de cabeça para baixo. No entanto, a pandemia deu-nos uma ideia de como seria o mundo se adotássemos as medidas necessárias para conter as mudanças climáticas e a poluição do ar. O ar e água podiam ser mais claros e as ruas mais silenciosas e seguras", disse Tedros Adhanom, referindo que a OMS publicou ontem um manifesto para uma "recuperação verde e saudável".

17h57 - A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, admitiu hoje que os transportes públicos podem ser reforçados para que seja possível manter no interior o distanciamento social exigido devido à Covid-19.

17h54 - Profissionais de saúde em França vão receber 5 mil garrafas de champanhe. A iniciativa partiu dos produtores da região de Champagne e serve de agradecimento ao trabalho desempenhado durante a pandemia.

17h50 - O primeiro-ministro espanhol admitiu hoje que o fundo de recuperação apresentado hoje pela Comissão Europeia - no valor de 750 mil milhões - "incluí muitas das exigências" do país. "É um ponto de partida para negociações. Devemos chegar em breve a um acordo para ter acesso a recursos que nos permitirão reiniciar a economia e superar a crise", escreveu Pedro Sánchez, no Twitter.

17h44 -  O Governo de Chipre divulgou hoje que vai assegurar as despesas médicas de todos os visitantes que testarem positivo ao novo coronavírus durante a sua estadia na ilha mediterrânica, numa tentativa de retomar a atividade turística.

17h40 - Os lares das misericórdias já testaram todos os utentes e colaboradores. Com 64 mil testes realizados, mantêm uma taxa de letalidade por Covid-19 em 0,4% e registam 901 casos de doentes recuperados, segundo um balanço hoje divulgado.

17h30 - Se anda de transportes públicos em Lisboa, a Câmara Municipal apela que "cumpra as regras de segurança". Saiba o que deve fazer.

17h24 - Os 19 utentes de um lar ilegal no concelho de Santarém que na terça-feira testaram positivo à Covid-19 estão já na unidade de Abrantes do Centro Hospitalar do Médio Tejo, disse hoje o presidente do município.

17h22 - O governo suíço anunciou hoje o fim do estado de emergência a 19 de junho e uma série de medidas de relaxamento do confinamento, como a permissão de ajuntamentos espontâneos até 30 pessoas, a partir de sábado.

17h06 - Itália ultrapassou esta quarta-feira a barreira dos 33 mil mortos, depois de, nas últimas 24 horas, terem sido registados 117 óbitos. Foram ainda reportados 584 novos casos, elevando o número total para 231.139.

17h04 - O ensaio clínico europeu Discovery, que testa a eficácia de vários tratamentos contra o coronavírus, "suspendeu desde domingo" a inclusão de novos pacientes no grupo que recebia hidroxicloroquina, anunciou hoje o instituto de investigação francês Inserm, que coordena este estudo.

16h59 - Novas orientações para os ATL saem hoje. As novas orientações para a utilização das Atividades de Tempos Livres (ATL) devido à Covid-19 vão sair hoje, disse a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.

16h52 - "É hora de seguir em frente", disse hoje o primeiro-ministro britânico no parlamento, sobre a polémica em torno do seu principal conselheiro, Dominic Cummings, que no passado dia 31 de março quebrou a quarentena e percorreu 425 quilómetros de carro, numa altura em que a sua esposa apresentava sintomas associados à Covid-19.

"Foi um episódio muito, muito frustrante e eu entendo o motivo de as pessoas estarem preocupadas", admitiu Boris Johnson, referindo que, no entanto, é imperativo "seguir em frente".

16h47 - A iniciativa 'WeKickCorona', idealizada pelos futebolistas Joshua Kimmich e León Goretzka, angariou 250.000 euros, informou hoje o Bayern Munique.

16h44 - A European Best Destinations (EBD) divulgou, esta terça-feira, uma lista com as 10 "maiores e mais seguras praias para passar o verão em 2020" durante a pandemia e três dessas praias são portuguesas. A Comporta, no Alentejo, o Porto Santo, na Madeira e a Meia Praia, em Lagos, foram as selecionadas.

16h39 - A mara de Lisboa defendeu hoje a realização de testes de rastreio à Covid-19 a todos os trabalhadores dos jardins de infância da rede pública da cidade que vão reabrir, à semelhança do que aconteceu nas creches.

16h34 - Moçambique contabiliza 227 infetados no total. A diretora de Saúde Pública, Rosa Marlene, anunciou hoje que o país registou 14 novos casos nas últimas 24 horas.

16h32 - Os grupos políticos do Parlamento Europeu (PE) acolheram com mais ou menos entusiasmo as propostas de um Fundo de Recuperação da União Europeia (UE) de 750 milhões para responder à crise da Covid-19 e do Quadro Financeiro Plurianual.

16h24 - A maioria dos brasileiros (60%) quer que haja confinamento total no país para reduzir a disseminação do novo coronavírus, segundo uma sondagem divulgada hoje pelo Instituto DataFolha.

16h17 - O número total de óbitos em Espanha é agora de 27.118. Na última semana morreram mais 39 pessoas, divulgaram hoje as autoridades de saúde.

16h14 - Capacidade de testagem de Portugal é notícia lá fora. O The Thelegraph destaca que em meados de abril, Portugal encontrava-se no top 10 dos países que mais estava a realizar testes de despistagem contra o novo vírus.

16h10 - Moscovo alivia medidas a partir de segunda-feira. O presidente da Câmara de Moscovo anunciou hoje o levantamento, a 1 de junho, de restrições impostas no final de março para travar a pandemia da Covid-19, permitindo a reabertura de muitas empresas e, condicionalmente, zonas de passeio pedonais.

16h02 - O Reino Unido registou 412 óbitos e 2.013 novos casos nas últimas 24 horas, divulgaram hoje as autoridades de saúde britânicas. No total, o país regista agora 37.460 vítimas mortais e 267.240 infetados.

 

15h59 - O bastonário da Ordem dos Médicos (OM) apelou hoje às pessoas para que "deixem de ter medo" e vão aos hospitais porque estes "asseguram a qualidade do serviço" e "diferentes vias para doentes Covid e não Covid".

15h58 - António Costa considerou hoje, através de uma publicação no Twitter, que o Fundo de Recuperação, de 750 mil euros, proposto pela Comissão Europeia "está à altura do desafio que a Europa enfrenta".

15h50 - O ministro da Economia apelou hoje às empresas para que preparem desde já planos de investimento para responder ao dinamismo futuro de um mercado impulsionado pelo "volume inédito" de financiamento de que o país vai dispor.

15h45 - A Assembleia da República vai debater na generalidade em 19 de junho o Orçamento do Estado suplementar, relacionado com a pandemia de Covid-19, decidiu hoje a conferência de líderes.

15h33 - As instituições de Espanha em todo o mundo cumpriram hoje um minuto de silêncio no primeiro de dez dias de luto oficial decretados em memória dos 27.117 falecidos até hoje na pandemia de Covid-19 no país.

Recorde aqui o registo anterior.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório