Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

CML defende testes a todos os trabalhadores dos jardins de infância

A Câmara de Lisboa defendeu hoje a realização de testes de rastreio à covid-19 a todos os trabalhadores dos jardins de infância da rede pública da cidade que vão reabrir, à semelhança do que aconteceu nas creches.

CML defende testes a todos os trabalhadores dos jardins de infância
Notícias ao Minuto

16:28 - 27/05/20 por Lusa

País Pandemia

A moção em que a autarquia insta o Governo a testar todos os trabalhadores dos jardins de infância da rede pública da cidade de Lisboa, incluindo os das Atividades de Animação e Apoio às Famílias (AAAF) e que foi apresentada pelo vereador do BE (partido que tem um acordo de governação da cidade com o PS), Manuel Grilo, foi aprovada por unanimidade na reunião do executivo camarário realizada esta manhã por videoconferência.

No texto subscrito por Manuel Grilo, que é responsável pelos pelouros da Educação e dos Direitos Sociais, é salientado que a realização de testes permite "identificar casos assintomáticos e potencialmente contagiosos, como ainda contribuir para o rastreio de cadeias de infeção ao nível local".

"Segundo a Organização Mundial de Saúde, a maior parte da transmissão da covid-19 em contexto escolar ocorreu em situações em que o vírus foi introduzido na instituição por um adulto", lê-se no documento, recordando-se que a abertura das creches há cerca de uma semana e meia foi precedida pela testagem dos 19 mil trabalhadores.

Essa testagem foi considerada "necessária como garante da existência de condições de segurança para a reabertura", não existindo diferença epidemiológica entre a situação nas creches e nos jardins-de-infância, que são frequentadas por crianças com menos de seis anos e por adultos, é referido.

Além disso, é acrescentado, em Lisboa a evolução do número de contágios não é tão baixa como no resto do país e alguns dos trabalhadores dos jardins de infância viajam diariamente de áreas onde existem surtos neste momento.

"É importante que as famílias se sintam seguras em relação ao regresso das crianças às escolas, e essa segurança é colocada em casa quando as medidas preventivas aplicadas às creches não são, inexplicavelmente, replicadas nos jardins-de-infância", lê-se no texto.

Depois de cerca de dois meses e meio de portas encerradas, na próxima segunda-feira, em 01 de junho, as crianças do pré-escolar regressam às escolas seguindo orientações da Direção-Geral da Saúde e do Governo, para tentar minimizar o perigo de contágio.

O BE tinha apresentado outras duas propostas para discussão na reunião do executivo, mas foi adiada.

Numa das iniciativas era proposta a implementação de uma rede pública e gratuita de Internet na cidade e na outra defendia-se a criação de uma rede de entregas ao domicílio dos produtos dos mercados municipais, alargando um serviço que já é fornecido em alguns deles às 24 freguesias da cidade.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 350 mil mortos e infetou mais de 5,6 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Cerca de 2,2 milhões de doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 1.356 pessoas das 31.292 confirmadas como infetadas, e há 18.349 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório