Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 22º

AO MINUTO: Proposta da UE "está à altura do desafio". Há 1.356 mortos cá

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Proposta da UE "está à altura do desafio". Há 1.356 mortos cá
Notícias ao Minuto

08:10 - 27/05/20 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

Mais de um mês após os chefes de Estado e de Governo da UE terem encarregado o executivo comunitário de apresentar com caráter de urgência uma proposta de fundo de recuperação associada a uma proposta revista do Quadro Financeiro Plurianual da União para 2021-2027, a presidente da Comissão, Ursula von de Leyen, apresentou ao início da tarde o plano que servirá de base às discussões que se seguirão a nível do Conselho Europeu.

Segundo os dados mais recentes divulgados no boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS), houve mais 219 casos de infeção e mais 12 vítimas mortais registados em Portugal, o que aumenta para 31.292 o total de pessoas contagiadas com Covid-19 e para 1.356 o total de óbitos desde o início do surto.

pandemia do novo coronavírus já matou mais de 350 mil pessoas -  mais de três quartos na Europa e nos Estados Unidos - e infetou mais de 5,6 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo o balanço mais recente baseado em dados oficiais dos países.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

15h55 - Este registo chegou ao fim, mas pode continuar a acompanhar-nos aqui.

15h42 - O primeiro-ministro, António Costa, já recorreu ao Twitter para saudar "a ambiciosa proposta da Comissão Europeia, que está à altura do desafio que a Europa enfrenta", pois "permite uma resposta robusta à crise sanitária, económica e social".

15h35 - A Rússia anunciou hoje o adiamento de duas cimeiras internacionais agendadas para julho na cidade russa de São Petersburgo, incluindo a reunião do bloco de países emergentes (os chamados BRICS), por causa da atual pandemia da doença Covid-19.

15h33 - Os eurodeputados José Manuel Fernandes, do PSD, e Margarida Marques, do PS, negociadores do Parlamento Europeu para o orçamento comunitário a longo prazo, saudaram hoje a proposta da Comissão Europeia para o Fundo de Recuperação pós-pandemia.

15h29 - A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, disse hoje que a situação atual na região de Lisboa e Vale do Tejo, onde se mantém a tendência de aumento de novos casos de Covid-19, "já aconteceu" em outras zonas do país.

15h22 - França apelou hoje a todos os Estados-membros da União Europeia (UE), incluindo os 'frugais', que apoiem o plano de recuperação proposto pela Comissão Europeia, qualificado pelo Presidente francês, Emmanuel Macron, como "um plano de relançamento inédito".

15h08 - As instituições de Espanha em todo o mundo cumpriram hoje um minuto de silêncio no primeiro de dez dias de luto oficial decretados em memória dos 27.117 mortos até hoje na pandemia de Covid-19 no país.

14h57 - O papa Francisco, que esteve afastado das tradicionais multidões na Praça de São Pedro devido ao coronavírus, desejou e pediu, através da sua "influência moral", uma "nova sociedade pós-pandemia, mais fraterna com os homens e com a Terra".

14h48 - Testar bairros sociais?  "Não me parece que seja por estar num bairro social por si só que se deva testar, mas sim em função da investigação. Este vírus é um vírus democrático, isto é, atinge toda a gente, pode atingir qualquer um de nós, independentemente da condição social”, garantiu António Lacerda Sales durante a conferência de imprensa da DGS.

14h42 - Pelo menos 15 casos de Covid-19 foram registados entre os refugiados sírios que residem no mesmo edifício no Líbano, indicou hoje uma agência das Nações Unidas, que prevê efetuar testes de despistagem a milhares deles.

14h37 - O plantel do Real Madrid fez, esta quarta-feira, questão de homenagear as vítimas mortais provocadas pela pandemia da Covid-19, com um minuto de silêncio que antecedeu o treino realizado em Valdebebas.

14h29 - O presidente da União das Misericórdias Portuguesas (UMP) revelou hoje que morreram 128 idosos por Covid-19 nos lares da instituição, o que representa 0,4% do total de utentes que vivem naquelas estruturas residenciais.

14h20 - Os Açores mantêm apenas seis casos positivos ativos para infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 e não registaram novos infetados nas últimas 24 horas.

14h00 - A Polónia vai eliminar a partir do fim de semana o uso obrigatório de máscara nos locais públicos, na condição de ser respeitado o distanciamento social, com a entrada em vigor da quarta fase de desconfinamento.

13h50 - A ministra da Cultura, Graça Fonseca, afirmou, em Coimbra, que "provavelmente a maior parte da programação cultural deste ano não terá preço", salientando que o trabalho feito pelo Governo é para garantir que os eventos aconteçam.

13h37 - A pandemia do novo coronavírus já matou pelo menos 350.608 pessoas e infetou mais de 5,6 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP baseado em dados oficiais dos países.

13h30 - Há mais 14 mortos e 285 novos casos  em Portugal. O boletim mais recente da Direção Geral da Saúde (DGS) dá conta de um total de 1.356 mortos e 31.292 infetados. Por seu lado são já mais 253 os pacientes curados, perfazendo 18.349 recuperados.

13h27 -  Acompanhe abaixo a conferência de imprensa da DGS e aqui os pontos mais importantes.

13h13 - Da Irlanda surge a história de uma quarentena de luxo. Um casal que passou o confinamento num castelo com spa, cinema, vastas adegas e 83 quartos, mas nem tudo é perfeito, até porque ficaram responsáveis pela limpeza do espaço.

13h07 - A Assembleia da República vai debater na generalidade em 19 de junho o Orçamento do Estado suplementar, relacionado com a pandemia de Covid-19, decidiu hoje a conferência de líderes.

13h05 - O Movimento Doentes pela Vacinação (Mova) alertou hoje para uma quebra acentuada da vacinação contra doenças graves, como a pneumonia, no âmbito da pandemia de Covid-19, defendendo uma ação de esclarecimento à população por parte das autoridades.

13h02 - França decidiu hoje proibir a controversa hidroxicloroquina no tratamento de doentes de Covid-19, depois de semanas de debate sobre a eficácia deste medicamento e da publicação de um estudo sobre os riscos envolvidos.

12h59 - O primeiro-ministro da Letónia, Krisjanis Karins, declarou hoje que a pandemia causada pelo novo coronavírus está controlada no país e que o estado de emergência, em vigor desde meados de março, será levantado em 9 de junho.

12h42 - Portugal poderá arrecadar 26,3 mil milhões de euros em subvenções e empréstimos no âmbito do Fundo de Recuperação da União Europeia (UE), após a crise da Covid-19, que ascende a um total de 750 mil milhões de euros.

12h37 - Acompanhe abaixo a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, a apresentar a proposta de fundo de recuperação no valor de 750 mil milhões de euros para a economia europeia recuperar da pandemia e aqui os pontos mais importantes.

12h24 - A Casa Real espanhola 'vestiu-se' de negro para homenagear as vítimas da Covid-19. Os reis Felipe e Letizia, acompanhados pelas filhas, cumpriram o minuto de silêncio de frente para a bandeira espanhola.

12h20 - A Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais esclareceu hoje que está a realizar adaptações para que em junho se reinicie as visitas aos reclusos e jovens internados em centros educativos, com a "segurança necessária" para trabalhadores, internados e visitantes.

12h11 - Os passes vendidos em maio na Área Metropolitana de Lisboa (AML) indicam uma retoma significativa em relação a abril, embora correspondam a apenas 30% da média dos passes adquiridos durante o primeiro trimestre deste ano, anunciou hoje a AML.

11h47 - Os jogadores, equipa técnica e outros funcionários do Gil Vicente voltaram a dar todos negativo na terceira bateria de testes à Covid-19, realizada na terça-feira, anunciou hoje o nono classificado da I Liga de futebol.

11h32 - Os motoristas dos autocarros escolares de Ohio decidiram prestar uma homenagem aos finalistas de 2020, que este ano estão impedidos de celebrar o fim do ensino secundário devido à pandemia de Covid-19. Com recurso a 22 autocarros, os motoristas desenharam '2020' com as suas viaturas.

11h24 - A Google anunciou que regressará parcialmente aos seus escritórios a partir do dia 6 de julho, mas nunca passando dos 10% em simultâneo. E por isso, a tecnológica anunciou que oferecerá um apoio no valor de mil dólares aos trabalhadores remotos para ajudar a comprar equipamento informático e material de escritório para que seja mais fácil trabalhar a partir de casa.

11h21 - A Comissão Europeia vai propor um Fundo de Recuperação de 750 mil milhões de euros para a Europa superar a crise provocada pela pandemia da Covid-19. De acordo com a agência noticiosa alemã Dpa, 500 mil milhões de euros, serão canalizados para os Estados-membros através de subsídios a fundo perdido, e os restantes 250 mil milhões na forma de empréstimos. A revelação foi confirmada pelo comissário europeu da Economia, Paolo Gentiloni, esta quarta-feira, através da rede social Twitter.

11h08 -  De Los Angeles, nos Estados Unidos, chega-nos a história de uma médica grávida de sete meses que continua a trabalhar com doentes infetados por Covid-19. Zafia Anklesaria, de 35 anos, continua a trabalhar diariamente neste hospital no centro de Los Angeles, que atende principalmente populações hispânicas e afro-americanas com poucos recursos.

11h01 - O governo alemão adiou até à próxima quarta-feira a decisão de retirar a sua recomendação contra viagens para o estrangeiro devido à pandemia do novo coronavírus, informou hoje o grupo mediático Redaktionsnetzwerk Deutschland (RND).

10h57 - O paralelo entre as populações confinadas por causa da pandemia de Covid-19 e as personagens da nova série disponível na Netflix 'Snowpiercer', que estão fechadas num comboio devido às alterações climáticas, elevou a audiência, disseram os responsáveis pela produção numa sessão do festival Banff World Media, que este ano decorre inteiramente online.

10h42 - A Coreia do Sul registou hoje 40 novos casos de coronavírus, o maior número diário em quase 50 dias, provocando preocupação entre as autoridades e adiando o retorno às aulas em centenas de escolas.

10h36 - Os investigadores da Universidade da Califórnia San Diego Health, nos Estados Unidos, afirmam que a perda de olfato ou anosmia tende a indicar que a pessoa sofre 'somente' de um caso ligeiro da Covid-19.

10h28 - A Ryanair recomeça a 1 de julho a voar para os aeroportos de Lisboa, Porto, Faro, Ponta Delgada e Lajes, pretendendo retomar "aproximadamente 90%" das rotas previstas para o verão em Portugal antes do início da crise sanitária.

10h14 - Bélgica regista aumento no número diário de mortes com 36 vítimas mortais9.364 no total. Desde o início da pandemia, 57.592 pessoas foram infetadas, mais 137 casos nas últimas 24 horas.

9h57 - esmagadora maioria dos advogados portugueses (88,6%) vai perder rendimentos devido à pandemia de Covid-19, segundo um questionário divulgado pela Ordem dos Advogados, com mais de um terço a apontar para uma quebra total face à remuneração habitual.

9h35 - O primeiro-ministro afirmou hoje que a Comissão Executiva da TAP tem o dever legal de "gestão prudente" e "não tem credibilidade" um plano de rotas sem prévia informação sobre a estratégia de reabertura de fronteiras de Portugal. António Costa começou por frisar que "a gestão das fronteiras é responsabilidade soberana do Estado português" e que a presente pandemia de Covid-19 "exigiu e exige por tempo ainda indeterminado a imposição de restrições na circulação nas fronteiras terrestre, marítima e aérea".

9h22 - O Governo dos Açores pretende apoiar famílias e proprietários com um programa em que arrenda casas de alojamento local para as disponibilizar, a preços acessíveis, para habitação permanente, indicou hoje fonte do executivo à agência Lusa. A iniciativa surge no âmbito das medidas para mitigar os impactos da pandemia de Covid-19.

9h17 - Uma festa realizada no lago de Ozarks, Missouri, EUA, no passado fim de semana - altura em que os americanos comemoraram o Memorial Day - está a causar polémica. Imagens partilhadas nas redes sociais mostram um aglomerado de pessoas numa piscina, contrariando as normas de proteção para evitar o contágio da Covid-19.

9h13 - A Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP) assegura estar "preparada" para recomeçar os controlos antidoping nos jogos da I Liga de futebol, com o reforço dos equipamentos de proteção e a introdução de questionários de prevenção da pandemia de Covid-19.

8h52  - O Governo moçambicano vai estar hoje e quinta-feira na Assembleia da República (AR) para responder a perguntas das três bancadas do parlamento sobre a violência armada nas regiões centro e norte e sobre a situação da pandemia da Covid-19.

8h43 - O Centro Social e Paroquial de São Pedro de Maceda (CSPSPM), em Ovar, vai encerrar a sua creche e pré-escola, numa decisão "súbita" que pais e outras entidades dizem dificultar alternativas atempadas para 86 crianças. Alguns encarregados de educação defendem que o fecho estará relacionado com a incapacidade do CSPSPM para cumprir as restrições sanitárias impostas pela Direção-Geral da Saúde no atual contexto de Covid-19.

8h37 - probabilidade de transmissão do SARS-CoV-2 é 19 vezes mais elevada em espaços fechados, comparativamente a espaços exteriores, revela um estudo realizado por investigadores do Instituto Nacional de Doenças Infecciosas (NIID) do Japão, que examinou a ocorrência de  11 focos de contágio naquele país. 

8h24 - A pandemia do novo coronavírus já matou mais de 350 mil pessoas em todo o mundo, mais de três quartos na Europa e nos Estados Unidos, e foram registados  5.589.389 casos de infeção, segundo um balanço feito com dados oficiais.

8h11 - A Direção-Geral do Consumidor (DGC) e a Auto Regulação Publicitária (ARP) divulgaram hoje um guia sobre comunicação publicitária no contexto da Covid-19 e recomendam aos consumidores "especial atenção" a publicidade enganosa de desinfetantes e máscaras.

7h52 - De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Robert Koch na manhã desta quarta-feira, foram registados 362 novos casos e mais 47 mortes na Alemanha. No total, o país contabiliza 179.364 infetados e 8.349 vítimas mortais. 

7h47 - A China diagnosticou, nas últimas 24 horas, um caso importado da Covid-19, anunciaram hoje as autoridades. As autoridades de saúde chinesas informaram ainda que, nas últimas 24 horas, três pacientes receberam alta, pelo que o número de pessoas infetadas ativas fixou-se em 79, incluindo cinco em estado considerado grave.

7h29 - A Comissão Europeia apresenta hoje a sua proposta de um fundo de recuperação para reerguer a economia da União Europeia dos 'escombros' provocados pela pandemia da Covid-19, perspetivando-se de seguida intensas negociações entre os 27 Estados-membros.

7h13 - Sonha com a próxima viagem? Veja aqui algumas opções de férias durante a pandemia de forma a conseguir planear uma escapadela segura e responsável.

7h09 - Os Estados Unidos registaram 657 mortes devido à Covid-19 nas últimas 24 horas, ficando abaixo dos 700 óbitos pelo terceiro dia consecutivo, indicou a Universidade Johns Hopkins. Pelo menos 98.875 pessoas morreram desde o início da epidemia no país e registaram mais de 1,6 milhões de casos de contágio, com 18 mil só nas últimas 24 horas.

7h05 - Uma linha de apoio psicossocial é hoje lançada pela Câmara de Lisboa e, além do apoio psicológico adequado às dificuldades reportadas, irá responder aos problemas sociais que as pessoas apresentem.

7h03 - Os fabricantes aéreos Boeing e Airbus estão a investigar formas de limitar o contágio da Covid-19 dentro dos aviões, uma iniciativa para tranquilizar passageiros e relançar o tráfego aéreo, fortemente afetado pela pandemia.

7h00 - Bom dia, acompanhe connosco as últimas atualizações sobre o surto de Covid-19 e recorde aqui o registo anterior.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório