Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Sri Lanka restabelece no domingo medidas de contenção após novos casos

O Sri Lanka restabelecerá a partir de domingo medidas de contenção direcionadas para proibir grandes reuniões, depois de registar o seu maior aumento diário de contágio pelo novo coronavírus, principalmente entre os cingaleses recentemente repatriados do Koweit.

Sri Lanka restabelece no domingo medidas de contenção após novos casos
Notícias ao Minuto

15:02 - 28/05/20 por Lusa

Mundo Covid-19

O país flexibilizou as medidas de contenção impostas à capital Colombo e distritos vizinhos na terça-feira, duas semanas após fazer o mesmo no resto do país.

Entretanto, o Ministério da Saúde anunciou quarta-feira que 252 cingaleses de um grupo de 460 que regressaram esta semana do Koweit haviam testado positivo para o novo coronavírus.

O grupo inteiro foi colocado em confinamento.

Segundo as autoridades, novos casos da doença covid-19 também foram descobertos numa base naval perto de Colombo, onde 771 marinheiros e os seus parentes apresentaram resultados positivos, mais da metade dos 1.469 casos relatados em todo o país.

As autoridades decidiram hoje que a população ficaria confinada nos dias em que grandes multidões poderiam se reunir.

A medida entrará em vigor pela primeira vez no domingo, dia do funeral de um popular líder sindical e ministro, Arumugam Thondaman, que morreu na terça-feira.

Dezenas de milhares de pessoas, membros do seu partido, o Congresso dos Trabalhadores do Ceilão, eram esperados nas cerimónias fúnebres.

O confinamento será de seguida levantado e imposto novamente na próxima quinta-feira devido a dois feriados por ocasião de uma festa religiosa budista.

Quando o confinamento é ordenado, ninguém pode sair de casa, exceto aqueles que trabalham em serviços essenciais.

Dez pessoas morreram no Sri Lanka, incluindo uma mulher que voltou do Koweit na semana passada.

As autoridades anunciaram que desacelerarão o repatriamento de cingaleses no estrangeiro, para não sobrecarregar a infraestrutura de confinamento.

"Não é fácil aumentar a capacidade de confinamento da noite para o dia", disse a porta-voz do governo, Bandula Gunawardana, acrescentando que se está a aumentar a capacidade dos hospitais para fazer regressar mais cingaleses.

Cerca de 41.000 cingaleses, de cerca de 1,5 milhão trabalhando no estrangeiro, pediram a repatriação ao Governo cingalês.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 355 mil mortos e infetou mais de 5,7 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 2,2 milhões de doentes foram considerados curados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório